Conecte-se conosco

header-top







 

14/10/2025
 

Comunidade

Cidade perde Vanilda Faviero

Morre Vanilda Faviero, idealizadora do projeto de iniciativa popular de salário mínimo à deficientes físicos

Avatar

Publicado

em

Matéria da Revista da APAE. Foto: Divulgação

Matéria da Revista da APAE. Foto: Divulgação

Faleceu no sábado, 3, a canoense moradora do bairro Igara que foi a responsável pelo Projeto de Lei que concede aos deficientes físicos e idosos em situação de vulnerabilidade social um salário mínimo por mês.
Se hoje os deficientes físicos e idosos carentes podem contar com um salário mínimo mensal, devem isso a Lurdes Vanilda Chemello Faviero, 78 anos, idealizadora do Inciso V do artigo 203 de Constituição Federal, que garante um salário mínimo mensal aos portadores de deficiência e ao idoso que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida pela sua família.
Ela faleceu no sábado, 3, no Hospital de Pronto Socorro (HPSC) de Canoas, após passar mal em casa e ser socorrida. Ela morreu no HPSC durante a realização de um exame. Foi velada no Cemitério Parque Jardim São Vicente, em Canoas, e sepultada em São Marcos, sua cidade natal. Uma de suas atividades foi assumir por um breve período como vereadora na Câmara Municipal de Canoas, como suplente de Paulo Ricardo Accinelli (PT), em 1998.

O projeto

Vanilda Faviero

Vanilda Faviero

Com sete filhos, a moradora do bairro Igara percebeu que um precisa de atenção especial. Trata-se de Flávio, na época com 28, mas hoje com 58 anos, com diagnóstico de paralisia cerebral. Motivada por isso e sem deixar que a vida lhe desanimasse, começou a corrida para buscar uma vida melhor para o filho e para os demais deficientes no lugar mais próximo, seu bairro.
Foi assim que deu os primeiros passos para aprovar o artigo 203 da Constituição Federal. Reuniu 48.7 mil assinaturas da comunidade e enviou por conta própria, um Projeto de Lei ao Congresso Nacional em 1987, ano que José Sarney (PMDB) era presidente da República, e ano em que a Assembleia Geral Constituinte era instalada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Carlos Moreira. Menos de um mês antes da entrega ela possuía apenas 19 mil das 30 mil assinaturas necessárias. Superou os limites e, no final do mês, agregou 48.787 mil simpatizantes.
Só em 1996, após ir à Tribuna defender a proposição, com a criação do inciso V do artigo 203 da Constituição Federal, a lei entrou em vigor. Hoje beneficia mais de 2 milhões em todo o Brasil com salários pagos pela União e repassados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Agora, na Constituinte, enquanto é cedo, vamos deixar alguma coisa para o nosso querido excepcional, que não é lembrado em parte alguma, que ainda continua bastante esquecido. A culpa não é nossa nem dos Senhores. Foi um costume criado há muitos anos”, defendeu em seu discurso no Congresso Nacional onde agradeceu o patrono da Apae de Canoas, Geraldo Ludwig, o então diretor da Varig, Carlos Engels e o deputado Sérgio Zambiasi.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

Redação

Publicado

em

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.

A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques