Conecte-se conosco

header-top


 






 

07/12/2024
 

Comunidade

Morre Eduardo Antpack, titular do 1º Tabelionato de Canoas

O acidente aconteceu na segunda-feira, 11. Antpack deixa dois filhos e um legado a não ser esquecido

Avatar

Publicado

em

No final da tarde de segunda-feira, 11, aos 79 anos, faleceu Eduardo Antpack, titular do 1º Tabelionato de Canoas. O tabelião se envolveu em um acidente com danos materiais entre o seu veículo, uma Toyota Hulux e um Chevrolet Monza no quilômetro 443 da BR-386, na Tabaí-Canoas, e foi atropelado por um ônibus ao tentar atravessar a estrada para buscar o estepe.

O velório ocorreu na Capela 8, com início às 13 horas, no Cemitério Jardim Parque São Vicente, em Canoas. O sepultamento foi às 17 horas, no mesmo local. Centenas de pessoas se fizeram presentes no local para se despedir do titular do 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Ofício de Registros Especiais de Canoas. Após a morte de Eduardo, seu filho, Rafael Antpack, assumiu a titularidade do 1º Tabelionato.
Antpack cursou engenharia operacional na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), mas o curso que foi extinto pelo governo anos depois. Então foi estudar direito no Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), onde, anos após, se tornou professor de direito notarial. Fez concurso, passou em primeiro lugar e foi trabalhar em Novo Hamburgo. Antes de ser servidor público de Livramento, onde conheceu o amigo de toda a vida João Arla.
A prefeita em exercício de Canoas, Beth Colombo (PP), decretou na terça-feira, 15, luto oficial de três dias em homenagem póstuma ao tabelião, que muito contribuiu com a cidade, segundo nota do gabinete do Prefeito. Antpack, natural de Arroio dos Ratos, deixa dois filhos: Rafael Antpack, Tabelião e Eduardo Antpack Filho, médico

Querido por todos

Eduardo Antpack

Eduardo Antpack

O técnico em contabilidade João Terres Tróis, 83 anos, conheceu Eduardo em meados de 1956, no bairro Niterói. Ambos atuavam na agência do Banco Agrícola Mercantil no bairro. João lembra que os pais de Antpeck, Ludwig Antpack, ligado à construção civil e Zóia Antpack, dona de casa, vieram de Estónia, um dos três países bálticos da Europa Setentrional. Destacou a concentração ao trabalho, a honestidade e a dedicação aos estudos como as características que resumiam o Tabelião. “Com ele não tinha jeitinho”, ressaltou. João lembra que Eduardo trabalhou como auxiliar no cartório de Ivo Ribeiro Vargas, em Niterói. “Quando Ivo falava nome feio, brincando com ele, ficava vermelho”.
O advogado João Arla comentou que conheceu Antpack em 1963, já em Santana do Livramento, quando era funcionário da Justiça do Trabalho, onde conquistou colegas e todos que por ele passavam pelo seu jeito simples e elegante no trato com as pessoas. Cativou a simpatia e a amizade não só dos pais de João, mas também dos funcionários do hotel dos viajantes, onde ficava quando voltava à cidade. Foi padrinho de casamento de João em 1968, posto que o amigo assumiu quando Antipack se casou. “Nesta época havia assumido o Tabelionato aqui, como tinha tirado o primeiro lugar no concurso. Um homem diferenciado”, lembra Arla. “É o irmão que eu não tive. Meu padrinho de casamento e eu sou o dele. Eu sou padrinho do filho dele, Rafael”, conclui o advogado.

João lembra que por volta de 1994, mas em outubro, Eduardo visitou Livramento, onde foi bem recebido por Seu Hermínio, do hotel dos viajantes. Aceitou ser técnico por um dia das meninas da escola normal em função de um compromisso de Arla. Eram os jogos internacionais de primavera e o advogado lembra que o amigo queria ter certeza de que as meninas venceriam os 100 metros. “Ele disse: O técnico Arla acha que vocês podem vencer. Eu quero ter certeza que vocês vão ganhar. Essa frase marcou a minha vida”, salientou.


Do testamento público | Eduardo Antpack

Do testamento público | Eduardo Antpack

Após o fechamento da edição, recebemos a imagem da capa do livro “Do Testamento Público: Instrumentação e Requisitos Essenciais”, de autoria de Eduardo Antpack:

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler

Comunidade

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.

Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.

Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em  2016.

A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.

Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm