Conecte-se conosco

header-top







 

02/12/2025
 

Comunidade

Cel. Aviador Alfeu de Alcântara Monteiro homenageado com nome de praça

Avatar

Publicado

em

Cel. Aviador Alfeu de Alcântara Monteiro. Foto: Divulgação

Cel. Aviador Alfeu de Alcântara Monteiro. Foto: Divulgação

Morto em 4 de abril de 1964, na 5ª Zona Aérea de Canoas, Alfeu de Alcântara Monteiro é considerado o mártir da ditadura militar no Rio Grande do Sul. Alfeu nasceu em 31 de maio de 1922 em Itaqui. Ingressou na Escola Militar no Rio de Janeiro, em Realendo, por volta de 1941. Um ano depois passou para a Escola da Aeronáutica onde serviu em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Natal e Canoas.
Em vista disso, os vereadores aprovaram na quinta-feira, 18, durante o Grande Expediente que lembrou a história do aviador, o Projeto de Lei de autoria do líder do governo na Câmara, Ivo Fiorotti (PT), que dá a denominação de Praça Coronel Aviador Alfeu de Alcântara Monteiro ao logradouro público na Avenida Getúlio Vargas, no que compreende ao trecho do bairro Niterói.
Participaram do Grande Expediente o Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Jair Krischke, o coordenador da Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos e Violência, Governo e Governança, Castor Bartolomé Ruiz, e do secretário municipal ajunto de Relações Institucionais, Célio Piovesan. Com versões divergentes sobre as circunstâncias de sua morte, três dias depois do golpe militar de 1964, em 4 de abril.
Bartolomé Ruiz enfatizou que a história deve servir de exemplo. “A vida e morte de Alfeu mostram a posição de resistência de um modelo de militar democrático e que deve servir de exemplo”, afirmou. Jair Krischke afirmou que Alfeu foi assassinado covardemente pelas costas e que o episódio envolvendo a sua morte faz parte das muitas histórias mal contadas pela ditadura. “Alfeu era um nacionalista e legalista, não se pode associar a ele qualquer pecha de subversivo ou comunista”, conclui informando que o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação para a reabertura do processo sobre a morte do militar.

Legalidade
Tenente-aviador desde 1946, engajou-se na linha de frente do Movimento pela Legalidade, em 1961, liderado pelo governador gaúcho Leonel Brizola e o comandante do III Exército, general Machado Lopes, para que fosse respeitada a Constituição Federal e garantir a posse João Goulart, após a renúncia do então presidente Jânio Quadros.
Foi um dos responsáveis por impedir que os aviões decolassem de Canoas para bombardear o Palácio Piratini, sede da resistência legalista, desobedecendo a ordens expressas que foram emitidas por autoridades militares superiores. Morto no quartel geral da 5ª Zona Aérea, atual V COMAR, do qual era subcomandante, no dia 4 de abril de 1964, quando chegava à base o novo comandante, o brigadeiro Nélson Freire Lavanére-Wanderley, com ordens para prender os militares que não haviam aderido à chamada revolução.

Coronel Post Mortem
Há versões conflitantes sobre o contexto exato de sua morte, tendo prevalecido a versão de que Lavanére e o coronel Roberto Hipólito da Costa levaram Alfeu para uma sala onde ocorreram tiros após uma discussão. Num dos registros, ele teria sido vítima de rajada de metralhadora nas costas. Existem versões, no entanto, indicando que Alfeu teria sacado sua arma e efetuado disparos contra o novo comandante, sendo então baleado pelo coronel Hipólito, absolvido posteriormente no processo por homicídio. Alfeu foi levado ainda com vida ao Hospital do Pronto Socorro, em Porto Alegre, falecendo meia hora depois. Foi promovido ao posto de coronel post mortem.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques