Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Cidade perde Vanilda Faviero

Morre Vanilda Faviero, idealizadora do projeto de iniciativa popular de salário mínimo à deficientes físicos

Avatar

Publicado

em

Matéria da Revista da APAE. Foto: Divulgação

Matéria da Revista da APAE. Foto: Divulgação

Faleceu no sábado, 3, a canoense moradora do bairro Igara que foi a responsável pelo Projeto de Lei que concede aos deficientes físicos e idosos em situação de vulnerabilidade social um salário mínimo por mês.
Se hoje os deficientes físicos e idosos carentes podem contar com um salário mínimo mensal, devem isso a Lurdes Vanilda Chemello Faviero, 78 anos, idealizadora do Inciso V do artigo 203 de Constituição Federal, que garante um salário mínimo mensal aos portadores de deficiência e ao idoso que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida pela sua família.
Ela faleceu no sábado, 3, no Hospital de Pronto Socorro (HPSC) de Canoas, após passar mal em casa e ser socorrida. Ela morreu no HPSC durante a realização de um exame. Foi velada no Cemitério Parque Jardim São Vicente, em Canoas, e sepultada em São Marcos, sua cidade natal. Uma de suas atividades foi assumir por um breve período como vereadora na Câmara Municipal de Canoas, como suplente de Paulo Ricardo Accinelli (PT), em 1998.

O projeto

Vanilda Faviero

Vanilda Faviero

Com sete filhos, a moradora do bairro Igara percebeu que um precisa de atenção especial. Trata-se de Flávio, na época com 28, mas hoje com 58 anos, com diagnóstico de paralisia cerebral. Motivada por isso e sem deixar que a vida lhe desanimasse, começou a corrida para buscar uma vida melhor para o filho e para os demais deficientes no lugar mais próximo, seu bairro.
Foi assim que deu os primeiros passos para aprovar o artigo 203 da Constituição Federal. Reuniu 48.7 mil assinaturas da comunidade e enviou por conta própria, um Projeto de Lei ao Congresso Nacional em 1987, ano que José Sarney (PMDB) era presidente da República, e ano em que a Assembleia Geral Constituinte era instalada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Carlos Moreira. Menos de um mês antes da entrega ela possuía apenas 19 mil das 30 mil assinaturas necessárias. Superou os limites e, no final do mês, agregou 48.787 mil simpatizantes.
Só em 1996, após ir à Tribuna defender a proposição, com a criação do inciso V do artigo 203 da Constituição Federal, a lei entrou em vigor. Hoje beneficia mais de 2 milhões em todo o Brasil com salários pagos pela União e repassados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Agora, na Constituinte, enquanto é cedo, vamos deixar alguma coisa para o nosso querido excepcional, que não é lembrado em parte alguma, que ainda continua bastante esquecido. A culpa não é nossa nem dos Senhores. Foi um costume criado há muitos anos”, defendeu em seu discurso no Congresso Nacional onde agradeceu o patrono da Apae de Canoas, Geraldo Ludwig, o então diretor da Varig, Carlos Engels e o deputado Sérgio Zambiasi.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm