Comunidade
La Salle Canoas de olho na excelência
Marcelo Griza
O Colégio La Salle Canoas tem uma história centenária, como o próprio O Timoneiro demonstrou em reportagem especial no mês de abril, e continua atuando na educação de crianças, jovens e adultos em direção a uma formação de excelência. A sua estrutura de Ensinos Infantil, Fundamental e Médio sofreu profundas transformações para se adequar ao novo cenário da Educação no Brasil.
Revitalização
Até o ano de 2000, o colégio tinha amplo ingresso de alunos – eram 1876 naquele ano, de acordo com dados do próprio LaSalle Canoas. Entretanto, as constantes mudanças, com um aparente foco da instituição no Unilasalle, gradualmente fizeram com que parte da comunidade canoense se afastasse da escola, com medo de que ela fosse encerrar suas atividades. “Em dado momento dessa primeira década do século XXI, não haviam separações entre os espaços dos alunos de diferentes níveis. Essa abertura também tirava um pouco da segurança dos pais, o que era compreensível”, conta a diretora Maria Elisa. O auge da crise interna ocorreu em 2009, quando haviam somente cerca de 800 alunos entre os três níveis de matrícula.
A partir de 2010, contudo, a escola decidiu repensar suas práticas e comunicação para reverter o quadro. O primeiro passo foi a entrega, nesse ano, de um novo prédio dedicado ao atendimento da Educação Infantil na instituição. Mais tarde foram instaladas catracas internas, separando os espaços do colégio, e reposicionando a marca do colégio frente à cidade de Canoas.
O conjunto de medidas surtiu efeito: em 2011, foram 1108 alunos, e o crescimento de cerca de 12% ao ano fez com que, em 2014, se chegasse à marca de 1550 estudantes no LaSalle Canoas. Entretanto, a diretora não deseja que a instituição retorne a números como os dos anos 90, quando ultrapassava a marca de dois mil alunos/ano. “Queremos agora ser referência. Termos excelência de qualidade é essencial. Estamos com filas de espera para algumas séries; a Educação Infantil já não tem mais vagas para 2016”, aponta a diretora. Além disso, 92% das salas hoje encontram-se ocupadas em todos os períodos, com média entre 30 educandos por turma no Ensino Fundamental e 35 no Médio.
Formando pessoas com sucesso
Neste ano, o La Salle Canoas decidiu dar o próximo passo para manter a desejada excelência com seu currículo ampliado, após implementar tecnologias como o Data Show em todas as salas e o uso de livros digitais, eliminando das séries mais adiantadas o uso de conteúdo no quadro negro. No novo currículo, novas atividades nos diferentes estágios de desenvolvimento visam “oferecer mais para o aluno, e sempre de uma forma diferente a cada etapa, para desenvolver competências necessárias e tornar o processo sempre uma novidade”, sublinha a diretora Maria Elisa Medeiros.
São cinco os programas suplementares às disciplinas habituais:
● Escola da Inteligência: Na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, é aplicado o método do pesquisador, médico, professor e escritor Augusto Cury, usado também em várias escolas ao redor do país para estimular o enfrentamento dos medos e o crescimento psicológico;
● Mentes Inovadoras: também chamado de Mind Lab. Uma série de jogos estratégicos é aplicada entre o segundo e o quinto anos do Ensino Fundamental para melhorar a cognição, o raciocínio lógico e as relações interpessoais dos estudantes;
● Robótica LEGO: entre o sexto e o nono anos do EF, há um período por semana de aprendizado com os robôs montáveis, numa parceria do LaSalle com a empresa dinamarquesa;
● Inglês Cambridge: o curso de inglês aplica cinco períodos de aula entre o sexto e o nono anos do EF, em vez dos dois a três habituais, para aprimorar o conhecimento linguístico. Ao final dessa etapa, todos os alunos podem realizar um Exame de Competência, que pode garantir a eles certificação útil para a vida profissional vindoura;
● Programa Juventude Lasallista: todos os alunos de Ensino Médio passarão a prestar três exames simulados relacionados ao ENEM, nos meses de março, junho e outubro, além de receberem extensiva orientação pedagógica e psicológica com o objetivo de estimular a formação de projetos de vida. Neste processo, são inseridos também os professores e familiares, com reuniões, repasse de informações e conteúdo interdisciplinar.
Segundo Maria Elisa, o mais importante (e até agora mais polêmico) dos projetos é a Juventude Lasallista, pois muitos alunos do terceiro ano lamentam que o sistema não foi aplicado a eles em anos anteriores. “A exigência aumentou bastante, mas é justamente com o objetivo de formarmos pessoas com sucesso no futuro que pensamos nesse programa”, explica a diretora. “A escola precisa desafiar o aluno a pensar.”
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Saúde1 semana atrásGoverno do Estado abre credenciamento para médicos no IPE Saúde

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Canoas1 semana atrásAPAE Canoas firma parceria com o Brechó Peça Rara para ação beneficente no próximo sábado, 29

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB

Habitação4 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José




















































