Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Criança de sete meses não consegue vaga em creche do município

Devido ao tempo aguardando resposta, mãe chegou a perder o emprego

Avatar

Publicado

em

Não é a primeira vez que Marcelo Bierhals da Silva passa por esse problema. Foto: Bruno Lara/OT

Não é a primeira vez que Marcelo Bierhals da Silva passa por esse problema. Foto: Bruno Lara/OT

Como último recurso, após procurar o Executivo e o Judiciário, o supervisor de vendas Marcelo Bierhals da Silva, 40 anos, procurou a imprensa para chamar atenção de um recorrente problema na cidade. A falta de vagas nas creches. Segundo ele, o filho Lorenzzo, de sete meses, teve a vaga negada em agosto deste ano. Desde então, em agosto, começou a jornada do pai.
Em tempos de crise, todo desconto é bem vindo. Perder uma renda, no entanto, pode ser um grande problema. “A gente tinha duas rendas, agora só estamos com uma. No começo, a gente teve que deixar um pouco com o vizinho, com a minha mãe, com a sogra, com a dinda, todo um transtorno e ela acabou perdendo o emprego para ficar cuidando dele em casa”, argumenta. “Quando a gente pode pagar tudo bem, mas quando não tem condições, não tem como”, lamenta Bierhals.
O morador do loteamento Pitangueiras, no bairro Harmonia, procurou o poder público. “Eles só sabem dizer que não tem vaga”, lamenta. Quatro quadras de sua residência está a recém inaugurada Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Chies Stefani, que tem a administração da associação comunitária Assocepim em parceria com a Prefeitura. Lá também não há vagas. Quando compareceu na Secretaria Municipal de Educação (SME), no dia 3 de setembro, saiu com uma resposta, no alto do papel, escrito a caneta. “Obs: Criança aguarda vaga de berçário, no momento não dispomos da mesma, o que será suprida assim que possível”.
Não é a primeira vez que ele procura o serviço e o é negado. Além de Lorenzzo, tem uma filha hoje com dez anos que passou pelo mesmo processo burocrático. “Eu espero que eles tomem uma atitude”, afirma. O poder Judiciário já foi acionado. “A gente já fez o pedido com o juiz da vara para ter a vaga na creche e, até agora, não saiu. Já tem quase 60 dias, a gente procura, vai e eles nunca têm vaga. Já está em uma situação difícil, minha esposa não está trabalhando para ficar em casa cuidando da criança e a gente fica de um lado para o outro sem saber o que fazer. O juiz já expediu o mandato e eles não têm vaga”, lamenta.

O que diz a Prefeitura
Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas, no período de inscrições de 1º a 30 de setembro para a pré-escola, foram inscritas 1.740 crianças. Informou que “a respeito das escolas conveniadas (particulares e sem fins lucrativos) o nosso município conta hoje com 15 escolas que oferecem em torno de 2.000 vagas”. Também que o valor de cada vaga varia de acordo com a oferta realizada no pregão. “Os valores gastos na compra de vagas estão disponíveis para a população no Portal da Transparência, no www.canoas.rs.gov.br”, conclui.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm