Comunidade
Coral de Canoas completa 50 anos de história, canto e alegrias
O coral público da cidade continua suas atividades, mesclando números e estilos variados sem deixar de lado sua trajetória

O cocan apresenta-se todo fim de ano na Noite das Canções, que organiza há 45 anos. Foto: Divulgação.
Marcelo Griza
Em 13 de agosto de 2015, o Coral de Canoas (Cocan) completa 50 anos de atividade. Sua história é importante para a cidade pelo legado deixado para as décadas seguintes à de 1960. O Timoneiro, que completa o cinquentenário em 2016, estava também em seu começo de caminhada, e noticiava algumas das primeiras apresentações do grupo. Hoje, os ensaios ainda acontecem na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, a ASMC, e o Coral apresenta-se em jantares e eventos diversos da cidade.
Toda esta trajetória possivelmente não aconteceria sem Octavio Longhi. O professor aposentado, hoje com 88 anos, é o fundador e o regente que mais tempo permaneceu no Cocan, atuando também como dirigente e somando 40 anos de serviços prestados à entidade. Entre as vozes canoenses que já passaram pelo Coral estiveram muitos alunos de colégios como Marechal Rondon, Maria Auxiliadora e LaSalle, nos quais lecionou por décadas.

Octavio José Longhi ao lado da coleção de troféus e prêmios que o Cocan acumulou em 50 anos de história. Foto: Divulgação.
A história de Octavio, entretanto, começou antes. Natural de Santa Maria, na região central do Estado, veio para Canoas em 1960. Sua formação católica passa pelos seminários de sua terra natal, além de Salvador do Sul, Pareci Novo e São Leopoldo.
Regente do Coral da Igreja Pio X, no bairro Mathias Velho, Octavio teve a ideia de reunir os membros depois que o grupo se desfez, logo após o Concílio Vaticano II, em 1963. As recomendações do Concílio incluíam a maior participação do povo nas missas cantando, eliminando o uso dos corais nas igrejas católicas. Depois disso, apesar de unidos, ainda faltava um local para iniciarem os trabalhos. Aí entrou a figura do Cônego José Leão Hartmann, que até hoje dá nome à rua da Igreja São Luís Gonzaga: ele cedeu as dependências da paróquia para os reuniões e ensaios do Coral.
No final da década de 1960, a situação política enfraquecia grupos como o do Cocan: com apenas 8 membros em 1969, houve paralisação das apresentações, mas os ensaios mantiveram-se. Isso ocorreu até 1971, quando houve a primeira mudança de sede. Assim, os ensaios passam a ser feitos no Centro Educacional LaSalle.
Nesse meio tempo, em 1974, o Coral tornou-se uma entidade civil, passando a ser registrada com estatuto e diretoria. É o primeiro coral público da cidade. O primeiro presidente, eleito naquele mesmo ano, foi Vinício Cassiano.
Em 1978, foi a vez do terraço coberto da Casa Dick, que foi cedido gratuitamente pelo dono à época, Liberty Conter. De lá, nos anos 80, o Cocan voltou para a Paróquia São Luís, passando também pela Paróquia NsªSrª da Gorete. Finalmente, em 2013, o Coral obteve a permissão de utilizar salas da ASMC, na qual permanece até hoje.
“Primeiro a gente ainda fazia tudo em uníssono no canto”, lembra Octavio. “Mas, depois, começamos a botar mais de uma voz, porque para nós era uma novidade do fazer naquele momento.” O esforço de todos e o trabalho dedicado, de amor à música, fizeram com que o Coral adotasse o seguinte lema: “Povo que canta é povo feliz.”
Trabalhar dessa forma também trouxe muitos resultados práticos, representando uma série de posições nos quais o Cocan foi pioneiro. Além de se tornar o primeiro encontro de corais da região, em 1967, é o único coral do Estado com 50 anos de atuação ininterrupta. Foi também o primeiro de Canoas a se apresentar fora do país, em 1984, quando foi a Montevideo, capital do Uruguai – para onde voltou em 1994 para uma segunda apresentação em Santiago. “É a melhor lembrança que tenho dessas viagens com o Coral. No Uruguai eram encontros e apresentações com uma importância maior”, afirmou o fundador Octavio Longhi.
Em décadas passadas, sem ter fontes de arrecadação, o Cocan organizou eventos como o Festival do Kerb, que ocorreu anualmente entre 1973 e 1993. Mais tarde, o poder público passou a também fazer repasses. “Mas como tudo neste momento de crise, estamos nos virando neste momento”, afirma a atual presidente da entidade, Nilza Maria da Rosa Rembowski.
Hoje, o grupo, que conta com canoenses e membros de outras localidades, e regidos pelo maestro Luiz André da Silva, prepara-se para os eventos do final do ano. Já no próximo dia 21 de agosto, ocorrerá um jantar com apresentação especial no DTG Morada dos Guapos, localizado na ASMC. Da mesma forma, em 8 de novembro, ocorrerá a 45ª edição da Noite das Canções, um encontro de corais com a participação de outros grupos de dentro e fora do Estado.
Em 22 de novembro, ocorre o espetáculo especial “MisaCriolla”, com a canção-título como principal tração: a composição de Ariel Ramirez é a única obra musical argentina editada nos cinco continentes, e já foi gravada por astros como José Carreras e Mercedes Sosa. Por mim, no dia 6 de dezembro, o Cocan participa de mais uma edição do Sesi Catedrais, na Paróquia Santa Luzia.
Os interessados em participar do Coral de Canoas podem enviar e-mail para o endereço coraldecanoas@gmail.com ou acessar o site http://coraldecanoas-rs.blogspot.com.br/.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
- Habitação24 horas atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais6 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria5 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação5 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde6 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral1 semana atrás
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses