Conecte-se conosco

header-top







 

14/02/2026
 

Comunidade

Canoenses fazem sucesso na internet aliando críticas ao humor

Avatar

Publicado

em

Marcelo Grisa

16128853_1436869689665405_1417719777_nHá cerca de três anos, surgiu no Facebook uma página que fala sobre o cotidiano dos canoenses da maneira mais irreverente possível. O Canoas Mil Grau (www.facebook.com/Canoas1000GRAU), hoje com cerca de 97 mil seguidores, tornou-se um inesperado sucesso, e atraindo muito mais do que apenas os moradores da cidade.

Conteúdo Crítico

Nos últimos dias, por exemplo, o foco da Canoas Mil Grau foi a chuva intensa, com referências “bíblicas” ao pastor que prega nas ruas do Centro da cidade. “Queremos alertar a prefeitura pra ajudar na melhoria. Muitas vezes funciona, já a visibilidade que a prefeitura tem da página é grande”, explica o estudante Ricardo Bueno, hoje o administrador da página que mais contribui com as montagens.

Depois das paródias de músicas criticando o ex-prefeito Jairo Jorge em 2016, novos vídeos chegaram ao canal. Pegadinhas feitas totalmente em Canoas estampam a Mil Grau, remontando os clássicos do SBT feitos com atores como Ivo Holanda. “Com a minha chegada e equipamentos de captação de imagem e som, é possível gravar pegadinhas profissionais”, afirma o mais novo administrador da página, o profissional de marketing e filmagens Renã Vargas.

Um dos fundadores da página, o artesão Elvin Estran, conta que ele e o amigo Gustavo Silva, ambos colegas no Ensino Médio, tiveram a ideia de criar a página em março de 2014, usando as habilidades de Elvin com o Photoshop para produzir as montagens sobre temas corriqueiros para qualquer um que more, trabalhe ou passeie por Canoas. “A ideia inicial era chegar, com sorte, a umas 400 curtidas em um tempo considerável. Batemos essa meta em uma semana”, lembra Elvin.

Ricardo Bueno lembra que mesmo com interrupções, as curtidas na página continuaram vindo. “Meio de 2014 paramos por uns três meses. Depois retomamos e postamos continuamente desde então”, aponta. Hoje, são de dois posts diários até cinco – quando acontecem os “apocalipses”, como os administradores chamam as chuvas mais fortes ocorridas em Canoas.

Se todos os 97 mil fãs da Canoas Mil Grau fossem canoenses, isso significaria que 28,3% da população estaria acompanhando as imagens e vídeos diários. Segundo Ricardo, pouco mais da metade (cerca de 50 mil) são moradores da cidade, o que mesmo assim significa quase 15% dos que vivem no município.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.

Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.

A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.

“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.

“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.

“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.

“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Continuar a ler

Comunidade

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Redação

Publicado

em

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.

A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.

A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.

A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.

Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques