Conecte-se conosco

header-top







 

14/03/2026
 

Comunidade

Clínica Pró-Renal inaugura novo espaço no centro da cidade

Clínica tradicional da cidade atende 150 pacientes em hemodiálise crônica e busca humanizar tratamento

Avatar

Publicado

em

Dra. Carmen Heberle na reinauguração da clínica Pró-Renal. Foto: Bruno Lara/OT

Dra. Carmen Heberle na reinauguração da clínica Pró-Renal. Foto: Bruno Lara/OT

Tudo começou em 1981, após a decisão do então Ministro da Previdência Social, Jair Soares, de permitir a concessão para prestar serviços à Previdência na área como clínica credenciada para atendimento das pessoas com deficiência renal, em serviços de hemodiálise. “Foi com ele que tudo começou”, destacou a médica nefrologista e proprietária da clínica, Dra. Carmen Heberle, em seu discurso na inauguração do novo espaço.
Desde então, são 34 anos de serviço. A nova clínica conta com encanamento antitoxinas e uma parceria com a UniLasalle para atividades com os clientes, visando humanizar o tratamento. “Esses 30 anos que tenho de formada, vou fechar com chave de ouro, salientou Carmen.
A estrutura atende mais de 150 pacientes crônicos. “Adquirimos regularmente equipamentos novos e contamos com 46 máquinas dialisadores de 1° geração; aperfeiçoamos o atendimento, e hoje tratamos 150 pacientes em hemodiálise crônica, fazendo que aumentasse também o carinho, atenção, qualificação profissional e o amor entre os prestadores de serviços e os que necessitam do tratamento”, esclarece.
Na festa de inauguração das novas instalações, na quinta-feira, 1, Heberle agradeceu aos companheiros de atendimento. “Minha profissão é minha vida e nesta clínica, com meus colaboradores e familiares, deposito todo afeto e dedicação à profissão e aos juramentos que prestei”, termina emocionada. “Isso aqui é o marco final dos meus sonhos e início de um término legal. Dá pra entender?”, afirmou em entrevista.
A filha, Gabriela Heberle, ressaltou que as lembranças desde pequena são da mãe saindo de madrugada. “Ela realmente se dedicou 200% na profissão e com o tempo eu aprendi a ter respeito e admiração por ela, pelo trabalho dela e entender, ter uma visão mais adulta sobre a dedicação dela. Foi uma coisa que ela sempre acreditou”, afirmou, lembrando que hoje entende e perdoa a mãe.

Ex-ministro surpreso
Junto da advogada Gisele Uequed, o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Previdência Social do Brasil, Jair Soares, ficou surpreso com a recepção. “Na verdade, não me lembrava. São tantos os credenciamentos e tantas pessoas que a gente atende na vida pública”, disse em entrevista. Em uma visita ao Estado, Carmen colocou o pedido de concessão no bolso do ministro que estava de passagem pela cidade. “São pessoas que querem trabalhar”, destacou ele. “Então eu fiquei feliz. Quando cheguei em Brasília meu bolso estava com outros recados. Não era só o da Dra. Carmen”, lembrou
O secretário municipal de Saúde de Canoas e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Marcelo Bósio, esteve presente no evento acompanhado da adjunta Ana Boll. Ele destacou a sua importância para a população. “Isso, para a estrutura do município, acaba sendo importante porque é uma área fundamental”, destacou, referindo-se a nefrologia.

Fotos:

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.  

A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.  

Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.  

A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva. 

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques