Comunidade
“O que você faria se soubesse que sua filha corre risco de morrer ou ficar tetraplégica?”
Jovem de 14 anos sofre com escoliose e não consegue marcar cirurgia
Bruno Lara
Assim começou o e-mail de uma mãe desesperada. Adriana Cardoso, moradora do bairro Guajuviras, trabalha desde os 13 anos, nos últimos anos como porteira em um shopping da cidade, mas devido ao problema da filha foi obrigada a abandonar o serviço para cuidá-la. Desempregada, apenas o marido, vigilante, é quem mantém a casa que além dela abriga mais três filhos de seis, oito e 14 anos. “Ninguém está fazendo nada. Me sinto impotente”, se queixa.
Desde os 13 anos a filha se queixava de dor nas costas, “mas eu olhava e não aparecia nada”, relata a mãe. A menina sempre teve o cabelo cumprido, o que dificultava os sinais da doença. Sempre se queixando do incômodo, um dia reclamou que estava com uma dor além do normal. “A levamos para a central de consultas e a médica nos disse que era uma escoliose e nos encaminhou para a Ulbra. Lá o médico disse que não adiantava mais colocar o colete, que precisava de uma cirurgia”, lembra.
Aos três dias de junho de 2014 ela consultou no Instituto Gaúcho de Cirurgia da Coluna Vertebral. Assinado pelo Dr. Erasmo Zardo, o relatório médico informou que a paciente “apresenta grave escoliotica dorsal com 60 graus de caracter rapidamente progressivo” e ainda que “considerando o valor angular, imaturidade esquelética, necessita de tratamento cirúrgico com brevidade”.
Segundo o boletim de atendimento datado em 13 de novembro de 2014, por volta das 11 horas da manhã no Hospital Universitário, o documento assinado pelo Dr. Alexandre C. Borba explana sobre a dificuldade de agendar cirurgia devido à necessidade de material específico para cirurgia não existente no espaço. “1. RX. Adequado; 2. Mesa radiotransparente adequada; 3. Monitorização eletrofiologica; 4. Suporte anestésico adequado”, termina recomendando o retorno da paciente em 45 dias. “Os médicos me disseram que ela pode ficar tetraplégica ou ir ao óbito se a curvatura chegar aos 80°. Falaram isso na minha cara e na dela também”, reclama Adriana.
No histórico, o documento salienta que o “familiar encontra-se ansioso pelo tempo de espera” e que o médico residente “consultou o Dr. Erasmo que indicou realizar cirurgia”. Segundo a mãe, uma intervenção cirúrgica particular lhe foi oferecida por um outro médico com um custo de R$ 128 mil. No Sistema Único de Saúde (SUS), o procedimento não mais ocorreria por falta de dinheiro. “Me disseram que ela precisaria de 27 pinos na coluna e que seriam oito horas de cirurgia. Que podia até ficar tetraplégica, mas que não fariam, pois o hospital está sem verbas”, afirmou. Adriana informou ainda que se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, na manhã de quarta-feira, 22. O resultado foi um aperto de mãos e mais um pedido de paciência.
Presente de debutantes
No dia 12 de janeiro do ano que está por vir, a menina irá debutar. “Em janeiro ela faz 15 anos. O presente que eu queria dar é fazer a cirurgia. Endireitar a coluna dela. Endireitar a nossa vida”, desabafa. “Eu quero fazer a cirurgia logo”, complementa a menor, que teve sua identidade preservada.
Com a certeza do diagnóstico as dificuldades começaram. A menina, que atualmente, cursa o oitavo ano em uma escola municipal da cidade, reprovou no ano passado e enfrenta dificuldades diárias para voltar a frequentar a instituição. “Ela não quer mais ir para o colégio, nem conversar com os amigos. Ela já está ficando para trás. Ela chama isso (desvio na coluna vertebral) de troço que está nas costas dela. Eu já não consigo mais viver com isso”, afirma a mãe.
A curvatura era de 60 graus em junho de 2014. Em julho deste ano, a curvatura já está em 72 graus. “Os órgãos vitais estão sendo pressionados, fazendo com que ela corra risco de morte. A SAÚDE desse ESTADO está matando minha filha, estou perdendo minha filha”, afirma.
O que é escoliose
A escoliose é uma deformidade na coluna vertebral. Pode ser ou não acompanhada de rotação nas vértebras. Existem vários tipos da doença, as mais comuns são: Congênita, quando é genética; Neuromuscular, quando causa por paralisia cerebral ou fraqueza do músculo entre outros; e Idiopáticas, com causas desconhecidas, mas responsável por 80% dos casos em todo o mundo. A doença é descoberta geralmente quando os ombros estão aparentemente em alturas diversas – não simétricas como o normal – apresentando coluna com inclinação para um dos lados e um eventual desconforto muscular. O uso de coletes é recomendado para retardar a curvatura em alguns casos. No da moradora do Guajuviras, os médicos recomendaram a cirurgia, que consiste em encaixar os ossos com hastes de metal, ganchos e parafusos e corrigir a curvatura.
O que diz a Prefeitura
Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas, “As cirurgias de escoliose são feitas no HU de Canoas, sempre que houver avaliação técnica compatível com a realização do procedimento”. A atual administração seguiu afirmando que “Para esta senhora, cuja filha sofre de escoliose, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, sugere não aguardar. Ele tomará providências para a realização da cirurgia, com toda a celeridade possível, dentro das condições técnicas necessárias. A paciente já tem consulta agendada no HU para o dia 30/07/15, com equipe do HU, para dar prosseguimento ao tratamento”.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Tradicionalismo5 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Política6 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral5 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais



















































