Comunidade
ARTIGO ESPECIAL: Canoas, o que estão fazendo contigo e conosco?
José Carlos Duarte
Advogado e Ex-Procurador
Geral de Canoas
Existem situações que, por mais que se tente entender, não adianta, não conseguimos. O que vamos trazer ao conhecimento da comunidade canoense é uma destas situações e vamos tentar somente detalhar sem adentrar em considerações específicas, mas, indagando, deixando no ar todos os questionamentos, para que livremente todos possam avaliar, valorar e concluir sobre os fatos.
Dito isso, porque era necessário, vamos agora noticiar sobre os fatos em si. Trata-se das contratações realizadas pelo Município de Canoas, nos anos de 2013, 2014 e o primeiro semestre de 2015 e de outro lado, na condição de contratada, a pessoa jurídica, empresária, de ANGELA BEATRIZ DA COSTA SALOMÃO- EPP., CNPJ nº 04.483.570/0001-30.
A Lei Complementar nº 123/2006 no seu artigo 3º traz o conceito legal do que seja EPP (Empresa de Pequeno Porte). E no inciso II, consta o faturamento anual de EPP como sendo o máximo R$ 3.600.000,00 .
Art. 3º Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:
II – no caso da empresa de pequeno porte, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais).
Já o parágrafo 10, deste mesmo artigo, ainda da EC 123/2006, expressa:
§ 10. A empresa de pequeno porte que no decurso do ano-calendário de início de atividade ultrapassar o limite proporcional de receita bruta de que trata o § 2o estará excluída do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, bem como do regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, com efeitos retroativos ao início de suas atividades.
Claro que a empresa contratada pelo Município e aqui referida, vale-se de artifício para auferir vantagem fiscal diferenciada, quiçá com a imprevidência do Município que a tudo assiste e passivamente se comporta.
Há que se esclarecer que a Lei nº 12.441/2011 cria a figura de EIRELI, e restou que o artigo 980-A do Código Civil dispõe que “a empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País”.
Mais se poderia dizer sobre ambos os tipos de sociedade individual, mas, não é essa a intenção deste comentário, restando que se diga que o empresário individual que comercializa como tal, se identifica por EPP, e sua responsabilidade social abrange todos os seus bens privados para os devidos pagamentos aos credores, no caso de dívidas contraídas.
2. Já no caso da empresa de responsabilidade limitada (EIRELI), é que, no caso de dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações. Há conclusivamente uma separação dos bens pessoais dos da empresa.
A verdade é que, ANGELA BEATRIZ DA COSTA SALOMÃO-EPP, inscrita na Junta Comercial do Estado do RS., desde 01/06/2001 contratou e muito com o MUNICÍPIO DE CANOAS, sendo que em 30/09/2014 a Junta Comercial certificou o registro que transformava a empresária ANGELA BEATRIZ DA COSTA SALOMÃO-EPP em empresa individual de responsabilidade Limitada – EIRELI. Com sua transformação de tipo jurídico, a empresária buscou proteger seu patrimônio pessoal, limitando sua responsabilidade ao capital social de R$600.000,00 (seiscentos mil reais), conforme se verifica no ato constitutivo por transformação de empresário em EIRELI.
Mas, aqui começamos o que realmente interessa, ou seja, os contratos que ligaram o MUNICÍPIO DE CANOAS e ANGELA BEATRIZ DA COSTA SALOMÃO-EPP., e que são objetos de consideração, estão ao abrigo da conceituação de empresária individual, portanto se tiver que responder por prejuízos ou dívidas, seus bens pessoais responderão.
Há que se expressar que a atividade social da empresária ANGELA BEATRIZ DA COSTA SALOMÃO-EPP., é bastante extensa e por isso nos permitimos transcrever o que consta de seu ato constitutivo, como segue:
Atividades de sonorização e iluminação de espaços físicos cobertos e descobertos, produtora de eventos e organização de espetáculos artísticos, locação de equipamentos, materiais para eventos, andaimes, estruturas metálicas temporárias (palco coberto e descoberto, arquibancadas, passarela, tablados, estande , lonas piramidais, de circo e estrados em geral, grades de proteção barricadas, tapumes) para feiras e eventos de peque no porte, sanitários químicos e de carro som e caminhão som para divulgação de feiras e eventos; locação, montagem e desmontagem de equipamentos para sinalização, sonorização e iluminação externa e interna para eventos e equipamentos audiovisuais, painéis de led e de projeção, locação, montagem e desmontagem de cenários e decoração de interior e exterior de feiras e eventos; assistência técnica, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletroeletrônicos, audiovisuais, iluminação cênica, sonorização, periféricos e outros; casa de festas e eventos; locação de grupos geradores, equipamentos em geral e de veículos com ou sem motorista, para transporte de cargas e de pessoas; exploração de estacionamento de veículos; serviço de vigilância e segurança privada, limpeza, conservação e zeladoria; produção cinematográfica e de teatro; estúdio de gravação e serviços de dublagem e mixagem sonora; edição e impressão de produtos gráficos em geral (brindes, faixas, banners, camisetas, off set, lazer, cópias coloridas e p/b, botons, folfers e ingressos personalizados); serviços de alimentos preparados preponderantemente para empresas, órgãos públicos e público em geral; serviços e execução de shows pirotécnicos; serviços de filmagem, produção de vídeo, edição e gravação de DVD(s) e cd(s); agência e organização de viagens; serviços de ppci (programa de prevenção contra incêndio), para feiras e eventos de pequeno, médio e grande porte.
3. Mas, encimado em todos estes objetivos sociais, o MUNICÍPIO DE CANOAS, contratou e procedeu nos empenhos que totalizaram em 2013, 2014 e 1º semestre de 2015 a importância de R$ 10.157.542,88 (dez milhões, cento e cinqüenta e sete mil, quinhentos e quarenta e dois reais e oitenta e oito centavos). Absurdo, despropósito, aplicação imoral e ilegal de dinheiro público, mas, verdade inconteste.
Para exemplificar, somente o Gabinete do Prefeito, emitiu dezesseis (16) empenhos que totalizaram a quantia de 4.467.447,94 no ano de 2013. Já no ano de 2014 o mesmo Gabinete do Prefeito emitiu dezessete (17) empenhos que totalizaram R$ 1.577.845,50. Mas, não parou por aí, pois que em 2015 somente em janeiro foram emitidos três (3) empenhos que totalizaram R$447.605,30.
Ainda, no mesmo período, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, que aliás, é comandada pela mulher do Prefeito e cuja Secretaria deveria vir a público detalhar sobre os supostos projetos especiais que realiza; que captação é essa e inovar no quê exatamente.
Pois esta Secretaria, cuja secretária é Thais Oliveira Pena, no ano de 2013 efetuou quatro (4) empenhos que totalizaram R$1.976.802,00 ; em 2014 empenhou em sete (7) oportunidades o valor global de R$ 1.002.521,80 e em 2015 em duas (2) datas empenhou R$785.000,00.
Já a Secretaria Municipal de Cultura, em 2013 realizou doze (12) empenhos no total de R$1.398.981,00 e em 2014 empenhou em quatorze ocasiões o montante de R$ 1.447.875,34.
Em 2013 a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, totalizou a emissão de nove (9) empenhos no total de R$ 65.937,00; em 2014 emitiu onze (11) empenhos no total de R$ 208.569,00.
Em 2013 a Secretaria de Educação, totalizou a emissão de dois (2) empenhos no tal de R$58.891,00 e em 2014 emitiu cinco (5) empenhos no total de R$746.752,00.
Em 2014 a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação emitiu um único empenho no valor de R$ 79.866,00.
Em 2014 a Secretaria Municipal das Relações Institucionais emitiu dois (2) empenhos no total de R$71.500,00.
Em 2014 a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão emitiu um (1) empenho no valor de R$70.000,00.
Em 2014 a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico emitiu dois (2) empenhos no total de R$31.360,00.
E, por fim, a Secretaria Municipal de Comunicação, em 2014, emitiu dois (2) empenhos no total de R$6.200,00.
4. Objetivamente, nos obrigamos a reconhecer que é muita contratação; que é muita despesa que não resiste a uma análise ainda que superficial; que é surpreendente que a contratada seja uma empresária individual, identificada por pequeno porte, extrapolando o limite de faturamento anual e certamente estando infringindo lei própria; contratando enorme gama de serviços ao Município, e em condições e preços que ferem o entendimento e agridem ao povo, transbordando em safadeza e imoralidade.
Ah! Não deixem de lembrar que essa empresa, contratada pelo Município é aquela que forneceu em junho de 2013, hum mil e duzentos (1.200) coffee breaks (pequeno café de intervalo de solenidade), ao preço individual de R$56,00. Café caro esse…
E contratou 180 diárias de hotel a R$400,00 e 70 diárias a R$600,00, quando hoje, decorridos mais de dois (2) anos, o preço praticado pelos mesmos hotéis gira em torno de R$220,00. E o Município contratou assim mesmo e por isso pagou…
Todos esses preços absurdos e contratados constam do Edital nº 86/2013 – Pregão Presencial nº 19/2013 elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
Todos os números e dados aqui referidos, estão fortalecidos em documentos que possuímos em mãos.
Claro que estes números aqui declinados serão encaminhados ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado, porque urgentes providências deverão ser tomadas, sob pena de nos valermos de Rui Barbosa, que afirmou nos idos de 1914:
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” ( Obras Completas de Rui Barbosa, vol. 41, t.3, 1914, p.86).
O que diz a Prefeitura
A reportagem de O Timoneiro entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Canoas que se manifestou conforme segue:
“A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão informa que a empresa Ângela Beatriz Salomão é detentora de um contrato de prestação de serviços de infraestrutura para diversas atividades que fazem parte do calendário oficial da Cidade. A referida empresa é vencedora de processo licitatório e atende todos os pré requisitos técnicos e financeiros.
“No período em que constam os empenhos, a prefeitura realizou: 3 edições do Carnaval; 3 edições da Feira do Livro; 3 edições da Semana de Canoas; 2 edições da Semana Farroupilha; 2 edições do Natal da Transformação; 2 edições do Canoas Jazz; 1 edição do Canoas Tango; 1 edição do FALP; 1 edição do OIDP; 96 edições do Prefeitura na Rua, além de outras atividades.”
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
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