Segurança Pública
Operação Guarda na Área tem primeira atuação no bairro Fátima, em Canoas

Os agentes da Guarda Municipal (GM) executaram, na tarde de quinta-feira, 6, a primeira edição da Operação Guarda na Área. O contigente de equipes esteve concentrado na região da Praça Elísio Costa, no bairro Fátima, antes da saída para os pontos mapeados com a circulação em vias como a Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, Rua Ana Maria e adjacências do Parque Eduardo Gomes.
Durante o patrulhamento ostensivo, os guardas identificaram um total de 23 pessoas e abordaram 13 motocicletas e dois automóveis. Uma motocicleta acabou recolhida ao depósito por irregularidades na documentação. A ação contou com apoio de uma equipe de agentes de Trânsito.
O planejamento das ações operacionais são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), com base nos indicadores criminais apurados por meio do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC). Os pontos estratégicos são estipulados a partir das estatisticas levantadas, periodicamente, com as ocorrências registradas nos respectivos bairros. A primeira operação mobilizou cerca de 20 homens com uso de cinco viaturas (quatro da GM e uma do Trânsito) e quatro motocicletas.
“A atividade de hoje marca o pontapé inicial de uma série de operações que vamos realizar, semanalmente, sempre baseadas nos dados do Observatório de Segurança. São fornecidos todos os detalhes da área, a região e o horário das ocorrências. Estamos no bairro Fátima, mediante uma série de situações recentes que andaram acontecendo, como roubos a pedestre e a estabelecimentos comerciais. E a Guarda Municipal (GM) está hoje aqui para reafirmar o nosso compromisso com a segurança e a comunidade”, afirma o diretor da GM, Tailor Moreira.
Iniciativa
A Operação Guarda na Área busca reforçar a sensação de segurança por meio da manutenção da ordem e garantia do cumprimento da lei. Ainda busca reforçar a presença da GM dentro das comunidades promovendo a aproximação da corporação com a comunidade. O secretário da SMSP, Major Alberto Rocha, destaca que a iniciativa busca estreitar a união entre a comunidade e o Poder Público através da presença da GM.
“A Guarda na Área busca repelir a criminalidade e reprimir os criminosos ou aqueles que estejam em situação de ilícito, traficando, furtando, bebendo e importunando, para justamente dar maior sensação de segurança e de tranquilidade para as comunidades. E principalmente para os canoenses que utilizam os parques e praças públicas, que são lugares para famílias e não criminosos”, destaca.
Segurança Pública
Rio Grande do Sul registra queda nas mortes violentas durante o Carnaval 2026

O número de mortes violentas durante o Carnaval de 2026 apresentou redução de 9,1% no Rio Grande do Sul em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul apontam que, entre a sexta-feira, 13, e as 19h desta terça-feira, 17, foram registradas 20 ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais, os chamados CVLIs.
Do total, 18 casos foram homicídios, um feminicídio e um latrocínio. No Carnaval de 2025, haviam sido contabilizadas 22 ocorrências, sendo 19 homicídios.
Na comparação com 2024, a redução é ainda mais significativa. Naquele ano, no mesmo intervalo de sexta a terça-feira de Carnaval, foram registradas 42 mortes violentas, incluindo 34 homicídios dolosos e três feminicídios. A queda chega a 52,4% em relação ao período.
Reforço na segurança
A diminuição nos índices ocorre em meio ao reforço das ações das forças de segurança durante o período festivo. No início de fevereiro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul iniciou a Operação Carnaval Seguro, coordenada pelo Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis.
A iniciativa tem como foco intensificar medidas preventivas e repressivas no combate à violência doméstica, familiar e contra a mulher. Durante o mês, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher ampliaram diligências, prisões e ações integradas com a rede de proteção, além de reforçar o atendimento e acolhimento às vítimas. A operação segue até o fim das festividades, em 18 de fevereiro.
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul também ampliou o efetivo e a presença ostensiva nas ruas. O policiamento a pé foi intensificado, com foco na prevenção e na proteção de foliões, especialmente de grupos considerados mais vulneráveis. O planejamento incluiu atuação conjunta com organizadores de eventos em diversas cidades do Estado.
Telefones de emergência
• Polícia Civil: 197
• Disque-denúncia da SSP: 181
• Polícia Civil (WhatsApp e Telegram): (51) 98444-0606
• Delegacia on-line: www.delegaciaonline.rs.gov.br
• Denúncia digital: www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
• Brigada Militar: 190
• Corpo de Bombeiros: 193
• Comando Rodoviário da Brigada Militar: 198
• Denarc: 0800 0518 518
• Defesa Civil Estadual: 199
Segurança Pública
Governo do Estado anuncia novos nomes para a gestão da Brigada Militar no RS

O governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou na última quinta-feira 12, os nomes que irão assumir o comando da Brigada Militar. A mudança ocorre após a passagem para a reserva remunerada do comandante-geral, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, e do subcomandante-geral, coronel PM Douglas da Rosa Soares.
Para a função de comandante-geral foi escolhido o coronel PM Luigi Gustavo Pereira, que até então ocupava o cargo de chefe do Estado-Maior da corporação. Como subcomandante-geral, assume o coronel PM Jorge Dirceu Abreu Silva Filho. Já o posto de chefe do Estado-Maior passa a ser ocupado pelo coronel PM Álvaro Martinelli.
A nova equipe passa a conduzir a instituição em uma nova etapa administrativa, mantendo as ações estratégicas e operacionais que vêm sendo desenvolvidas no Rio Grande do Sul.
Segurança Pública
Rio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade

Desde julho de 2025, os cidadãos que já possuíam documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul passaram a contar com um novo sistema para solicitar a Carteira de Identidade Nacional de forma mais rápida e simplificada. A ferramenta, chamada Identidade Fácil, foi liberada no dia 24 de julho de 2025 e permite que grande parte do processo seja realizada de forma online.
O serviço está disponível no site identidadefacil.rs.gov.br, com acesso por computador ou celular. O aplicativo Identidade Fácil também pode ser baixado na App Store e na Google Play Store.
A iniciativa é do governo do Estado, liderado por Eduardo Leite, e é considerada pioneira no país. O projeto é desenvolvido em parceria entre o Instituto-Geral de Perícias e a Procergs, responsável pela tecnologia da informação do Estado.
Com o novo sistema, o preenchimento de dados ocorre de forma online, incluindo o envio digital da certidão de nascimento ou de casamento com matrícula. O modelo tradicional de agendamento, presencial ou online, segue disponível para quem não se enquadra nos critérios da nova plataforma.
A etapa presencial continua obrigatória nos postos de identificação, restrita à coleta biométrica das digitais e à fotografia. A proposta é reduzir filas e ampliar a oferta de horários. O comparecimento é agendado por meio de formulário disponível na própria plataforma.
De acordo com o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan,
“A medida buscou ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera, otimizando processos internos e aumentando o fluxo de emissões da Carteira de Identidade Nacional.”
Para utilizar o Identidade Fácil, foi exigida conta ativa no portal gov.br.
Documentos necessários
Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados/viúvos: Certidão de casamento;
Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.

Serviços1 semana atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Segurança Pública1 semana atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade

Saúde1 dia atrásComitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20
Educação1 semana atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Educação5 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Esporte1 semana atrásCanoas abre inscrições para uso de quadras e centros esportivos em 2026

Habitação1 semana atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Saúde2 dias atrásCremers anuncia interdição parcial do Hospital Universitário a partir das 11h de sexta-feira, 20

























































