Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Comunidade

Santa Tecla: 40 anos de trabalho na recuperação de corações e mentes

O tradicional estabelecimento canoense, primeiro do tipo na cidade, segue com intensas atividades

Avatar

Publicado

em

Dr. Nelson Lemos diz que clínica já realizou mais de 170 atendimentos.

Dr. Nelson Lemos diz que clínica já realizou mais de 170 atendimentos.

Texto e fotos: Marcelo Griza

A Clínica Santa Tecla completou 40 anos de existência em 2015. Tem uma estrutura de 1350 metros quadrados de área construída, 50 leitos para internação e sete consultórios para consultas. Hoje, constitui-se como um serviço amplo para cuidar dos vícios, resolver a cabeça e tratar dos males da alma.

Sua fundação ocorreu em 1975, após algum tempo de colaboração do psiquiatra Nelson Lemos para com a então geriatria, de propriedade de Zélia Maciel. Mais tarde, o filho dela, o proctologista Iran Vieira Maciel, também já falecido e que atuava como clínico, começaram a pensar na melhoria do atendimento no local. A aplicação dessas ideias, junto com o ingresso dos sócios, psiquiatras Paulo Renato Amaral e Carlos Eduardo Nascente, provocou a criação da instituição. Em quatro décadas, o Santa Tecla já atendeu mais de 12 mil pacientes somente em sua unidade de internação, além de ter abrigado pelo menos 700 mil atendimentos em seus consultórios.

“Mas no começo foi bem complicado, tínhamos dificuldade”, relata Nelson Lemos. “Nós tentamos ter um convênio com o INPS, mas durou pouco, porque o valor pago era muito baixo. Era algo na ordem de C$ 2,50. Aí tinha que ser muito abnegado”, aponta.

Logo a clínica voltou-se aos convênios de todos os tipos para manter-se em funcionamento. No momento, são mais de 30 os que possuem contratos com o Santa Tecla, incluindo empresas, planos de saúde e prefeituras da Região Metropolitana.
Nelson, agora com 87 anos, ainda atende pacientes toda semana na clínica. “É realmente mais do que eu esperava que durasse!”, afirma, entre risos. “Nós aqui no Santa Tecla trabalhamos muito mais pelo ideal do que pelo enriquecimento. Conseguimos viver, ganha-se algum dinheiro. Mas não se enriquece.”

Clínica Santa TeclaO psiquiatra guarda com carinho as boas histórias de pacientes recuperados. “Uma vez, tivemos que amarrar um homem numa cama por uma semana inteira. Ele era alcoolista. Semanas depois, num posto de gasolina, ele deu um tapinha nas minhas costas e me chamou pelo nome. Eu não o reconheci. Depois disso, ele me contou como saiu da clínica e foi recuperar sua família e seu trabalho. É ótimo ver as pessoas melhorarem na vida!”

Hoje, a clínica é administrada por dois filhos de Nelson Lemos, Nilson e Norma. “A gente procura manter esse ambiente mais familiar, com poucos leitos. No hospital, o paciente é só mais um. Aqui todo mundo pode conhecer ele pelo nome. Do médico que atende ele até o pessoal da limpeza. É algo mais humano”, comenta Nelson.

A equipe da Clínica Santa Tecla atualmente conta com 12 médicos, entre psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, de um total de mais de 50 colaboradores. A equipe multidisciplinar também inclui profissionais como educadores físicos, além da equipe de limpeza, recepcionistas, e outros, que tendem cerca de 40 internações e 1600 consultas ambulatoriais por mês.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques