Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Eventos

Expointer é aberta oficialmente e projeta futuro de fortalecimento para o campo

Redação

Publicado

em

Expointer é aberta oficialmente e projeta futuro de fortalecimento para o campo

Com a abertura oficial da 48ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesta sexta-feira, 5, mais uma edição da feira reforça a importância do campo e as possibilidades de um futuro promissor para o setor agropecuário. A solenidade começou com a execução do Hino Nacional pela banda marcial da Brigada Militar, acompanhada pelos cantores Pirisca Grecco e Ariane Winkler.

Com apresentações de grupos de dança e música típicos, o evento enalteceu a força do campo gaúcho para enfrentar obstáculos, superar crises e se reerguer, sempre com o olhar voltado para o futuro.

Em seu discurso, o governador Eduardo Leite destacou as ações do governo estadual em apoio aos produtores rurais e na ampliação das condições de produção no Rio Grande do Sul.

“A Expointer é o momento de celebrar tudo o que temos de melhor no campo gaúcho: a nossa capacidade de produzir, inovar e gerar riqueza. Mas é também o espaço de ouvir e valorizar as demandas legítimas dos nossos produtores, que sustentam o desenvolvimento do Rio Grande e do Brasil”, afirmou Leite.

“A dor dos nossos produtores é real, marcada por dívidas que se acumulam depois de sucessivas estiagens. Essas demandas justas não podem ser ofuscadas ou capturadas por tentativas de capitalização político-eleitoral, porque o que está em jogo é o futuro do nosso agro e da nossa economia”, completou.

Leite também ressaltou os avanços entregues pelo Estado nos últimos anos. Entre as medidas, citou a redução de 50% no crime de abigeato, com a criação de delegacias e patrulhas especializadas para proteger propriedades rurais; a retomada da capacidade de investimentos em estradas; a desburocratização de projetos de irrigação; e a execução do maior programa de recuperação e enriquecimento de solos da história gaúcha.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, reforçou o papel da Expointer como espaço de transformação e de esperança.

“Cada dívida não paga, cada safra perdida é também um golpe no coração do produtor que se considera responsável pela família, e teme falhar em seu papel. Mas, hoje não estamos aqui para nos afundar na dor, e sim para transformá-la em força. A Expointer existe para isso, ser o palco onde a esperança se faz presente, a recuperação encontra elementos concretos, a solidariedade e as soluções começam a germinar. É um ambiente para reconectar laços, promover renegociações e inspirar decisões que aliviem esta carga emocional e financeira. É a oportunidade coletiva de transformação”, afirmou Brum.

Entre as novidades desta edição, Brum citou a GurIA, ferramenta que auxilia os visitantes na circulação pelo parque, facilitando o acesso à programação e aos espaços, além da infraestrutura renovada, com ampliação das vagas de estacionamento e criação de novos ambientes de convivência.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, também ressaltou a relevância da agricultura familiar. “A Expointer é um retrato fiel do que o Rio Grande do Sul é, força, tradição, inovação e coragem. Hoje ao abrirmos oficialmente a 48ª edição, quero destacar um espaço que traduz a alma desta feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar.

Dos 365 mil estabelecimentos agropecuários, 293 mil são da agricultura familiar, um número que fala por si. É a base da nossa produção, da nossa economia e da identidade do povo gaúcho. Mesmo em momentos difíceis, tem mostrado que é o caminho para o desenvolvimento, a geração de renda e a retomada da confiança”, destacou Covatti.

Medalha Assis Brasil

Durante a cerimônia, também foram entregues as medalhas Assis Brasil, condecoração instituída em memória do mestre do ruralismo brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. A honraria é destinada a pessoas que se destacam por serviços excepcionais à agricultura e à pecuária, sendo concedida anualmente na abertura oficial da Expointer.

Este ano, foram homenageadas as seguintes personalidades:

  • Paulo Roberto da Silva – engenheiro agrônomo
  • Marcos Tang – presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac)
  • Leonardo Lamachia – presidente da OAB-RS

A Expointer segue até domingo, 7, reunindo produtores, visitantes e expositores em um dos maiores encontros do agronegócio e da tradição gaúcha no Brasil.

Eventos

Conexões Sustentáveis realiza 4ª edição do Mutirão da Reciclagem em Canoas neste sábado, 29

Redação

Publicado

em

O projeto Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem promove, neste sábado, 29, mais uma edição de atividades com a comunidade de Canoas. A Praça Rio Grande, no bairro Mathias Velho, recebe o evento, organizado pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) em parceria com a Petrobras, com foco em educação ambiental e incentivo à reciclagem.

A programação ocorre das 13h às 17h, é gratuita e aberta ao público. O encontro reúne música ao vivo, feira de artesanato, brinquedos e atividades infantis, além da troca de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos por brindes. Catadoras e catadores das cooperativas Coopcamate e Coopertec participam da ação, destacando o papel da categoria na cadeia da reciclagem.

O mutirão reforça a separação correta de resíduos como prática básica para melhorar o manejo de materiais, apoiar o trabalho dos catadores e contribuir para ações de preservação ambiental no município, especialmente após a tragédia climática registrada no Rio Grande do Sul em 2024.

“A cada edição do Mutirão da Reciclagem, podemos acompanhar que a mobilização das comunidades está crescendo. Separar os resíduos não é apenas um cuidado com o meio ambiente, mas qualidade de vida para os bairros e melhores condições de trabalho para os catadores”, afirma o presidente do ICS, Dione Manetti.

”Quando a população entende seu papel nesse processo, isso pode gerar uma grande transformação em toda a cidade”, explica.

Esta é a última edição do Mutirão da Reciclagem em 2025. Ao longo do ano, o projeto reuniu moradores, recolheu resíduos e promoveu plantio de mudas. Em 2026, a iniciativa terá continuidade, com expansão das atividades e a inclusão da cidade de Esteio no calendário.

Serviço:
4º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
Data: sábado, 29 de novembro de 2025
Horário: das 13h às 17h
Local: Praça Rio Grande – Avenida Rio Grande do Sul – Mathias Velho, Canoas

Comunicação – Instituto Caminhos Sustentáveis
Moreno Bastos – (11) 97325-7223

Continuar a ler

Eventos

BRDE marcará presença na Mercopar 2025 com foco em fortalecer a sustentabilidade no setor industrial

Redação

Publicado

em

BRDE marcará presença na Mercopar 2025 com foco em fortalecer a sustentabilidade no setor industrial

Contribuir para melhorar a competitividade do setor industrial a partir de um modelo que incorpore novas tecnologias, otimize o uso de recursosContribuir para melhorar a competitividade do setor industrial a partir de um modelo que incorpore novas tecnologias, otimize o uso de recursos e tenha maior eficiência enérgica. É com este propósito, assegurando maior sustentabilidade às indústrias gaúchas, que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) estará presente na Mercopar 2025, que inicia na próxima terça-feira, 14. Além das linhas de crédito específicas ao setor, o banco vai aproveitar a feira para reforçar o apoio às startups.

Os financiamentos para aquisição de máquinas e equipamentos, ampliação e montagens das linhas de produção, geração de energias com fontes renováveis e desenvolvimento de novos produtos estão entre as possibilidades de financiamento. O BRDE igualmente é referência no apoio à inovação, sendo o maior repassador nacional de recursos por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) há mais de uma década.

Ao longo dos quatro dias, o banco quer fortalecer também as parcerias com as startups. Além de divulgar a possiblidade de participação nos programas de aceleração, o foco é compartilhar as oportunidades de apoio aos negócios através dos fundos de investimentos dos quais o banco é cotista.

A feira

Além de patrocinador da feira, que acontece entre os dias 14 e 17 deste mês, o BRDE banco terá espaço de atendimento aos clientes e parceiros no Pavilhão Azul do Centro de Eventos Festa da Uva (estande T13). Neste ano, a partir de uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), um total de 31 micro e pequenas empresas gaúchas de 16 municípios terão a oportunidade de participar da Mercopar.

Considerada a maior feira voltada à inovação no setor industrial da América Latina, a Mercopar é promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs. O evento objetiva a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

Continuar a ler

Eventos

Presença de Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda promete agitar Feira do Livro de Canoas na quinta

Redação

Publicado

em

Presença de Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda promete agitar Feira do Livro de Canoas na quinta
A 40ª Feira do Livro de Canoas segue na quinta-feira, 9, com uma programação diversificada que promete encantar públicos de todas as idades. Entre os destaques do dia estão as apresentações do Grupo Omo Odú – Dança das Nações: Canto das 3 Raças, na área central da Praça da Emancipação, e a celebração dos 120 anos de Erico Verissimo, com a presença de Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda, no Teatro do Sesc, a partir das 19h30.

Confira a programação completa desta quinta-feira, 9:

9h – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Carmen Lima | Anos Iniciais
9h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
10h15 – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
10h15 – Palestra | Auditório Sady Schiwitz | Educação Financeira – Banrisul (Sheila Oliveira) | Anos Finais e Ensino Médio
9h às 11h – Espetáculo de Dança | Área Central | Grupo Omo Odú – Dança das Nações: Canto das 3 Raças | Livre
13h30 – “ABC dos brinquedos: guia bilíngue da brincadeira” | Espaço do Escritor – Sessões de Autógrafos | Alunos do Colégio Leonardo da Vinci | Livre
14h – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Carmen Lima | Anos Iniciais
14h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
14h às 16h – Espetáculo de Dança | Área Central | Grupo Omo Odú – Dança das Nações: Canto das 3 Raças | Livre
15h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
15h30 – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Grupo Enredos & Acordes | Anos Iniciais
16h – Slam Entreverbo 2025 | Espaço do Escritor – Sessões de Autógrafos | Coletivo Entreverbo | Livre
16h – “Cuidar de si: guia do autocuidado” | Gisele dos Santos Rodrigues | Livre
18h às 20h – Sessão de Autógrafos | Espaço do Escritor | Pequenos autores, grandes histórias | Livre
19h30 – “Celebração de O tempo e o vento e os 120 anos de Erico Verissimo” | Teatro do SESC | Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda (com intérprete de Libras) | EJA / Adulto

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques