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31/07/2025
 

Serviços

Programa “Portas Abertas” apresenta estrutura e investimentos da Corsan à imprensa

Redação

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No sábado, 24, a Corsan realizou mais uma edição do programa Portas Abertas, com visita guiada à sede da empresa e ao Centro de Operações Integradas (COI), no centro de Porto Alegre, e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas.

A atividade reuniu profissionais da imprensa de diversos veículos da Região Metropolitana, Vales do Paranhana e dos Sinos, com o objetivo de apresentar a estrutura da Companhia, seus processos operacionais e os indicadores que
orientam a prestação dos serviços de saneamento no Rio Grande do Sul.

“O programa Portas Abertas é muito importante para nós porque nos aproxima da comunidade. Acreditamos que compartilhar conhecimento e informações qualifica não só o trabalho da Companhia, mas também o trabalho do jornalismo, que tem papel fundamental na transmissão da informação como bem coletivo. Nossa lógica aqui é, de fato, estar de portas abertas. Queremos que vocês se sintam à vontade, conheçam nossas operações e compreendam o processo como um todo”, afirmou a presidente da Corsan, Samanta Takimi, na abertura do evento.

O Portas Abertas promove visitas de estudantes, autoridades, representantes comunitários e jornalistas às unidades operacionais da Corsan, como Estações de Tratamento de Água e Esgoto, unidades regionais, além do Centro de Operações Integradas (COI).

Inovação e tecnologia em saneamento

Durante a visita, os participantes conheceram o funcionamento do COI, responsável pelo monitoramento em tempo real da operação nos 317 municípios atendidos pela Companhia. A unidade centraliza informações sobre pressão nas redes, consumo de energia, uso de insumos e qualidade da água e do esgoto.

“O principal objetivo é identificar anomalias antes mesmo de o cliente perceber, minimizando os impactos ao usuário”, explicou o gerente do COI, Fabiano Vianna, durante a visita.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande

À tarde, foi a vez da visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas. Inaugurada em 7 de abril de 1998, essa ETE possui capacidade licenciada para tratar até 22.464 m³ de esgoto por dia, o equivalente a 260 litros por segundo.

O coordenador de Operações da estação, Rodrigo Krentz, conduziu os convidados pelos processos realizados dentro da ETE, que aplica metodologias integradas para tratar o esgoto, incluindo etapas físicas, químicas e biológicas. Segundo Krentz, a ETE Mato Grande gera cerca de 600 toneladas mensais de lodo, que são reaproveitadas em compostagem orgânica por cooperativas da agricultura familiar. O reaproveitamento do material evita o descarte em aterros e dá destinação sustentável ao resíduo gerado pelo tratamento de esgoto.

Representando a Corsan, participaram do evento Anajara Moreira, André Borges, Cíntia Kovaski, Cristina Oliveira, Márcio Galarça e Renata Rohde. Também estiveram presentes representantes dos veículos do Grupo Sinos, O Timoneiro, Seguinte, O Alvoradense, Porto Alegre 24 Horas, Independente, Rádio Nascente, Rádio Comunidade e Regional FM.

Investimento e expansão

A Corsan, sob gestão da Aegea desde julho de 2023, trabalha para promover uma transformação do saneamento básico no Rio Grande do Sul. Presente em 317 municípios, a Companhia reforça diariamente seu compromisso com o bem-estar de mais de 6 milhões de pessoas, por meio de investimentos, tecnologia de ponta e foco em resultados concretos.

A Companhia já investiu R$ 2,1 bilhões até 2024 e prevê aplicar R$ 15 bilhões no Estado até 2033. O objetivo é cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que estabelece a universalização do acesso à água potável (99%) e à coleta e tratamento de esgoto (90%) até o final da década.

Serviços

Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira

Redação

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Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira

A Prefeitura de Canoas informou que a partir desta semana, a cidade passa a contar com uma nova organização dos setores de coleta de resíduos domiciliares. A mudança, conforme a gestão municipal, visa otimizar o serviço, melhorar a cobertura e garantir mais eficiência no recolhimento do lixo.

Com o novo cronograma, alguns bairros que anteriormente contavam com coleta domiciliar regular passaram a dispor de contêineres disponíveis em tempo integral. Essa alteração foi pensada para oferecer mais praticidade aos moradores e agilidade na limpeza urbana.

Os horários da coleta foram ajustados em diversos setores. Para facilitar a adaptação da população, o novo mapa já está disponível com a setorização atualizada, que pode ser acessado pelo link: www.canoas.rs.gov.br/servicos/coleta-domiciliar-e-condominios.

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Passe livre para pessoas com deficiência e baixa renda passa a ser oferecido nas unidades do Tudo Fácil 

Redação

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Passe livre para pessoas com deficiência e baixa renda passa a ser oferecido nas unidades do Tudo Fácil 

A partir desta segunda-feira, 28, pessoas com deficiência (PcD) e baixa renda poderão solicitar e receber o passe livre intermunicipal diretamente nas unidades do Tudo Fácil.

O novo serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O benefício garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e baixa renda que atendam aos critérios legais, promovendo inclusão e mobilidade social. A medida integra o projeto de ampliação e modernização das centrais de atendimento Tudo Fácil, no eixo de integração de serviços públicos previsto no Mapa Estratégico do governo do Estado. A inclusão desse serviço fortalece o compromisso das centrais com a universalização de acesso, além de reforçar sua relevância social.

A oferta do serviço nas centrais Tudo Fácil descentraliza o atendimento, amplia o acesso e facilita o dia a dia dos cidadãos, concentrando serviços essenciais em um único local. O fluxo foi estruturado pelas equipes da SPGG e da Faders, com capacitação dos atendentes, materiais de apoio e integração ao sistema de gestão.

Sobre o Tudo Fácil

As unidades Tudo Fácil, vinculadas à SPGG, têm como objetivo reunir e disponibilizar, em um só lugar, diversos serviços públicos presenciais e digitais. A estrutura das centrais amplia o alcance do atendimento, facilita o acesso do cidadão e promove a descentralização dos serviços essenciais.

O Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes, na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Em breve, a rede contará com uma unidade em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

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Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

Redação

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Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

O governo do Estado assinou, na quinta-feira, 24, o contrato para a instalação da primeira unidade da Central de Atendimento Tudo Fácil em Canoas. A nova unidade será instalada no Canoas Shopping, na região central da cidade, e faz parte do plano de expansão e modernização da rede de atendimento ao cidadão no Rio Grande do Sul.

Com área aproximada de 354 metros quadrados, o espaço contará com um investimento de R$ 250 mil por parte do Estado e R$ 1,8 milhão da iniciativa privada, totalizando mais de R$ 2 milhões para sua implantação. A unidade vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e cerca de 750 serviços on-line, como a confecção da carteira de identidade, com foco também em orientação digital, inclusão e cidadania.

O ato de assinatura foi realizado no próprio Canoas Shopping e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, do prefeito de Canoas, Airton Souza, e de representantes do setor privado. Leite destacou que o Tudo Fácil representa uma mudança na lógica do serviço público. “O Estado precisa se adaptar à vida das pessoas – e não o contrário. Essa unidade é um exemplo de parceria e inovação para facilitar a vida da população”, afirmou.

A secretária Danielle Calazans enfatizou que o objetivo é reunir, em um só lugar, serviços do Estado, do município e de concessionárias, promovendo facilidade e acesso. “O público poderá inclusive aprender a utilizar os serviços digitais com apoio presencial”, disse.

Para o diretor do AD Shopping, Mário Gonçalo Cunha de Almeida, abrigar a nova unidade é motivo de orgulho. “É uma iniciativa democrática, que resolve problemas e também ensina. Isso é cidadania na prática”, destacou.

Canoas é o terceiro município mais populoso do Rio Grande do Sul e tem o terceiro maior PIB do Estado, segundo o Atlas Socioeconômico de 2021. Para o prefeito Airton Souza, a instalação da unidade representa mais um passo na reconstrução da cidade.

“Especialmente após as enchentes, esse serviço vem ao encontro da necessidade de atender com dignidade a população”, afirmou.

A unidade Tudo Fácil em Canoas tem previsão de início das atividades ainda em 2025.

 

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