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07/09/2024
 

Comunidade

Infovia custa R$ 3,8 milhões para os cofres públicos

Duas empresas forma necessárias para a compra de material e prestação de serviços do projeto

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No dia 16 de janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Canoas (PMC) contratou, através do edital de nº 360/2014, a empresa Infrati Informática LTDA, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), para os serviços de fornecimento instalação e configuração dos equipamentos de rede de telefonia no município, com justificativa da viabilização do projeto Infovia. Neste mesmo dia, três empenhos foram feitos nos valores de R$ 1.247.356,59, R$ 343.115,87 e R$ 231.280,00. O último, no entanto, chamou atenção por se tratar do serviço de “consultoria sênior”.
A equipe de reportagem de OT teve acesso a listagem de preços do pregão inicial nº 74/2014, respectivo a listagem do menor preço registrado. Dois tipos de serviços de consultoria são explicitados: Nível Sênior e Nível Pleno. No nível pleno, por uma quantidade estimada de 2.000 unidades ao ano, o custo é de R$ 114,00 por unidade. No Sênior o custo por unidade é de R$ 124,00, tendo 1.500 como quantidades estimadas anual.
Segundo o Portal da Transparência, foram R$ 231.280,00 em consultoria nível sênior. Em uma rápida conta é possível observar que se utilizassem o serviço por 1.865 vezes, por R$ 124,00 a unidade, o custo total seria de R$ 231.260,00. No dia 27, mais dois valores foram empenhados, nas importâncias de R$ 741.680,14 e R$ 289.028,29. Todos estes valores foram comprometidos do programa Canoas Para Todos (CAF) para a compra de equipamentos. Em vista disso, o jornal O Timoneiro buscou respostas da administração municipal sobre o que é a Infovia.

OT: O que é o projeto infovia:
PMC: A Infovia de Canoas tem como objetivo disponibilizar uma rede multisserviços em todo o município, oferecendo, através da interligação das diversas unidades, transmissão de dados, voz e imagens com capilaridade e segurança adequados ao porte do município. Desta forma, promoverá ampla integração entre todas as secretarias, escolas e postos de saúde, melhora a comunicação com redução do custo de telefonia e dados, além da vigilância e monitoramento remoto de semáforos, terminais de autoatendimento para consultas de processos e solicitação de pequenos serviços diretamente pelo cidadão.
A infovia está planejada para implantação em 8 fases, desde o projeto executivo, até a chegada nas Unidades da Prefeitura e em locais públicos, tais como parques e praças da cidade, onde será possível aos cidadãos acesso gratuito à internet de alta performance.

OT: O que seria uma rede de telefonia no município? No que consiste?
PMC: A infovia permitirá a migração do atual sistema de telefonia analógico para telefonia IP (Internet Protocol), uma tecnologia de comunicação telefônica que permitirá economia de custos.

OT: Por qual motivo os preços foram realinhados?
PMC: Os preços foram realinhados porque os equipamentos são importados e os valores sofreram reajuste com a alta do dólar, pois no momento da contratação o câmbio estava na faixa de R$ 2,30 e passou para mais de R$ 3,00 por dólar.

OT: A empresa TELTEC perdeu a concorrência no edital, mas recebeu R$ 967.096,00 do município, empenhado em 17/03/2015. Por qual motivo foi necessário ter mais uma empresa na compra de equipamento ou prestação de serviços?
PMC: A TELTEC forneceu equipamentos para execução de uma das fases previstas no projeto infovia, que se referia aos equipamentos servidores do Datacenter, que é o local onde hoje são armazenados e processados todos os dados do Município. Há necessidade de contratação de mais de um fornecedor, devido à complexidade e variedade de produtos e serviços utilizados nas diferentes fases do projeto da infovia. Todas as etapas já concluídas.

Total dos gastos
Segundo o Portal da Transparêcia, a TELTEC Solutions recebeu o montante de R$ 967.096,00, empenhados em 19/03/2015. A soma dos valores citados na matéria, apenas para a Infrati chegam a R$ 2.852.460,89. Somados aos valores da TELTEC, o investimento para viabilizar a infovia, soma R$ 3.819.556,89.

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

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Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

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Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

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