Eventos
Expointer é aberta oficialmente e projeta futuro de fortalecimento para o campo

Com a abertura oficial da 48ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesta sexta-feira, 5, mais uma edição da feira reforça a importância do campo e as possibilidades de um futuro promissor para o setor agropecuário. A solenidade começou com a execução do Hino Nacional pela banda marcial da Brigada Militar, acompanhada pelos cantores Pirisca Grecco e Ariane Winkler.
Com apresentações de grupos de dança e música típicos, o evento enalteceu a força do campo gaúcho para enfrentar obstáculos, superar crises e se reerguer, sempre com o olhar voltado para o futuro.
Em seu discurso, o governador Eduardo Leite destacou as ações do governo estadual em apoio aos produtores rurais e na ampliação das condições de produção no Rio Grande do Sul.
“A Expointer é o momento de celebrar tudo o que temos de melhor no campo gaúcho: a nossa capacidade de produzir, inovar e gerar riqueza. Mas é também o espaço de ouvir e valorizar as demandas legítimas dos nossos produtores, que sustentam o desenvolvimento do Rio Grande e do Brasil”, afirmou Leite.
“A dor dos nossos produtores é real, marcada por dívidas que se acumulam depois de sucessivas estiagens. Essas demandas justas não podem ser ofuscadas ou capturadas por tentativas de capitalização político-eleitoral, porque o que está em jogo é o futuro do nosso agro e da nossa economia”, completou.
Leite também ressaltou os avanços entregues pelo Estado nos últimos anos. Entre as medidas, citou a redução de 50% no crime de abigeato, com a criação de delegacias e patrulhas especializadas para proteger propriedades rurais; a retomada da capacidade de investimentos em estradas; a desburocratização de projetos de irrigação; e a execução do maior programa de recuperação e enriquecimento de solos da história gaúcha.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, reforçou o papel da Expointer como espaço de transformação e de esperança.
“Cada dívida não paga, cada safra perdida é também um golpe no coração do produtor que se considera responsável pela família, e teme falhar em seu papel. Mas, hoje não estamos aqui para nos afundar na dor, e sim para transformá-la em força. A Expointer existe para isso, ser o palco onde a esperança se faz presente, a recuperação encontra elementos concretos, a solidariedade e as soluções começam a germinar. É um ambiente para reconectar laços, promover renegociações e inspirar decisões que aliviem esta carga emocional e financeira. É a oportunidade coletiva de transformação”, afirmou Brum.
Entre as novidades desta edição, Brum citou a GurIA, ferramenta que auxilia os visitantes na circulação pelo parque, facilitando o acesso à programação e aos espaços, além da infraestrutura renovada, com ampliação das vagas de estacionamento e criação de novos ambientes de convivência.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, também ressaltou a relevância da agricultura familiar. “A Expointer é um retrato fiel do que o Rio Grande do Sul é, força, tradição, inovação e coragem. Hoje ao abrirmos oficialmente a 48ª edição, quero destacar um espaço que traduz a alma desta feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar.
Dos 365 mil estabelecimentos agropecuários, 293 mil são da agricultura familiar, um número que fala por si. É a base da nossa produção, da nossa economia e da identidade do povo gaúcho. Mesmo em momentos difíceis, tem mostrado que é o caminho para o desenvolvimento, a geração de renda e a retomada da confiança”, destacou Covatti.
Medalha Assis Brasil
Durante a cerimônia, também foram entregues as medalhas Assis Brasil, condecoração instituída em memória do mestre do ruralismo brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. A honraria é destinada a pessoas que se destacam por serviços excepcionais à agricultura e à pecuária, sendo concedida anualmente na abertura oficial da Expointer.
Este ano, foram homenageadas as seguintes personalidades:
- Paulo Roberto da Silva – engenheiro agrônomo
- Marcos Tang – presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac)
- Leonardo Lamachia – presidente da OAB-RS
A Expointer segue até domingo, 7, reunindo produtores, visitantes e expositores em um dos maiores encontros do agronegócio e da tradição gaúcha no Brasil.
Eventos
Conexões Sustentáveis realiza 4ª edição do Mutirão da Reciclagem em Canoas neste sábado, 29

O projeto Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem promove, neste sábado, 29, mais uma edição de atividades com a comunidade de Canoas. A Praça Rio Grande, no bairro Mathias Velho, recebe o evento, organizado pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) em parceria com a Petrobras, com foco em educação ambiental e incentivo à reciclagem.
A programação ocorre das 13h às 17h, é gratuita e aberta ao público. O encontro reúne música ao vivo, feira de artesanato, brinquedos e atividades infantis, além da troca de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos por brindes. Catadoras e catadores das cooperativas Coopcamate e Coopertec participam da ação, destacando o papel da categoria na cadeia da reciclagem.
O mutirão reforça a separação correta de resíduos como prática básica para melhorar o manejo de materiais, apoiar o trabalho dos catadores e contribuir para ações de preservação ambiental no município, especialmente após a tragédia climática registrada no Rio Grande do Sul em 2024.
“A cada edição do Mutirão da Reciclagem, podemos acompanhar que a mobilização das comunidades está crescendo. Separar os resíduos não é apenas um cuidado com o meio ambiente, mas qualidade de vida para os bairros e melhores condições de trabalho para os catadores”, afirma o presidente do ICS, Dione Manetti.
”Quando a população entende seu papel nesse processo, isso pode gerar uma grande transformação em toda a cidade”, explica.
Esta é a última edição do Mutirão da Reciclagem em 2025. Ao longo do ano, o projeto reuniu moradores, recolheu resíduos e promoveu plantio de mudas. Em 2026, a iniciativa terá continuidade, com expansão das atividades e a inclusão da cidade de Esteio no calendário.
Serviço:
4º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
Data: sábado, 29 de novembro de 2025
Horário: das 13h às 17h
Local: Praça Rio Grande – Avenida Rio Grande do Sul – Mathias Velho, Canoas
Comunicação – Instituto Caminhos Sustentáveis
Moreno Bastos – (11) 97325-7223
Eventos
BRDE marcará presença na Mercopar 2025 com foco em fortalecer a sustentabilidade no setor industrial

Contribuir para melhorar a competitividade do setor industrial a partir de um modelo que incorpore novas tecnologias, otimize o uso de recursosContribuir para melhorar a competitividade do setor industrial a partir de um modelo que incorpore novas tecnologias, otimize o uso de recursos e tenha maior eficiência enérgica. É com este propósito, assegurando maior sustentabilidade às indústrias gaúchas, que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) estará presente na Mercopar 2025, que inicia na próxima terça-feira, 14. Além das linhas de crédito específicas ao setor, o banco vai aproveitar a feira para reforçar o apoio às startups.
Os financiamentos para aquisição de máquinas e equipamentos, ampliação e montagens das linhas de produção, geração de energias com fontes renováveis e desenvolvimento de novos produtos estão entre as possibilidades de financiamento. O BRDE igualmente é referência no apoio à inovação, sendo o maior repassador nacional de recursos por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) há mais de uma década.
Ao longo dos quatro dias, o banco quer fortalecer também as parcerias com as startups. Além de divulgar a possiblidade de participação nos programas de aceleração, o foco é compartilhar as oportunidades de apoio aos negócios através dos fundos de investimentos dos quais o banco é cotista.
A feira
Além de patrocinador da feira, que acontece entre os dias 14 e 17 deste mês, o BRDE banco terá espaço de atendimento aos clientes e parceiros no Pavilhão Azul do Centro de Eventos Festa da Uva (estande T13). Neste ano, a partir de uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), um total de 31 micro e pequenas empresas gaúchas de 16 municípios terão a oportunidade de participar da Mercopar.
Considerada a maior feira voltada à inovação no setor industrial da América Latina, a Mercopar é promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs. O evento objetiva a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
Eventos
Presença de Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda promete agitar Feira do Livro de Canoas na quinta

Confira a programação completa desta quinta-feira, 9:
9h – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Carmen Lima | Anos Iniciais
9h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
10h15 – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
10h15 – Palestra | Auditório Sady Schiwitz | Educação Financeira – Banrisul (Sheila Oliveira) | Anos Finais e Ensino Médio
9h às 11h – Espetáculo de Dança | Área Central | Grupo Omo Odú – Dança das Nações: Canto das 3 Raças | Livre
13h30 – “ABC dos brinquedos: guia bilíngue da brincadeira” | Espaço do Escritor – Sessões de Autógrafos | Alunos do Colégio Leonardo da Vinci | Livre
14h – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Carmen Lima | Anos Iniciais
14h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
14h às 16h – Espetáculo de Dança | Área Central | Grupo Omo Odú – Dança das Nações: Canto das 3 Raças | Livre
15h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
15h30 – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Grupo Enredos & Acordes | Anos Iniciais
16h – Slam Entreverbo 2025 | Espaço do Escritor – Sessões de Autógrafos | Coletivo Entreverbo | Livre
16h – “Cuidar de si: guia do autocuidado” | Gisele dos Santos Rodrigues | Livre
18h às 20h – Sessão de Autógrafos | Espaço do Escritor | Pequenos autores, grandes histórias | Livre
19h30 – “Celebração de O tempo e o vento e os 120 anos de Erico Verissimo” | Teatro do SESC | Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda (com intérprete de Libras) | EJA / Adulto

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral5 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais





























































