Comunidade
1ª Prenda Natasha Bohrer competirá na estadual
Missão da prenda é levar as tradições gaúchas para onde for possível e nunca abandoná-la
Nesta semana, a 1º Prenda da 12° Região Tradicionalista, Natasha Sales Bohrer, 19 anos, visitou a redação de O Timoneiro, trazendo a boa nova da 45º Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul que acontecerá em Rio Grande. Natasha faz parte da comunidade do CTG Mata Nativa, centro que ingressou aos três anos de idade. Aos cinco já garantiu a primeira faixa, de bonequinha do CTG. Aos 16, tornou-se prenda juvenil do Mata Nativa e agora disputará a regional pela categoria adulta, representando Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Nova Santa Rita. “A competição deve existir, mas ela nunca pode ser o principal. Fazer um bom trabalho e voltar feliz com o resultado é o principal”, explica Natasha.
Estudante de Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), sonha em usar a carreira para difundir o tradicionalismo. “A falta de reconhecimento dos próprios gaúchos e da mídia tira isso do dia a dia”, comenta. Para ela, ser a primeira prenda representa muito mais do que usar uma pilcha. “É estar representando a mulher e a juventude tradicionalista, além de preservar o tradicionalismo e ajudar o estado no seu problema fundamental”, termina.
Para a estudante de jornalismo, ajudar o estado em seu problema fundamental é coisa muito séria. No seu entendimento, a corrupção é o problema do momento. “A corrupção, pois acaba agregando todas as coisas ruins: A mentira, a desonestidade”, comenta a representante. Como atitudes para ajudar a sanar esse problema, Natasha ministrou aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Pereira de Vargas, realizou amostras culturais, entre outros eventos, prometendo, por fim, dar continuidade e nunca deixar o tradicionalismo na mão.
Para ser uma representante, algumas etapas são observadas, como, por exemplo, provas orais e escritas sobre a história e a geografia do estado e do país. Conhecer a tradição e o folclore também contam pontos. Provas artísticas, declamar poemas ou tocar instrumentos e dança tradicional gaúcha fecham as etapas. “A beleza não conta. Não tem nada haver”, lembra, fazendo questão de citar Fernanda Dutra, do mesmo CTG, que concorrerá pela categoria juvenil.
O pai, Paulo Ricardo Bohrer, 49 anos, orgulhou-se com a trajetória da filha e prometeu acompanhá-la onde for necessário. “Damos sempre apoio. Participamos há 20 anos do CTG. Ter uma filha ou filho participando é um orgulho. Ela disputar é um orgulho”, comenta Paulo, lembrando que Canoas é a cidade com o maior número de entidades tradicionalistas concentradas do estado.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Cultura1 semana atrásAssociação Canoense de Escritores promove atividade da Semana do Livro

Clima1 semana atrásChuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

Habitação4 dias atrásPrefeitura de Canoas publica lista com mais 100 suplentes para o Residencial Quero-Quero

Sem categoria1 semana atrásPagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS começa nesta sexta-feira

Cultura1 semana atrásSemana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita até dia 29 de abril
Fazenda4 dias atrásIPVA 2026: prazo final termina na próxima quinta-feira, 30, no RS

Saúde5 dias atrásAnvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave

Obras3 dias atrásMuro da Cassol será inaugurado nesta quinta-feira em Canoas





















































