Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Comunidade

Aberta licitação para novos 154 táxis circularem no município

Um veículo para cada mil habitantes. Assim determina a nova Lei dos Táxis (Lei nº 5.843) de 26 de junho de 2014. A nova legislação, integrada por 47 artigos e 13 páginas, visa normatizar os serviços de transporte individual de passageiros de Canoas. Serve para determinar regras sobre autorizações, tarifas, vida útil dos veículos e penalidades pelo não cumprimento de suas disposições. O projeto, que chegou a Câmara dos Vereadores em 10 de junho do ano passado, foi aprovado com unanimidade.

Avatar

Publicado

em

Um Edital foi apresentado durante a reunião de secretariado do Prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), anunciado pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Cannas. “Será um processo com total tranquilidade, com 45 dias para apresentação das propostas”, salienta Cannas. Oswaldo Steffen, secretário municipal de Transportes e Mobilidade, um dos responsáveis pela licitação, salientou que o processo foi longo. “Foi uma longa caminhada que se iniciou com a nova Lei dos Táxis, em 2014. Houve um longo processo de debate com os taxistas”. O lançamento foi acompanhado pelo presidente do Sindicato dos Taxistas (Sinditaxi), Sérgio Antônio de Oliveira, pelo presidente da Associação dos Taxistas de Canoas (ATC), Antonio Carlos David, e seu vice, Carlos Lima.

Serão 154 novas autorizações para a prestação e exploração do serviço de táxi convencional e especial adaptado. A licitação se dará por meio de concorrência pública, com critério de julgamento do tipo “melhor técnica”, com a classificação dos concorrentes de acordo com uma pontuação. Os interessados terão um prazo de 45 dias, até 25 de setembro, para apresentação de propostas. O edital está disponível desde terça-feira, 11, no site www.canoas.rs.gov.br, na seção “Publicações Legais” (modalidade “Concorrência Pública).

A classificação dos concorrentes será através de uma pontuação, seguindo critérios técnicos. Serão 10 itens de pontuação, que incluem o ano de fabricação do veículo, a potência do motor, a segurança (tipo de air bag e de freios), o tipo de ar-condicionado, a capacidade do porta-malas e o sistema de pagamento com cartão de crédito, entre outros. Um diferencial de Canoas em relação a outras licitações semelhantes no país é o item que valoriza a pontuação de acordo com a experiência do condutor ou da empresa concorrente. Quem vencer a concorrência terá um prazo de 120 dias para a apresentação do(s) veículo(s). A concessão, de acordo com lei municipal, é por 35 anos.

Prefixos

Com a alteração, a frota que atualmente é de 169 táxis, chegará a 323, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Prefeitura explica que para pessoas físicas, serão destinados 93 prefixos: 89 para veículos convencionais e quatro para veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. Segundo o artigo 3º da Lei, “Será outorgada apenas uma autorização por pessoa física e, no máximo, 20% (vinte por cento) da frota municipal para pessoa jurídica”.

Para empresas, a concorrência abrirá 55 vagas para táxis convencionais e seis táxis adaptados. No caso das pessoas jurídicas, a disponibilização dos prefixos será através de lotes: serão 11 com cinco veículos convencionais cada e três com dois veículos adaptados cada, explica a atual administração.

Serão 3% da frota destinada a veículos adaptados para deficientes. “A tarifa a ser aplicada pelos táxis adaptados não terá”, diz o texto. Serão autorizados três motoristas, no máximo, por veículo, que atuarão em regime de colaboração, emprego ou qualquer outra forma permitida em lei, com autorização renovada anualmente.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques