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27/07/2024
 

Comunidade

Área Azul já multou mais de cinco mil condutores

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Euzébio Francisco reclama que não é a primeira vez que recebe multa. Foto: Bruno Lara/OT

Euzébio Francisco reclama que não é a primeira vez que recebe multa. Foto: Bruno Lara/OT

A implementação da Área Azul no centro da cidade repercutiu de forma negativa desde o início. A argumentação da Prefeitura sempre foi democratizar o espaço. A democratização, no entanto, é regida por multas e estas multas acabam no bolso dos empresários.
Desde outubro de 2011 até agora, 5.189 pessoas foram multadas. Só em 2015 foram mais de 878 multas na área azul. O serviço é prestado pela Rek Parking Empreendimentos e Participações LTDA., que recebe 88% do valor arrecadado com as tarifas. São mais de 760 vagas, sendo 53 para deficientes e 38 para idosos.
Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas, a Área Azul “permitiu a democratização do uso de vagas na área central, onde, antes de sua implantação, os veículos ficavam estacionados do início da manhã até o final da tarde sem qualquer rotatividade”.
Explica ainda, em nota, que “às multas lavradas por estacionamento irregular na Área Azul cabe, aos condutores, defesa prévia e recurso à Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari)”. O Detran é o responsável por repassar à administração municipal “um valor global” das multas cobradas no município, não constando a discriminação por tipificação de infração. O órgão não informou quanto recebeu em dinheiro.
O motorista Euzébio Francisco, 50 anos, já foi autuado por diversas vezes. Segundo ele, em todas estava regular. Na última, teve problemas enquanto consultava com um médico. “Eu estacionei para ir ao médico, coloquei o tíquete de pagamento dentro do carro e, em menos de 15 minutos, colocaram uma multa em cima do para-brisa”, reclama, confirmando que o bilhete estava no painel, virado para cima, visível para quem quisesse enxergar. “Já não é a primeira vez que fazem isso aí”, constata.
A multa de R$ 10,00 será cobrada. “Eu acho que não devo pagar. Já paguei o estacionamento, porque tenho que pagar mais?”, questiona. Francisco sugere que a fiscalização não é bem feita. “Precisa alguém fiscalizar melhor esse setor. Do jeito que está não dá mais”, reclama.

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

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Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

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Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

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