Concursos
RS abre concurso para delegado da Polícia Civil com salário de R$ 23,3 mil

Foi publicado nesta segunda-feira, 13, no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público para ingresso na carreira de delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O certame oferece 30 vagas iniciais, com remuneração de R$ 23.334,43.
As inscrições estão abertas a partir desta segunda e seguem até as 17h do dia 12 de novembro, exclusivamente pelo site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), organizadora do concurso. A prova preambular está prevista para o dia 21 de dezembro.
O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira inclui provas objetiva, discursiva, oral e de títulos, além de teste de aptidão física, avaliações psicológica e psiquiátrica, exame de saúde e sindicância da vida pregressa. A segunda etapa consiste em curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, obrigatório para a nomeação.
Para concorrer ao cargo, o candidato deve possuir diploma de graduação em Direito, no mínimo três anos de atividade jurídica ou policial, carteira de habilitação na categoria B e atender a outros requisitos legais, como idade mínima de 18 anos, quitação com a Justiça Eleitoral e o serviço militar (no caso de candidatos do sexo masculino), além de saúde física e mental compatíveis com as atribuições do cargo.
O regime de trabalho é estatutário, com dedicação exclusiva e carga horária de 40 horas semanais. O edital também estabelece reserva de vagas para ampla concorrência e cotas destinadas a pessoas com deficiência, negras, trans e integrantes de povos indígenas.
Edital aqui.
Concursos
Divulgados os gabaritos das provas do Concurso Nacional Unificado; confira

Já estão disponíveis os 36 gabaritos preliminares das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU2). Os interessados em conferir as respostas precisam acessar o site da banca do certame. O prazo para interposição de recursos quanto ao gabarito das questões termina na quarta-feira, 8, e deve ser feito por meio do portal do candidato.
A prova objetiva do CPNU 2 contou com quatro tipos de prova para cada bloco (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4). São 4 gabaritos para cada bloco, em um total de 36 gabaritos. Os gabaritos preliminares de todos os tipos e blocos estão publicados na área aberta do site do concurso, assim como os cadernos. Somente a informação do tipo de prova individual estará na página restrita do candidato. Para realizar corretamente a conferência do gabarito, as pessoas candidatas precisam identificar o tipo de prova correspondente em sua inscrição na Área do Candidato.
Os gabaritos são das provas dos blocos para cargos de nível intermediário, nas áreas de Saúde e Regulação, e superior que abrangem área de Seguridade Social; Infraestrutura, Engenharia e Arquitetura; Justiça e Defesa; Administração Pública e Governança; Desenvolvimento Socioeconômico; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.
A disponibilização da imagem do cartão de respostas, das notas finais das Provas Objetivas e convocação para a prova discursiva será no dia 12 de novembro. A segunda fase ocorre no dia 7 de dezembro. Ao todo, 436.582 pessoas realizaram a prova do CPNU 2 nesse domingo. A abstenção na média nacional ficou em 42,8%.
Recursos
As pessoas candidatas podem apresentar recurso sobre as questões da prova nos dias 7 (a partir da 0h) e 8 de outubro (até 23h59). Essas são as orientações do edital para a apresentação de recursos:
– Será admitida a interposição de recursos contra o Gabarito Preliminar da Prova Objetiva, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da divulgação do referido resultado, exclusivamente por meio da página do Concurso Público Nacional Unificado.
– O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado, com argumentação clara, consistente e objetiva, além de apresentado dentro do prazo estabelecido, conforme as instruções constantes na área da pessoa candidata.
– A pessoa candidata não poderá se identificar, de qualquer forma, nos campos do formulário destinados às razões de seu recurso, sob pena de tê-lo indeferido se o fizer.
– Recursos cujo teor seja desrespeitoso, apresentados fora do prazo ou em formato diferente do previsto neste Edital, serão indeferidos.
– Não serão aceitos recursos enviados por fax, correio eletrônico, via postal ou entregues presencialmente, tampouco documentos adicionais anexados após o prazo recursal. 8.17.5.A resposta aos recursos será disponibilizada exclusivamente na área da pessoa candidata, no endereço eletrônico informado, não sendo fornecidas por telefone ou e-mail, nem encaminhadas individualmente às pessoas candidatas.
– Após a análise dos recursos contra o Gabarito Preliminar da Prova Objetiva, a Fundação Getulio Vargas poderá manter o gabarito, alterá-lo ou anular a questão.
– Todos os recursos apresentados tempestivamente serão analisados e as respostas serão divulgadas na área da pessoa candidata, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2
– Em caso de deferimento do recurso, a pontuação eventualmente revista será considerada para fins de classificação e o novo resultado será aplicado a todos os efeitos legais.
– O Gabarito Definitivo e Resultado Definitivo da Prova Objetiva serão divulgados na página oficial do Concurso Público Nacional Unificado, após a análise dos eventuais recursos interpostos contra o Gabarito Preliminar, na forma prevista neste Edital.
– Não caberá recurso sobre a decisão final. Em nenhuma hipótese, será aceito pedido de revisão de recurso contra o Gabarito Definitivo ou contra o Resultado Definitivo da Prova Objetiva.
Fonte Agência Gov
- Saúde6 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde4 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião4 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Transporte6 dias atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Trânsito4 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Geral6 dias atrás
Procon de Canoas intensifica fiscalizações para identificar irregularidades na venda de bebidas adulteradas