Conecte-se conosco

header-top







 

06/09/2026
 

Corsan

Corsan mobiliza dez cidades gaúchas pelo Dia Mundial da Limpeza

Avatar

Publicado

em

Crédito das fotos: Divulgação/Corsan

A Corsan realizará, ao longo de setembro, ações de limpeza e conscientização sobre o descarte inadequado de resíduos em dez municípios do Rio Grande do Sul. A programação integra o World Cleanup Day, conhecido como Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 20 de setembro.

As atividades contarão com a participação de colaboradores voluntários da companhia, estudantes, professores, moradores, prefeituras, cooperativas e outras entidades parceiras.

A iniciativa busca chamar atenção para o impacto do descarte irregular de resíduos. Materiais deixados nas ruas podem ser levados pela chuva para sistemas de drenagem, arroios, rios e praias. Quando descartados nas redes de esgoto, também podem provocar obstruções e prejudicar o funcionamento do sistema.

Entre os resíduos que podem causar problemas estão plásticos, óleo de cozinha e outros materiais que não devem ser destinados às redes de esgoto ou às estruturas de drenagem.

O World Cleanup Day é um movimento internacional que reúne voluntários em ações de limpeza e conscientização sobre o descarte de resíduos, o consumo e a preservação dos espaços públicos.

Segundo o gerente de Responsabilidade Social da Corsan, Willian Carvalho, a proposta é relacionar o descarte de resíduos aos impactos na cidade, na água e no saneamento.

“Quando nossos voluntários se unem a escolas, moradores, prefeituras e entidades, a ação vai além da retirada dos resíduos. A mobilização ajuda a mostrar, na prática, que aquilo que descartamos tem um destino e que nossas escolhas interferem na cidade e no ambiente”, afirma.

Programação nos municípios

3 a 11 de setembro – Passo Fundo
Realização de DDS (Diálogo Diário de Segurança), sobre arrecadação de recipientes de vidro, em parceria com a Cooperativa Cootraempo; organização e limpeza dos espaços físicos e digitais de trabalho e limpeza do entorno da Superintendência da Corsan, incluindo ruas, calçadas e áreas próximas.

6 de setembro – Alegrete
Mutirão de limpeza na Praça Getúlio Vargas após o desfile das escolas alusivo ao Dia da Independência. A Corsan também disponibilizará um bebedouro aos participantes.

7 de setembro – Cruz Alta
Ação no entorno da Praça General Firmino de Paula, com coleta de tampinhas, separação de resíduos em Ecopontos e recebimento de óleo de cozinha usado. Uma amostra de sabão produzido a partir do óleo recolhido ajudará a demonstrar as possibilidades de reaproveitamento do resíduo. A atividade terá participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Cooperativa Unicca.

11 de setembro – Passo Fundo
Mobilização para arrecadação de recipientes de vidro, em parceria com a Cooperativa Cootraempo, organização e limpeza dos espaços físicos e digitais de trabalho e limpeza do entorno da Superintendência da Corsan, incluindo ruas e calçadas.

15 de setembro – Carlos Barbosa
Mutirão de limpeza no Parque da Estação com alunos do 5º ano da EMEF Carlos Barbosa e orientações sobre sustentabilidade, descarte correto de resíduos, saneamento e preservação dos espaços públicos. A ação é realizada em parceria com as secretarias municipais de Educação e do Esporte.

20 de setembro – Bento Gonçalves
Mutirão de limpeza no bairro Vila Nova com voluntários e lideranças comunitárias, integrado às ações Bota Fora e de combate à dengue promovidas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde.

21 de setembro – Sapiranga
Mutirão no bairro Voo Livre, com voluntários da Corsan e participação da comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Ayrton Senna.

21 de setembro – Canoas
Limpeza do banhado junto à Praça Nelson Mandela, no bairro Guajuviras, e plantio de mudas nativas, com participação da comunidade escolar da EMEF Paulo Freire, secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, equipe do Conexões Sustentáveis e Cooperativa de Reciclagem Renascer.

25 de setembro – Rio Grande
Mutirão de limpeza nas dunas da Praia do Cassino, com participação de voluntários da Corsan. A Prefeitura fará o recolhimento dos resíduos coletados.

26 de setembro – Tramandaí
Limpeza da praia com voluntários, comunidade, órgãos públicos e parceiro reciclador. A atividade também dará visibilidade aos Ecopontos de coleta de óleo de cozinha usado e à importância de evitar que o resíduo seja descartado na rede de esgoto ou no meio ambiente.

28 de setembro – Santa Maria
Limpeza e conservação do entorno da EMEF Renato Nocchi Zimermann, com participação de voluntários da Corsan e da comunidade escolar no recolhimento, identificação e destinação adequada dos resíduos.

Embora adaptadas às características de cada município, as ações partem de um mesmo princípio: cuidar da água e do saneamento é comportamental e começa antes que o resíduo chegue às redes, aos rios, às praias e ao meio ambiente.

Corsan

Adutora da Corsan rompe e afeta distribuição de água em cinco bairros de Canoas

Avatar

Publicado

em

Uma adutora de 450 milímetros rompeu nesta quinta-feira, 3, em Canoas, afetando o abastecimento de água em aproximadamente 35 mil imóveis. Equipes da Corsan trabalham no reparo da estrutura.

Segundo a companhia, os registros da rede foram fechados para a execução do serviço, o que pode provocar interrupção temporária ou oscilações na pressão da água nos bairros Brigadeira, São José, Igara, Nossa Senhora das Graças, Marechal Rondon e Anchieta.

A conclusão do conserto está prevista para as 2h desta sexta-feira, 4. Após o término do serviço, o abastecimento deverá ser retomado gradualmente, com previsão de normalização a partir das 3h.

Moradores que precisarem de informações sobre o abastecimento podem entrar em contato com a Corsan pelo aplicativo da companhia, pela Agência Virtual, pelo WhatsApp (51) 99704-6644 ou pelo telefone 0800 646 6444.

Continuar a ler

Corsan

Corsan lança programa e abre oportunidades para profissionais 50+ na área de saneamento

Avatar

Publicado

em

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) lançou o Programa Experiência que Movimenta, iniciativa que abre oportunidades para profissionais com 50 + interessados em atuar na área de saneamento. A ação busca ampliar a participação desse público nos processos seletivos da Companhia.

Na Região Metropolitana, está aberto um banco de talentos para as funções de agente de saneamento, operador de Estação de Tratamento de Água (ETA) e operador volante. Em Gravataí, há uma oportunidade para agente de saneamento.

As exigências para candidatura variam conforme o cargo e a unidade de atuação. A iniciativa busca ampliar a participação de profissionais experientes nas atividades relacionadas ao saneamento.

Segundo Nathalia Ughini, da área de Recursos Humanos da Corsan, o programa reforça o compromisso da Companhia com a valorização da diversidade geracional.

“O Programa Experiência que Movimenta reconhece o conhecimento e a trajetória profissional dos candidatos com 50 anos ou mais. Queremos ampliar a participação desses profissionais em nossos processos seletivos, promovendo equipes cada vez mais diversas e fortalecidas pela experiência”, afirma.

Os interessados podem consultar as oportunidades disponíveis e enviar currículo para nathalia.ughini@corsan.com.br. As vagas são abertas a todos os candidatos que atendam aos requisitos de cada função. O Programa Experiência que Movimenta busca ampliar a participação de profissionais 50+ nos processos seletivos da Companhia, valorizando a diversidade geracional e a experiência no ambiente de trabalho.

Além das oportunidades atualmente abertas, profissionais com 50 + também podem se cadastrar no Banco de Talentos do Programa Experiência que Movimenta, disponível na plataforma Gupy. O cadastro permite que o perfil seja considerado em futuras seleções para diferentes áreas da Corsan em todo o Rio Grande do Sul.

Banco de Talentos 50+:
https://vagascorsanaegea.gupy.io/jobs/11775223?jobBoardSource=gupy_public_page

A Corsan oferece remuneração compatível com o mercado e um pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica, vale-alimentação e/ou refeição, vale-transporte, seguro de vida, café da manhã no local de trabalho, acesso ao Wellhub e ao Zenklub, além de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Continuar a ler

Corsan

Atendimento móvel da Corsan percorre três bairros de Canoas nos próximos dias

Avatar

Publicado

em

A unidade de atendimento móvel da Corsan estará em três bairros de Canoas entre quarta-feira, 5, e sexta-feira, 6, oferecendo orientação e serviços aos moradores. A ação passará pelos bairros Niterói, Harmonia e Rio Branco.

Durante o atendimento, os clientes poderão esclarecer dúvidas sobre o consumo de água, obter informações sobre a Tarifa Social, conhecer os canais digitais da companhia, solicitar serviços e verificar possibilidades de negociação de débitos.

Segundo a Corsan, a iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços da empresa, permitindo que demandas sejam resolvidas sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de atendimento. Para alguns procedimentos, será necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Cronograma do atendimento

Quarta-feira (5)
Bairro Niterói
Rua Itamar Mattos de Maia, 1381
Horário: das 9h às 16h

Quinta-feira (6)
Bairro Harmonia
Rua Dr. Sobral Pinto, 35
Horário: das 9h às 16h

Sexta-feira (7)
Bairro Rio Branco
Rua Santa Clara, 382
Horário: das 9h às 16h A unidade de atendimento móvel da Corsan estará em três bairros de Canoas entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7), oferecendo orientação e serviços aos moradores. A ação passará pelos bairros Niterói, Harmonia e Rio Branco.

Durante o atendimento, os clientes poderão esclarecer dúvidas sobre o consumo de água, obter informações sobre a Tarifa Social, conhecer os canais digitais da companhia, solicitar serviços e verificar possibilidades de negociação de débitos.

Segundo a Corsan, a iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços da empresa, permitindo que demandas sejam resolvidas sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de atendimento. Para alguns procedimentos, será necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Cronograma do atendimento

Quarta-feira (5)
Bairro Niterói
Rua Itamar Mattos de Maia, 1381
Horário: das 9h às 16h

Quinta-feira (6)
Bairro Harmonia
Rua Dr. Sobral Pinto, 35
Horário: das 9h às 16h

Sexta-feira (7)
Bairro Rio Branco
Rua Santa Clara, 382
Horário: das 9h às 16h

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto