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13/03/2025
 

Serviços

Coleta de lixo domiciliar com contêineres de Canoas será ampliada para o bairro Marechal Rondon

Redação

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Coleta de lixo domiciliar com contêineres de Canoas será ampliada para o bairro Marechal Rondon

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, está ampliando o serviço de coleta de resíduos orgânicos domiciliares por meio de contêineres, para o bairro Marechal Rondon.

O serviço passará a ser realizado em 37 ruas do bairro e os contêineres já estão sendo colocados nas vias. Além do bairro Marechal Rondon, 15 ruas do Centro, que eram atendidas pelo mesmo sistema apenas em alguns trechos, terão o serviço ampliado, aumentando a área de cobertura.

O secretário municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, Sérgio Giugno, afirma que a ampliação da área da cidade coberta pelo serviço de coleta com contêineres não vai gerar custos extras para a população e será viabilizada com a estrutura já disponível.

“Nas ruas que já eram atendidas pela coleta conteinerizada, eles eram instalados em pares, um contêiner para rejeito orgânico e outro para rejeito reciclável. A partir dessa ampliação, o serviço de coleta conteinerizada atenderá somente à coleta de resíduos orgânicos; isso se dará pela retirada do contêiner anteriormente usado para os recicláveis, que passarão a receber apenas os resíduos orgânicos, mas instalados na nova área do contrato. Teremos então um contêiner em cada local de coleta, inicialmente, com possíveis ajustes futuros, caso haja necessidade em função da demanda. A coleta de recicláveis não vai sofrer alterações nestes locais. Seguem as diretrizes de coleta hoje praticadas.”

Os contêineres estão sendo posicionados a uma distância aproximada de 50 metros entre si. A ideia é que os moradores próximos tenham que caminhar no máximo cerca de 25 metros para depositar seu lixo. Nas ruas que passarão a receber o serviço a população já está sendo avisada pela Prefeitura.

O secretário Giugno reforça que nas ruas onde os contêineres já foram colocados já é possível depositar o lixo orgânico diretamente neles. Nas outras os moradores devem continuar seguindo o procedimento normal. O esvaziamento dos contêineres se dará em dias intercalados ou, caso o contêiner esteja cheio antes do prazo determinado, deverá ser coletado antes.

Ruas que receberão contêineres

Bairro Marechal Rondon

  • Avenida Inconfidência
  • Rua General Salustiano
  • Avenida Santos Ferreira
  • Rua Olavo Ferreira
  • Rua Felipe de Noronha
  • Rua Inácio de Castilhos
  • Rua Marquês do Herval
  • Rua Afonso Dias
  • Rua Santini Longoni
  • Rua La Salle
  • Rua Cel. Ricardo Machado
  • Rua Irmão Guilherme
  • Rua José Florindo Dias
  • Rua Barão do Largo
  • Rua Plácido de Castro
  • Rua São Pedro
  • Rua São Caetano
  • Rua São Bernardo
  • Rua Santo André
  • Rua Duque de Caxias
  • Rua Santa Vitória
  • Rua Santa Cecília
  • Rua Pinto Bandeira
  • Rua Dona Rafaela
  • Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira
  • Rua Sé
  • Rua Austrália
  • Rua Major Sezefredo
  • Rua América
  • Rua Irmão Pedro
  • Rua Antônio Fonseca Barcelos
  • Rua Irmão Valentim Schneider
  • Rua Clemente Luís
  • Rua Senador Alberto Pasqualini
  • Rua Diana Terra
  • Rua Gurupi
  • Rua Sebastião

Centro

  • Rua Mathias Velho
  • Avenida Brasil
  • Rua Frederico Guilhereme Ludwig
  • Rua Ângelo Possebon
  • Rua Domingos Martins
  • Rua Coelho Neto
  • Rua Luiz de Camões
  • Rua Vasco da Gama
  • Rua Euclides da Cunha
  • Rua César Lates
  • Rua Coronel Vicente
  • Rua São Luiz
  • Rua Coronel Marcelino
  • Rua Lenine Nequete
  • Rua Araçá

Serviços

Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

Redação

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Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

A Prefeitura de Canoas informa que, em função do Carnaval, não haverá expediente nas repartições públicas nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de março, respectivamente. Serviços e atividades essenciais funcionarão normalmente. Confira o que funciona e quais serviços estarão fechados ou em regime de plantão neste Carnaval:

SAÚDE
– Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) atende 24 horas pelo fone 192
– Hospitais Nossa Senhora das Graças (HNSG), Pronto-Socorro (HPSC) e Hospital Universitário (HU) atenderão normalmente
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão atendimento normal 24 horas
– Unidades de saúde dos bairros ficarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Centros de testagem de vacina e vacinação ficarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Farmácias básicas estarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia

EDUCAÇÃO
– As escolas municipais não terão atividades.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
– Restaurante Popular estará funcionando normalmente de segunda a sábado, das 11h30 às 13h
– Albergue Municipal funcionará normalmente todos os dias das 19h às 7h.

OBRAS E RECONSTRUÇÃO
– A Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução não terá atividades administrativas no Carnaval; equipes estarão de sobreaviso para o caso de intercorrências climáticas.

BEM-ESTAR ANIMAL
– No sábado, domingo, segunda e terça-feira o plantão de urgência será das 10h às 22h
– Na quarta-feira atendimento será normal, a partir das 8h.

MEIO AMBIENTE
– Os parques da cidade ficarão abertos normalmente das 6h às 23h; equipes de fiscalização atenderão em regime de plantão no telefone 153.
– Minizoo terá funcionamento normal (terça a domingo das 10h às 16h, fechado nas segundas-feiras).

SEGURANÇA PÚBLICA
– Guarda Municipal trabalhará normalmente com plantão 24 horas pelo telefone 153.

DEFESA CIVIL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
– A Defesa Civil trabalharã com plantão 24 horas; o contato pode ser feito por mensagens ou ligações para o WhatsApp (51) 98255-0805.

CULTURA E TURISMO
– As unidades de cultura do Município não terão eventos neste Carnaval.

ESPORTE E LAZER
– As unidades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer não terão atividades.

CIDADANIA, MULHER E INCLUSÃO
– A Secretaria Municipal da Cidadania, Mulher e Inclusão não terá programação no Carnaval; denúncias de violência doméstica podem ser feitas para o telefone 190, com atendimento 24 horas.

CONSELHO TUTELAR
– No sábado e domingo o Conselho Tutelar atenderá no plantão 24 horas pelo telefone (51) 99327-5389; na segunda e terça-feira o atendimento será pelo telefone (51) 3425-7613 até as 18h, e depois disso pelo telefone do plantão: (51) 99327-5389.

MOBILIDADE URBANA
– Na segunda-feira todas as linhas seguirão a tabela horária de sábado; na terça-feira será aplicada a tabela horária de domingo; e na quarta-feira o transporte retornará a sua programação normal. O telefone do plantão da secretaria é o 156.

FAZENDA
– Atendimento online através do site www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda.

SERVIÇOS E ZELADORIA URBANA
– A coleta de lixo residencial e conteinerizado será normal durante o feriado. Todos os ecopontos da cidade funcionarão normalmente.

CEMITÉRIOS
– Os cemitérios municipais estarão abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h; plantão para sepultamentos acontece diretamente nos cemitérios das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
– A fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação estará de plantão no telefone (51) 98255-1745. O Escritório do Empreendedor estará fechado.

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Serviços

Secretaria de Assistência Social comunica mudança de sistema do CadÚnico

Redação

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Secretaria de Assistência Social comunica mudança de sistema do CadÚnico

A Secretaria de Assistência Social comunica a população do município de Canoas que, entre os dias 1º e 17 de março, o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico), passará por uma atualização, ficando indisponível para todo Brasil. Durante esse processo, não haverá a possibilidade de realizar cadastro, atualizar ou consultar. Conforme informações do governo federal, os benefícios seguirão sendo concedidos normalmente.

A mudança da plataforma tem como foco oferecer mais qualidade nos serviços, segurança e agilidade, além de diminuir os riscos de fraude. A orientação repassada às famílias é que busquem, até o dia 27 de fevereiro nos postos especializados, a Folha de Resumo.

“O CadÚnico presta um serviço de extrema importância para a população, precisamos manter todos informados do processo de melhorias do novo sistema”, registra o secretário da pasta, Márcio Freitas.

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População pode acompanhar a qualidade da água em 141 pontos de controle

Redação

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População pode acompanhar a qualidade da água em 141 pontos de controle

A Corsan iniciou nesta quinta-feira, 20, a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQ) da água na Região Metropolitana. O primeiro aparelho fica em frente à Prefeitura de Canoas, junto à Praça da Emancipação. O equipamento coleta amostras para análises da Companhia e permite que a população tenha acesso rápido aos parâmetros físico-químicos da água distribuída no município.

Com a câmera do celular, poderá ser acessado o QR Code impresso no equipamento, que direciona para a página de controle de qualidade da água. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolherá a cidade e o período que desejar consultar, e o arquivo com as análises estará disponível. A Companhia irá instalar 141 PCQs em nove cidades da Região Metropolitana. Em Canoas, serão 28 unidades e em Alvorada, 18. Em Viamão, Cachoeirinha, Esteio e Gravataí, serão 14 pontos de coleta e em Eldorado do Sul, Guaíba e Sapucaia do Sul, 13 aparelhos.

“A Companhia sempre prima pela transparência e qualidade de seus serviços para a população. Esses equipamentos são um dos modos que a comunidade possa ter acesso aos testes realizados por nós todos os dias. Nossos consumidores têm acesso fácil, podem acompanhar nossos padrões de qualidade e consultar sempre que acharem necessidade. É importante ter o retorno da população, pois queremos sempre melhorar ainda mais nossas entregas para todos”, diz a gerente regional de relações institucionais da Corsan, Renata Rohde.

A Corsan mantém um rigoroso controle de qualidade da água, com aproximadamente 100 parâmetros exigidos em diversos pontos da rede de distribuição, o que garante que a água fornecida atenda aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Transparência

Ao todo, a Corsan instalará 460 PCQs em pontos de grande circulação de pessoas em diversas cidades gaúchas para ampliar o monitoramento e a transparência no controle de potabilidade da água. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em garantir excelência nos serviços prestados a 6,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul.

Monitoramento

No Centro de Operações Integradas da Corsan (COI), os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões em casos de alertas.

A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 871 poços artesianos e 139 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e no tratamento de esgoto.

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