Conecte-se conosco

header-top







 

15/08/2025
 

Cultura

Desfile Farroupilha mobiliza 500 cavalarianos nas ruas

Avatar

Publicado

em

Na manhã de quinta-feira, 20 de setembro, cerca de 500 cavalarianos, de 49 entidades tradicionalistas de Canoas, marcaram presença no Desfile Farroupilha, que celebra o orgulho pela cultura campeira. O trajeto, que começou às 10 horas na Avenida das Canoas, foi até o Parque Eduardo Gomes, onde os participantes foram recebidos por autoridades do Executivo, Legislativo e de associações culturais.

Desde as primeiras horas da manhã do feriado Farroupilha, peões e prendas já se movimentavam pelas ruas da cidade montados em seus cavalos, em seus mais refinados trajes. Nem mesmo o calor foi empecilho, pelos locais em que a cavalgada passou, foi possível ver a admiração que os cidadãos de Canoas têm pela tradição, já que as calçadas ficaram lotadas de expectadores.

Empunhando cuias de chimarrão, muitos deles com roupas típicas, acenavam para os cavalarianos, tiravam fotos e saudavam os cavalarianos. Além do desfile Campeiro, também ocorreu o Desfile Temático, que neste ano teve como tema “Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”, dezenas de caminhões participaram, trazendo para o evento nomes de personalidades importantes do Rio Grande do Sul.

Herança gaúcha

Pessoas de todas as idades mostraram o orgulho de suas raízes e protagonizaram um espetáculo familiar. Sobre os arreios, percorreram a cidade desde crianças que ainda estão dando os primeiros passos até idosos.
Ao final do desfile, os cavalarianos foram recebidos no Parque Eduardo Gomes. Em sua saudação, o secretário da Cultura e do Turismo de Canoas, Mauri Grando, agradeceu os participantes. “Quero dizer meu muito obrigado e dar os parabéns a todos vocês que participaram deste ato em homenagem à cultura gaúcha. Canoas é uma cidade que vive o ano inteiro essa paixão e isso nos enche de orgulho”, destacou o secretário.

Rodeios, laçadas e gineteadas

No domingo, 17, o dia foi como uma típica invernada, movimentado por rodeios, laçadas e gineteadas. “Tudo isso representa a vida e a lida campeira. É como se trouxéssemos o campo para cidade”, comenta o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), que prefere ser chamado apenas de Juca. Pelo parque, pilchas e vestidos formavam quase uma caravana em direção à Área Campeira, que de longe ecoava a narração das provas de laço.

Em volta do brete de madeira, centenas de pessoas – muitas com o chimarrão em punho – foram se aglomerando ao entardecer: era a final da Laço Dupla, que recebeu 250 inscrições. “Esta prova conta com dois laçadores. Se o primeiro acertar os chifres do novilho, o segundo não precisa entrar”, explica Juca, que comemora a realização do Laço Índio nesta Semana Farroupilha.

“Há mais de dez anos que essa prova não é feita em Canoas. Nela, o laçador vai montado direto no pelo do cavalo, sem nenhum arreio. É muito mais difícil e são muitos os tombos”, brinca o dirigente.

Continuar a ler

Cultura

Sesc Canoas realiza visita guiada à Capela São José

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas realiza visita guiada à Capela São José

O Sesc Canoas promove, em celebração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, uma visita guiada à histórica Capela São José, símbolo de fé e cultura, localizada no campus da Universidade La Salle (Av. Victor Barreto, 2288). A atividade será realizada no próximo sábado, dia 16 de agosto, às 10 horas, com saída em frente ao prédio 6 da universidade.

O mediador Ir. Renato Koch conduzirá o público por uma visita que aborda a construção, o restauro, os instrumentos musicais e a arquitetura da capela. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário https://forms.office.com/r/7vdkbcTpvp.

Construída no início do século XX e reformada na década de 1990, a Capela São José é um espaço central da Universidade e do Colégio La Salle, refletindo a história e a cultura da comunidade dos Irmãos Lassalistas que chegaram ao Brasil em 1907.

Com ampla formação em música e arte sacra, Renato Koch é pianista, organista, cravista, regente e arranjador, além de membro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Porto Alegre. Sua experiência inclui restaurações realizadas nos Museus do Vaticano. Mais informações com o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), pelo telefone (51) 3456-2013.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Visita Guiada na Capela São José – Sesc Canoas

  • Data: 16/08 (sábado)
  • Horário: 10h
  • Ponto de encontro: Prédio 6 da Universidade La Salle (Av. Victor Barreto, 2288).
  • Inscrições: Gratuitas, pelo formulário https://forms.office.com/r/7vdkbcTpvp.
Continuar a ler

Cultura

Expointer será palco da quinta edição do projeto Estância da Arte, com mais de 50 obras, metade delas inéditas

Redação

Publicado

em

Expointer será palco da quinta edição do projeto Estância da Arte, com mais de 50 obras, metade delas inéditas

Com o tema “Traços da Tradição”, o espaço cultural Estância da Arte chega a sua quinta edição na Expointer 2025 mostrando a diversidade da cultura campeira e como ela representa o povo gaúcho a partir de diferentes olhares e com utilização de várias formas de arte. A expectativa é de que 40 mil pessoas visitem o espaço ao longo de nove dias de realização.

Serão expostas mais de 50 obras entre telas, esculturas e cartoons, o maior número de trabalhos de todas as edições, metade delas produzidas com exclusividade para o evento. Os artistas convidados desta edição são: Carlito Bicca, Cristiano Ramos Alves, Dario Mastrosimone, Derli Vieira da Silva (Chapéu Preto), Márcia Bastos, Santiago e Sérgio Coirolo. A curadoria é de Marciano Schmitz. Acesse uma obra de cada artista em bit.ly/4fz6GjT 

Consolidada na programação da Expointer, a exposição democratiza o acesso à arte já que a visitação ao espaço além de gratuita para o público do Parque e com várias medidas de acessibilidade, conta com mediadores capacitados para visitas guiadas.

“O Estância da Arte é mais do que uma mostra artística coletiva. É um espaço para celebrar a cultura campeira e as expressões artísticas em suas diversas formas. A cada ano, buscamos aprimorar a experiência do público, trazendo novos artistas, com perspectivas e técnicas diferentes”, explica Daniel Henz, diretor da produtora cultural Simples Assim, responsável pela realização do projeto.

Novidades

O Estância da Arte deste ano aposta na diversidade de temas, técnicas e materiais. Trabalhos em espátula, obras expressionistas e em cartoon são novidades da edição, bem como temas como a presença feminina no campo, o uso da tecnologia, a história das Missões.

Além das artes visuais, os poemas de Gujo Teixeira, inspirados no projeto e nas obras selecionadas, integram a exposição como novidade em relação à edição anterior. Eles estarão no catálogo e nas redes sociais. (instagram.com/estanciadaarte)

Os artistas

Carlito Bicca: O artista plástico e fotógrafo é de São Gabriel e seus trabalhos têm estilo expressionista. Além do campo e da lida da pecuária, suas inspirações vem de viagens simbólicas pelo mundo. instagram.com/carlitobicca

Cristiano Ramos Alves: Nascido em Uruguaiana, o artista autodidata traz à exposição estilo figurativo nas suas obras. A origem do gaúcho e sua história são temas centrais em suas obras. instagram.com/cristianoramos.alves

Dario Mastrosimone: O desenhista e pintor, natural de Buenos Aires, na Argentina expõe o seu trabalho para o Brasil pela primeira vez na mostra Traços da Tradição retratando as paisagens do seu País. instagram.com/dariomastrosimone

Derli Vieira da Silva (Chapéu Preto): Escultor, de Alegrete, é conhecido por suas obras que refletem a cultura gaúcha. Tem peças expostas no Brasil e no exterior, é celebrado por sua técnica única e criações de proporções monumentais.

Márcia Bastos: De São Luiz Gonzaga, é professora de pintura, trabalha com o estilo figurativo e fez questão de incluir mulheres em todas as suas criações, além de abordar também o uso da tecnologia no campo. instagram.com/marciabastos.artes 

Santiago: Cartunista e cronista, é natural de Santiago do Boqueirão e traz o cartum pela primeira vez à exposição. Trará para a Feira um olhar sobre o universo campeiro, incluindo o personagem Taurino.  instagram.com/cartunista_santiago

Sérgio Coirolo: É escultor, pintor e trabalha com impressionismo em suas obras. Gaúcho, formado em Arquitetura e Belas Artes, possui obras em várias cidades, incluindo bustos e monumentos. instagram.com/sergiocoirolo.

O curador

Em mais uma edição, o Estância da Arte conta com a curadoria de Marciano Schmitz. Nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, começou sua trajetória com a arte aos 14 anos, quando se inscreveu no atelier livre do Instituto de Belas Artes. Aos 18 anos, ingressou na então Faculdade de Licenciatura em Desenho e Plástica da FEEVALE.

Nos anos 70, participou da fundação de diversos movimentos artísticos na região. Na década seguinte, ingressou na arte Sacra e, nos anos 90, participou de ateliers em Florença, na Itália.

A partir da virada do século, aprofundou-se no mundo campeiro a partir de temas como a vida do gaúcho e o nativismo. Além de responsável pelo trabalho cuidadoso de escolha dos artistas, suas obras estarão em exposição em um espaço especialmente dedicado a ele.  instagram.com/schmitz.marciano.

 Acessibilidade

Uma obra de cada artista terá prancha tátil, com reproduções em relevo e textura para serem compreendidas por pessoas cegas. As esculturas também poderão ser tocadas por pessoas com deficiência visual. Os trabalhos contarão ainda com um QR code que direciona para um vídeo sobre a obra com tradução em Libras.

A exposição contará ainda com audiodescrição das obras e os arquivos de áudio estarão em MP3, disponíveis ao público. Além disso, o espaço contará ainda com acessibilidade física, mediação em Libras, além de guia videntes.

O Estância da Arte (PRONAC: 244749) conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen e da Guaibacar, patrocínio da Agrofel, apoio da RBS TV e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, realização da Produtora Cultural Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

  • O quê: Exposição Traços da Tradição, espaço Estância da Arte, com entrada gratuita para visitantes da Expointer
  • Quando: 30.08 a 07.09, das 8h às 20h
  • Onde: Expointer, Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil na mesma localização de anos anteriores.
Continuar a ler

Cultura

Projeto Artista na Escola tem inscrições prorrogadas até 25 de agosto

Redação

Publicado

em

Projeto Artista na Escola tem inscrições prorrogadas até 25 de agosto

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), prorrogou o prazo, até as 16h59 do dia 25 de agosto, para participar do projeto Artista na Escola. As inscrições devem ser realizadas pela página do Pró-Cultura RS.

No site está disponibilizado o edital, bem como a lista das escolas participantes. A iniciativa é uma oportunidade para artistas desenvolverem atividades culturais remuneradas em escolas públicas abrangidas pelo Programa RS Seguro COMunidade.

Serão selecionadas 40 propostas, que receberão R$ 18.446,40 cada uma. O pagamento será feito em uma parcela integral, após a contratação. Esse valor deve ser destinado para a remuneração do proponente, incluindo a cobertura de gastos necessários como deslocamento, alimentação e materiais para oficinas, por exemplo.

Podem se inscrever pessoas jurídicas de direito privado, com fins lucrativos, inclusive microempreendedores individuais (MEI), que tenham registro regular no Cadastro Estadual de Proponentes Culturais (CEPC).

Os projetos devem ser pedagogicamente orientados, cumprindo uma carga horária mínima de 200 horas, que deve ser dividida entre um terço para a preparação e o restante para a execução. As atividades precisam ter uma duração de três a nove meses, atendendo pelo menos duas turmas da mesma escola. Serão contemplados, no máximo, dois projetos por instituição de ensino.

Iniciativa conta com aporte de R$ 750 mil

Haverá reserva de vagas para projetos nas áreas e segmentos prioritários do edital: artes cênicas (duas vagas para teatro, duas para circo e duas para dança), artes visuais (cinco vagas), audiovisual (cinco vagas), música (cinco vagas) e literatura (cinco vagas).

A segunda edição do projeto conta com investimento de R$ 750 mil, em recursos do governo do Estado. O aporte, realizado no âmbito do programa RS Seguro, busca promover o desenvolvimento social e o combate à violência a partir de diversas frentes de atuação. Entre elas, estão ações na área da cultura, como o Artista na Escola.

A iniciativa tem o apoio dos institutos da Sedac que promovem políticas de fortalecimento das linguagens artísticas contempladas pelo edital: Institutos Estaduais de Artes Cênicas (Ieacen), com circo, teatro e dança; de Artes Visuais (Ieavi); de Cinema (Iecine), com audiovisual; e do Livro (IEL), com literatura.As dúvidas em relação a esse concurso devem ser encaminhadas para o e-mail artistanaescola@sedac.rs.gov.br.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques