Eventos
Expointer é aberta oficialmente e projeta futuro de fortalecimento para o campo

Com a abertura oficial da 48ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesta sexta-feira, 5, mais uma edição da feira reforça a importância do campo e as possibilidades de um futuro promissor para o setor agropecuário. A solenidade começou com a execução do Hino Nacional pela banda marcial da Brigada Militar, acompanhada pelos cantores Pirisca Grecco e Ariane Winkler.
Com apresentações de grupos de dança e música típicos, o evento enalteceu a força do campo gaúcho para enfrentar obstáculos, superar crises e se reerguer, sempre com o olhar voltado para o futuro.
Em seu discurso, o governador Eduardo Leite destacou as ações do governo estadual em apoio aos produtores rurais e na ampliação das condições de produção no Rio Grande do Sul.
“A Expointer é o momento de celebrar tudo o que temos de melhor no campo gaúcho: a nossa capacidade de produzir, inovar e gerar riqueza. Mas é também o espaço de ouvir e valorizar as demandas legítimas dos nossos produtores, que sustentam o desenvolvimento do Rio Grande e do Brasil”, afirmou Leite.
“A dor dos nossos produtores é real, marcada por dívidas que se acumulam depois de sucessivas estiagens. Essas demandas justas não podem ser ofuscadas ou capturadas por tentativas de capitalização político-eleitoral, porque o que está em jogo é o futuro do nosso agro e da nossa economia”, completou.
Leite também ressaltou os avanços entregues pelo Estado nos últimos anos. Entre as medidas, citou a redução de 50% no crime de abigeato, com a criação de delegacias e patrulhas especializadas para proteger propriedades rurais; a retomada da capacidade de investimentos em estradas; a desburocratização de projetos de irrigação; e a execução do maior programa de recuperação e enriquecimento de solos da história gaúcha.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, reforçou o papel da Expointer como espaço de transformação e de esperança.
“Cada dívida não paga, cada safra perdida é também um golpe no coração do produtor que se considera responsável pela família, e teme falhar em seu papel. Mas, hoje não estamos aqui para nos afundar na dor, e sim para transformá-la em força. A Expointer existe para isso, ser o palco onde a esperança se faz presente, a recuperação encontra elementos concretos, a solidariedade e as soluções começam a germinar. É um ambiente para reconectar laços, promover renegociações e inspirar decisões que aliviem esta carga emocional e financeira. É a oportunidade coletiva de transformação”, afirmou Brum.
Entre as novidades desta edição, Brum citou a GurIA, ferramenta que auxilia os visitantes na circulação pelo parque, facilitando o acesso à programação e aos espaços, além da infraestrutura renovada, com ampliação das vagas de estacionamento e criação de novos ambientes de convivência.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, também ressaltou a relevância da agricultura familiar. “A Expointer é um retrato fiel do que o Rio Grande do Sul é, força, tradição, inovação e coragem. Hoje ao abrirmos oficialmente a 48ª edição, quero destacar um espaço que traduz a alma desta feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar.
Dos 365 mil estabelecimentos agropecuários, 293 mil são da agricultura familiar, um número que fala por si. É a base da nossa produção, da nossa economia e da identidade do povo gaúcho. Mesmo em momentos difíceis, tem mostrado que é o caminho para o desenvolvimento, a geração de renda e a retomada da confiança”, destacou Covatti.
Medalha Assis Brasil
Durante a cerimônia, também foram entregues as medalhas Assis Brasil, condecoração instituída em memória do mestre do ruralismo brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. A honraria é destinada a pessoas que se destacam por serviços excepcionais à agricultura e à pecuária, sendo concedida anualmente na abertura oficial da Expointer.
Este ano, foram homenageadas as seguintes personalidades:
- Paulo Roberto da Silva – engenheiro agrônomo
- Marcos Tang – presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac)
- Leonardo Lamachia – presidente da OAB-RS
A Expointer segue até domingo, 7, reunindo produtores, visitantes e expositores em um dos maiores encontros do agronegócio e da tradição gaúcha no Brasil.
Eventos
EXPOINTER: Vencedores do Freio de Ouro serão conhecidos no sábado, 6

Após preparação intensa, treinos e disputas emocionantes nas classificatórias, a comunidade crioulista se volta para o momento mais aguardado do ano: a grande final do Freio de Ouro. A decisão acontece no sábado, 6 de setembro, a partir das 8h30min, na Arena do Cavalo Crioulo, durante a 48ª Expointer, em Esteio (RS).
“Será um Freio histórico. Foram quase mil animais correndo nas Classificatórias, por isso não temos favoritos. Todos chegam com altas médias. Tivemos grandes animais na Norte, excelentes animais na Sul e uma Classificatória Aberta com as maiores médias do circuito”, afirma o vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narciso Rosa.
As provas definirão, entre os 96 conjuntos inscritos (48 fêmeas e 48 machos), os vencedores do Freio de Ouro, Prata, Bronze e Alpaca. A disputa é considerada um dos três pilares da Raça Crioula, ao lado da Marcha da Resistência e da Morfologia. O dirigente destaca que, na grande final, além dos conjuntos brasileiros, correrão 15 que se habilitaram nas Classificatórias Internacionais (oito da Argentina e sete do Uruguai).
Isso demonstra que a raça Crioula tem elevado a régua quanto ao profissionalismo e quanto à quantidade de animais exponenciais que podem ganhar um Freio. “Trata-se de uma gama de apresentações e um nível profissional maravilhoso. Esperamos uma grande festa, digna do momento da Raça Crioula”, acrescentou Rosa.
As etapas da final do Freio de Ouro iniciam-se nesta terça-feira, 2, e se desenrolam durante a semana, com Morfologia, Andaduras/Figura/VSP/
Indicados pelo Colégio de Jurados e homologados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os responsáveis pela avaliação das fêmeas são Mário dos Santos Suñé, Rodrigo Diaz de Vivar e Telmo de Oliveira Peixoto. Na categoria machos, a tarefa é de Carlos Marques Gonçalves Neto, Federico Arguelles e Francisco Kessler Fleck, tendo Luciano Corrêa Passos como jurado reserva.
Calendário da ABCCC na 48ª Expointer
TERÇA-FEIRA – 02/09/2025
– 08h30min – Etapa morfológica – Categoria Fêmeas – 44º Freio de Ouro
– 13h30min – Etapa morfológica – Categoria Machos – 44º Freio de Ouro
QUARTA-FEIRA – 03/09/2025
– 08h30min – Andaduras/Figura/VSP/
– Sequência – Andaduras/Figura/VSP/
– 14h – Exame de admissão – Supercopa do Proprietário – Categorias A
Sequência Supercopa do Proprietário – Andaduras/Figura/Volta Sobre Patas (VSP)/Esbarradas Supercopa do Proprietário – Categorias A
QUINTA-FEIRA – 04/09/2025
– 08h30min – Andaduras/Figura/VSP/
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/
– 14h – Exame de admissão – Supercopa do Proprietário – Categorias B
Sequência Supercopa do Proprietário – Andaduras/Figura/VSP/
SEXTA-FEIRA – 05/09/2025
– 08h30min – Mangueira I – 44º Freio de Ouro
Sequência – Mangueira I – Supercopa do Proprietário – Categorias A e B
Sequência – Campo I – 44º Freio de Ouro
Sequência – Campo I – Supercopa do Proprietário – Categoria A
Sequência – Supercopa Paleteada – 1ª Fase
SÁBADO – 06/09/2025
– 08h30min – Fase Final Supercopa Freio do Proprietário – Mangueira II (10 conjuntos cat. A e 10 conjuntos cat. B)
Sequência – Bayard/Sarmento Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A e B
Sequência – Campo II Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A
Sequência – Final Supercopa Paleteada (8 duplas cat. A e 6 duplas cat. B)
– 14h – Mangueira II – Fase Final – 44º Freio de Ouro
Sequência – Abertura Oficial da Final do Freio de Ouro
Sequência – Bayard/Sarmento – Fase Final – 44º Freio de Ouro
Sequência – Campo II – Fase Final – 44º Freio de Ouro
Sequência – Confraternização e Encerramento 44º Freio de Ouro
Eventos
Canoas realiza 1º Fórum do Mercado Imobiliário com foco na melhoria dos processos do setor

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) promoveu, na manhã da terça-feira, 3, o 1º Fórum do Mercado Imobiliário de Canoas. O evento reuniu representantes do setor público e privado com o objetivo de discutir melhorias nos processos que envolvem o mercado imobiliário local. A iniciativa contou com apoio da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Canoas (ASSOCI), da SEACA, do CREA-RS e do SINDUSCON-RS.
O encontro teve a participação de corretores de imóveis, construtores, engenheiros, arquitetos, advogados e empresários ligados ao setor. A proposta central do fórum foi estimular o diálogo entre diferentes agentes envolvidos na cadeia imobiliária, visando a identificação de gargalos e a busca de soluções conjuntas para otimizar fluxos e reduzir retrabalho.
Segundo o vice-presidente da Diretoria de Desenvolvimento Urbano da CICS, Renan Zancanaro, a iniciativa foi idealizada com a proposta de aproximar os setores público e privado. “A intenção é construir alternativas colaborativas que melhorem os trâmites e a eficiência nos processos do setor imobiliário da cidade”, afirmou.
Como painelistas do evento, participaram o secretário de Desenvolvimento Urbano de Canoas, Marcos Daniel, servidores dos setores responsáveis por aprovação e fiscalização de projetos da Prefeitura e o representante do Registro de Imóveis de Canoas, Thiago Souza, segundo substituto do cartório.
Durante o fórum, foram apresentados os principais pontos de impugnação identificados tanto pela Prefeitura quanto pelo Registro de Imóveis, que muitas vezes resultam em retrabalho e atrasos na tramitação de processos.
A partir do encontro, foi anunciado que será formado um grupo de trabalho com representantes da CICS, Prefeitura, Registro de Imóveis e demais entidades do setor. O objetivo é promover melhorias contínuas por meio do levantamento de demandas e da proposição de soluções práticas.
A CICS pretende realizar novas edições do fórum em intervalos trimestrais, como forma de dar continuidade ao diálogo e acompanhar a implementação das medidas discutidas.
Eventos
VIII Congresso Internacional Sociology of Law acontece nesta terça-feira, 3

O Unilasalle convida a comunidade para prestigiar a cerimônia de abertura do VIII Congresso Internacional Sociology of Law, nesta quarta-feira, 3, às 19 horas, no Salão de Atos da Universidade La Salle.
A solenidade de abertura contará com a conferência “Giustizia Sociale e Cambiamento Climatico: Costituente Terra”, proferida pelo renomado Professor Luigi Ferrajoli. Na sequência, será realizada a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Luigi Ferrajoli.
Programação:
- Data: 03 de setembro de 2025
- 19h: Cerimônia de abertura do congresso e conferência do Prof. Luigi Ferrajoli – Salão de Atos
- 20h30: Solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Luigi Ferrajoli – Salão de Atos
- 22h: Coquetel de confraternização – Espaço Multicultural
- Local: Universidade La Salle – Av. Victor Barreto, 2288, Canoas/RS
Confira a programação completa do VIII Congresso Internacional Sociology of Law em:
- Geral1 semana atrás
Canoas receberá nova fábrica do Grupo InBetta como parte de investimento de R$ 405 milhões na Região Metropolitana
- Trânsito1 semana atrás
Viaduto da Metrovel terá alterações no trânsito no final de semana; confira
- Estado1 semana atrás
Rio Grande do Sul registra 76 mil novas vagas formais até julho de 2025
- Comércio1 semana atrás
Campanha Ganha-Ganha Canoas visa movimentar o comércio em setembro
- Geral1 semana atrás
Resíduos são transformados em autorretratos que revelam expectativas de participantes do curso de Pintor Industrial no IFRS-Campus Canoas
- Geral1 semana atrás
Canoas visita a Federação Nacional das Apaes em Brasília
- Eventos1 semana atrás
Gincana Inclusiva promove diversão e integração na 28ª Semana da Pessoa com Deficiência em Canoas
- Educação1 semana atrás
XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil