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17/09/2025
 

Serviços

Programa “Portas Abertas” apresenta estrutura e investimentos da Corsan à imprensa

Redação

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No sábado, 24, a Corsan realizou mais uma edição do programa Portas Abertas, com visita guiada à sede da empresa e ao Centro de Operações Integradas (COI), no centro de Porto Alegre, e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas.

A atividade reuniu profissionais da imprensa de diversos veículos da Região Metropolitana, Vales do Paranhana e dos Sinos, com o objetivo de apresentar a estrutura da Companhia, seus processos operacionais e os indicadores que
orientam a prestação dos serviços de saneamento no Rio Grande do Sul.

“O programa Portas Abertas é muito importante para nós porque nos aproxima da comunidade. Acreditamos que compartilhar conhecimento e informações qualifica não só o trabalho da Companhia, mas também o trabalho do jornalismo, que tem papel fundamental na transmissão da informação como bem coletivo. Nossa lógica aqui é, de fato, estar de portas abertas. Queremos que vocês se sintam à vontade, conheçam nossas operações e compreendam o processo como um todo”, afirmou a presidente da Corsan, Samanta Takimi, na abertura do evento.

O Portas Abertas promove visitas de estudantes, autoridades, representantes comunitários e jornalistas às unidades operacionais da Corsan, como Estações de Tratamento de Água e Esgoto, unidades regionais, além do Centro de Operações Integradas (COI).

Inovação e tecnologia em saneamento

Durante a visita, os participantes conheceram o funcionamento do COI, responsável pelo monitoramento em tempo real da operação nos 317 municípios atendidos pela Companhia. A unidade centraliza informações sobre pressão nas redes, consumo de energia, uso de insumos e qualidade da água e do esgoto.

“O principal objetivo é identificar anomalias antes mesmo de o cliente perceber, minimizando os impactos ao usuário”, explicou o gerente do COI, Fabiano Vianna, durante a visita.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande

À tarde, foi a vez da visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas. Inaugurada em 7 de abril de 1998, essa ETE possui capacidade licenciada para tratar até 22.464 m³ de esgoto por dia, o equivalente a 260 litros por segundo.

O coordenador de Operações da estação, Rodrigo Krentz, conduziu os convidados pelos processos realizados dentro da ETE, que aplica metodologias integradas para tratar o esgoto, incluindo etapas físicas, químicas e biológicas. Segundo Krentz, a ETE Mato Grande gera cerca de 600 toneladas mensais de lodo, que são reaproveitadas em compostagem orgânica por cooperativas da agricultura familiar. O reaproveitamento do material evita o descarte em aterros e dá destinação sustentável ao resíduo gerado pelo tratamento de esgoto.

Representando a Corsan, participaram do evento Anajara Moreira, André Borges, Cíntia Kovaski, Cristina Oliveira, Márcio Galarça e Renata Rohde. Também estiveram presentes representantes dos veículos do Grupo Sinos, O Timoneiro, Seguinte, O Alvoradense, Porto Alegre 24 Horas, Independente, Rádio Nascente, Rádio Comunidade e Regional FM.

Investimento e expansão

A Corsan, sob gestão da Aegea desde julho de 2023, trabalha para promover uma transformação do saneamento básico no Rio Grande do Sul. Presente em 317 municípios, a Companhia reforça diariamente seu compromisso com o bem-estar de mais de 6 milhões de pessoas, por meio de investimentos, tecnologia de ponta e foco em resultados concretos.

A Companhia já investiu R$ 2,1 bilhões até 2024 e prevê aplicar R$ 15 bilhões no Estado até 2033. O objetivo é cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que estabelece a universalização do acesso à água potável (99%) e à coleta e tratamento de esgoto (90%) até o final da década.

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Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

Redação

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Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

A partir da próxima segunda feira, 15, a Corsan realiza o “Feirão de Negociação Farroupilha”, onde serão oferecidas condições especiais para clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto.

Os descontos podem chegar a 60% do valor original de faturas vencidas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. Estão aptos a aderir clientes das categorias residencial, comercial e industrial – com exceção de imóveis públicos – que tenham dívidas em atraso há mais de 30 dias. A feira de negociação se estende até o dia 30 de setembro.

Os pagamentos podem ser feitos à vista, via Pix; no cartão de crédito (em até 12 vezes); ou parcelado diretamente nas próximas faturas mensais, em até 60 parcelas.

“Buscamos permanentemente alternativas que auxiliem nossos clientes a quitarem seus débitos, sejam eles mais antigos ou recentes. Ao oferecermos condições diferenciadas, entendemos que também ajudamos a evitar o acúmulo de dívidas futuras”, destaca o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.

Para participar, os consumidores devem procurar atendimento nas lojas físicas da Corsan ou entrar em contato pelo call center 0800.646.6444 (ligação gratuita).

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Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

Redação

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Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, está usando geradores de hipoclorito de sódio para o tratamento da água, em substituição ao gás cloro. Esta alternativa, desenvolvida na própria estação, mantém a eficácia de desinfecção e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de utilizados em saneamento.

“É um processo limpo e sem emissões tóxicas ao meio ambiente”, destaca o coordenador de qualidade da Corsan, Stiven Lusani.

A mudança faz parte do programa implementada gradualmente pela Corsan em 132 estações de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 40 milhões, a mudança beneficia diretamente a rotina dos técnicos, que agora trabalham com produto livre de toxicidade e que favorece também a proteção da natureza.

Lusani explica que o hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece risco no manuseio. “O ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia”, diz ele.

O supervisor destaca, ainda, que o hipoclorito traz sustentabilidade, economia e autonomia operacional. “Ao mesmo tempo em que garante para a comunidade uma água tratada com mais confiabilidade, menor risco ambiental e regularidade no abastecimento”, completa.

Como funciona o tratamento

A Corsan produz hipoclorito de sódio de baixa concentração para ser utilizado para desinfecção da água. O processo ocorre por eletrólise, a partir da aplicação de corrente elétrica sobre uma solução de água e sal (cloreto de sódio). O resultado é uma solução de hipoclorito pronta para dosagem.

Outro benefício é a possibilidade de produzir o hipoclorito sob demanda, sem depender de fornecedores externos ou transporte de produtos perigosos.

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Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários 

Redação

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Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários 

Até o final de 2025, Canoas contará com uma nova unidade do Tudo Fácil, espaço que concentra em um único local os serviços públicos estaduais mais procurados pelos cidadãos. Ele ficará localizado em um espaço de aproximadamente 365m², no segundo andar do Canoas Shopping. A expectativa é que ocorram um média de 380 atendimentos diários.

Serão oferecidos mais de 50 serviços presenciais  e outros 750 online, entre eles:

  • Confecção de carteira de identidade

  • Serviços do Detran

  • IPE Saúde

  • IPE Previdência

  • Passe livre intermunicipal para pessoas de baixa renda portadoras de deficiência

  • Serviços do rs.gov.br.

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)

O atendimento presencial será realizado por profissionais treinados e também estará disponível o  autoatendimento em estações dotadas de computadores para acesso à Internet e rs.gov.br.

“Acreditamos que o Shopping deve ser um espaço onde as pessoas possam usufruir de serviços, resolver questões do dia a dia, acessar lazer e gastronomia de qualidade e encontrar produtos que estão precisando. O Tudo Fácil será mais um componente nesse processo que está transformando o Canoas Shopping”, destaca o Gerente Geral do Empreendimento, Rodrigo Miranda.

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