Comunidade
Lixo continua tomando conta da Rua da Barca, no bairro Harmonia
Assunto foi tema de representação na Justiça da Promotoria Especializada de Canoas
A equipe de O Timoneiro segue visitando os pontos mais extremos de abandono de Canoas. Na última semana, uma equipe visitou a rua da Barca, no bairro Harmonia, que liga a rua Operário Jesus até a BR-448.
A situação é normal até onde tem asfalto. Assim o trecho é descrito para os que não residem no bairro. A rua asfaltada, porém, segue até o limite dos trilhos onde circula o trem da América Latina Logística (ALL), transportador de cargas. No restante do trecho, até a BR-448, o caminho é seguido por chão batido, embora poucos se arrisquem a circular pelo local.
São incontáveis as sacolas de lixo que o local recebe. Além disso, é o destino final para galhos, móveis descartados, roupas, animais mortos e até um tronco de árvore arrancado. Mas a cena não é rara. Pontos de maior movimento como a rua República e a avenida Rio dos Sinos também estão cobertos de lixo.
Trem na ativa
Todos os locais acima citados têm um ponto em comum: avizinham os trilhos do trem. Na rua da Barca, em setembro de 2014, um dos trens da ALL com destino a Passo Fundo, carregado com 60 mil litros de gasolina e diesel, tombou no final da tarde. No episódio ninguém se feriu, mas o susto foi grande levando em consideração que os trilhos passam a poucos metros das residências.
Ministério Público
O advogado Nelson Machado Fagundes protocolou na Promotoria de Justiça do Ministério Público de Canoas uma representação pedindo soluções para o local. Citando a arrecadação municipal de aproximadamente R$ 1,6 bilhão, ele cobrou um retorno deste dinheiro em serviços. “Não poderá o Município ter uma arrecadação européia e prestar serviços à população de nível africano”, afirmou no texto.
“A comunidade do final da Rua da Barca, final da Vila Natal, bairro Mathias Velho, composta em sua maioria por famílias humildes, convive com um quadro tétrico e totalmente incompatível com a vida, sem segurança para os que lá moram, de modo especial as crianças, senhoras grávidas e pessoas doentes”, sustenta. “Junto às casas dos moradores, existe um valão a céu aberto, em que um manancial de água parada e podre, capaz de acomodar um criadouro adequado para mosquitos que infestam a área e trazem perigo continuado a todos que residem no local”, vai além.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) informou que “realiza o Choque de Limpeza em todos os quadrantes da cidade. O que significa que, a cada 30 dias, a equipe retorna ao local para a manutenção. Todas as vezes são retirados, em média, 50 caminhões-caçamba de lixo. A SMSU promove, ainda, o trabalho de conscientização com a comunidade quanto ao destino correto do lixo, além de fiscalizar a área para evitar o descarte irregular. A Prefeitura oferece cinco ecopontos instalados na cidade para que, gratuitamente, o cidadão possa destinar seu resíduo seco”, justificou.
“Não há necessidade de ocupações irregulares”, garante Prefeitura
Em setembro de 2015 cerca de 200 famílias ocupavam uma área da Prefeitura no loteamento Porto Belo. No dia 14 do mesmo mês, uma reintegração foi feita, deixando ao menos um ônibus queimado no local onde houve forte confronto dos moradores com a Brigada Militar.
O Timoneiro visitou a mesma área nesta semana que, cercada, serve agora apenas para o crescer da grama que já se faz alta no local. Em novo questionamento, a Prefeitura informou desta vez que em 2014 “a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação reassentou as famílias” dentro do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.
Em 2015, salienta, houve nova ocupação irregular na mesma área, “que é considerada de risco por estar sob a rede de alta tensão. Na ocasião, antes e mesmo depois da reintegração, a Prefeitura tentou realizar o cadastro social destas famílias, mas elas não aceitaram”.
Como a área é considerada de risco e imprópria para morar, a Prefeitura garante que irá fazer “um projeto paisagístico para embelezamento da área”, pontua sem dar maiores detalhes.
Mas uma atitude da Prefeitura chamou a atenção. Após responder os questionamentos de OT sobre a área, afirmou: “Vale ressaltar que em Canoas não há necessidade de ocupações irregulares, pois a Prefeitura promove políticas habitacionais proporcionando ao cidadão o acesso à moradia própria, por meio de sorteio público e de reassentando de famílias que vivem em áreas de risco, contribuindo para o resgate da dignidade destas pessoas”. A série Abandonados, veiculada por O Timoneiro, porém, tem encontrado lugar que o próprio órgão desconhece.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde6 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião6 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Trânsito6 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana