Conecte-se conosco

header-top







 

06/09/2026
 

Cultura

Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País

Redação

Publicado

em

Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País

O Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe, de 9 a 12 de dezembro, o Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com palestras, espetáculo de dança, debates online e performances.

Temas como território, corporalidades, envelhecimento, preservação ambiental, inclusão e convivência entre diferentes serão tratados por meio de ações presenciais e online.

Pensadores de várias partes do País foram convidados a responder à pergunta: De onde você está, que futuro você vê?, convocando múltiplas vozes para auxiliarem a vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

“Canoas foi um local fortemente afetado. Então, notou-se a urgência de reunir artistas, agentes culturais, pensadores e pensadoras para nos ajudarem a compreender como distintos territórios, sujeitos e saberes têm vislumbrado os novos dias que nos esperam”, afirma Isabela Silveira, Analista de Cultura do Sesc Canoas.

“Este colóquio celebra a potência da cultura como campo essencial para conectarmos passado e presente na produção de novos significados de futuro”, completa.

Presenças ilustres

Um dos destaques da programação é a escritora Elisama Santos, referência nacional em parentalidade, saúde mental, comunicação não violenta e educação emocional. Apresentadora do GNT e autora dos best sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), a baiana vem a Canoas pela primeira vez e discutirá sobre diálogo, afetos e futuro.

A jornalista gaúcha Isabel Ferrari também participará do evento com uma palestra gratuita sobre inclusão amorosa, abordando o tema da maternidade atípica, que ela vem trabalhando desde o nascimento do filho Pedro, diagnosticado com autismo não verbal.

Ação online

Na ação online, que acontece na quarta-feira, 11, agentes culturais de todo o País realizarão performances e discussões sobre o tema do futuro, das 9h às 19h30. Os encontros contarão com a facilitação gráfica de Pablito Aguiar, ilustrador gaúcho conhecido por contar visualmente histórias de personagens reais.

A jornalista Eliane Brum, premiada por uma série de livros-reportagem, encerrará o bate-papo. A programação completa pode ser conferida a seguir. As informações sobre os ingressos estão disponíveis abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (51) 3456-2013.

Programação completa

09/12 (segunda-feira)

  • Palestra “Inclusão Amorosa”, com Isabel Ferrari (RS)
  • Horário: 19h30
  • Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
  • Ingressos: Gratuitos, com retirada 30 minutos antes do início na bilheteria do Teatro

No bate-papo, Isabel abordará suas temáticas de seu trabalho e vivência, que perpassam a transversalidade entre educação e cultura, para pensar na construção de futuros mais inclusivos.

Depois de conhecer de perto as dificuldades, os desafios e perceber o que é preciso para criar um ambiente amoroso e acolhedor para todos, Isabel resolveu contar sua história.

Há 4 anos virou palestrante e resolveu dividir suas experiências como mãe atípica, e falar de diversidade e pluralidade para todos. Uma oportunidade para o público pensar em soluções e sonhar com um mundo mais empático, humano e sensível.

10/12 (terça-feira)

  • Espetáculo de dança “Novos Velhos Corpos 50+”, de Suzi Weber (RS)
  • Horário: 15h
  • Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
  • Ingressos: A partir de R$20, adquiridos pelo site https://ecommerce.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS

“Novos Velhos Corpos 50+ Sustentar e Abraçar” é uma proposta de coreografia manifesto que mistura a dança com música ao vivo, teatro e imagens de vídeo.

Tem por tema a longevidade e celebra a dança e a vida, buscando desafiar preconceitos e estereótipos sobre o envelhecimento, propondo relações entre corpos idosos que se movem com prazer, sensualidade, humor e leveza.

Os artistas profissionais que compõem o elenco dançam sobre suas forças e fragilidades, simbolizadas nas relações entre aproximações, afastamentos e jogos de novos velhos corpos.

11/12 (quarta-feira)

  • Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com agentes culturais
  • Local: Online – no canal do Sesc RS no Youtube
  • Inscrição: Pelo formulário https://forms.gle/yEwjkRq9JV338VmCA

Pessoas de várias partes do País estarão reunidas para responder a essa pergunta-convite, convocando múltiplas vozes para vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

  • 9h – Com falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados pensadores de Norte a Sul do País. Entre eles, o pesquisador Leandro de Paula (RJ) para falar sobre religiosidade; o dançarino e pesquisador Edu O. (BA) para falar sobre dança e deficiência; Mãe Irene (RS), matriarca do Samba de Canoas; e Luciano Wieser (RS), fundador do Grupo De Pernas pro Ar.
  • 12h – Performance TOMORA, de Silvana Rodrigues (RS), com uma performance-almoço compartilhada com os ouvintes.
  • 14h – Em novo bloco de falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados: Artur de Mari (RS), jovem cantor e ativista dos direitos das pessoas com deficiência; Cléber Ferreira (AM), artista da cena e presidente da Federação de Teatro do Amazonas; Hisan Silva (BA), estilista e criador da marca de moda Dendezeiro; Rui Moreira (RJ), dançarino e pesquisador de dança; Anna Beatriz e José Venâncio (CE), representantes da Fundação Casa Grande, gerida por crianças e adolescentes do sertão do Cariri.
  • 18h30 –  Performance de Agnes Cardoso (RS), criando uma poesia a partir das falas dos convidados.
  • 19h – Fala final de Eliane Brum (AM), escritora, jornalista e documentarista, idealizadora, fundadora e diretora de redação da Sumaúma – jornalismo do centro do mundo.

12/12 (quinta-feira)

“Conversas corajosas – construindo um futuro de diálogos afetivos e efetivos”, com Elisama Santos (SP/BA)

  • Horário: 19h30
  • Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
  • Ingressos: A partir de R$40, adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/ ou em qualquer Unidade do Sesc/RS

Pela primeira vez em Canoas, Elisama Santos falará sobre futuro, incluindo a necessidade de diálogo com quem amamos e com a gente mesmo para construir caminhos de diálogos francos e efetivos.

Autora dos best-sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), publicados pela Paz e Terra, ela é reconhecida como uma referência no tema e por acreditar na empatia e na compaixão como poderosas ferramentas de transformação social.

Em seu programa, SAC das Emoções (GNT), responde as dúvidas de pais e educadores de maneira simples, leve e direta e compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo.

Cultura

Domingo no Parque terá Cia Show 4 entre as atrações em Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A Cia Show 4 é a terceira atração artística confirmada para o Domingo no Parque, que será realizado no dia 6 de setembro, no Parque de Eventos Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita. O grupo se apresenta ao lado de Guri de Uruguaiana e Luiza Barbosa.

A programação ocorre das 9h às 18h e também terá Encontro de Motos, Feira de Expositores, food trucks, beer trucks e brinquedos infláveis.

O evento reúne atividades de música, gastronomia e entretenimento ao longo do dia. A entrada é destinada ao público em geral.

Para o prefeito Rodrigo Battistella, a programação busca proporcionar um momento de convivência e lazer para toda a comunidade.

“Estamos preparando um Domingo no Parque para toda a família. A cada nova atração confirmada, nossa programação fica ainda mais especial. A Cia Show 4 chega para trazer muita animação e fazer todo mundo cantar e dançar junto. Queremos que os moradores aproveitem esse dia, encontrem os amigos e vivam bons momentos em Nova Santa Rita.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rodrigo Feijó, destaca a importância de reunir diferentes atividades e atrações para movimentar o município.

“O Domingo no Parque também é uma oportunidade de movimentar a economia local, valorizar nossos empreendedores e proporcionar um espaço de convivência para a comunidade. Estamos preparando uma programação que reúne música, gastronomia, expositores e entretenimento, criando um ambiente para que as famílias possam aproveitar o dia e também conhecer e prestigiar os negócios locais.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a diversidade da programação.

“Estamos construindo uma programação bastante diversificada, com atrações musicais, cultura, gastronomia, expositores e atividades para as crianças. A Cia Show 4 vem para completar esse time de atrações e garantir muita animação durante o evento.”

A programação do Domingo no Parque ainda terá novas atrações anunciadas nos próximos dias. A proposta é reunir a comunidade em um domingo de música, cultura, lazer, gastronomia e diversão para toda a família.

Continuar a ler

Cultura

Festival de Cinema de Canoas abre inscrições para curtas-metragens até 20 de setembro

Avatar

Publicado

em

O 4º Festival de Cinema de Canoas abriu as inscrições gratuitas para a mostra competitiva. Realizadores audiovisuais do Rio Grande do Sul podem inscrever curtas até 20 de setembro. O festival será realizado de 11 a 15 de novembro, em Canoas.

Podem ser inscritos curtas de até 25 minutos, produzidos a partir de janeiro de 2024. As produções serão classificadas nos gêneros Animação, Documentário, Experimental e Ficção.

A competição terá quatro categorias: Estadual, Municipal, para produções e diretores de Canoas, Universitária e Estudantil. Os filmes da categoria Estudantil já foram selecionados durante a mostra Curta Fecic, realizada em julho.

Cada realizador poderá inscrever até dois curtas, inclusive produções que ainda estejam em processo de finalização.

Programação

A programação do festival contará com sessões de cinema, debates, oficinas, palestras e homenagens. As atividades estão previstas para ocorrer na região central de Canoas, em locais como o Teatro do Sesc Canoas, o Auditório Sady Schwitz e a Casa de Artes Vila Mimosa. Outros espaços ainda estão em negociação.

Segundo a organização, a intenção é ampliar a realização das atividades para diferentes espaços culturais e de convivência do município.

Premiação

Os curtas selecionados serão avaliados por um Júri Técnico, um Júri da Crítica e pelo público, que formará o Júri Popular. Entre as premiações estão Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Atuação, Trilha Sonora e Desenho de Som.

Ao todo, serão entregues 32 troféus nas diferentes categorias da competição.

O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do Festival de Cinema de Canoas.

Continuar a ler

Cultura

Fábrica de Gaiteiros abre inscrições gratuitas para crianças e jovens em Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o projeto Fábrica de Gaiteiros, que passa a oferecer aulas gratuitas de gaita de oito baixos em Nova Santa Rita. A iniciativa é destinada a crianças e jovens de 7 a 15 anos.

As atividades serão realizadas na Casa de Cultura Viva Iolanda Ramos. O projeto oferece aprendizado musical com foco em um instrumento tradicional da música regional gaúcha. As aulas serão conduzidas por professores e coordenadas pelo músico Renato Borghetti.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a iniciativa amplia o acesso de crianças e jovens às atividades culturais.

“A Fábrica de Gaiteiros chega para oferecer aos nossos jovens uma oportunidade muito especial de aprender música e, ao mesmo tempo, conhecer e valorizar uma parte importante da nossa cultura. É uma iniciativa que pode despertar novos talentos e aproximar ainda mais as nossas crianças das atividades culturais.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, também comentou sobre a iniciativa.

“Ter um projeto como a Fábrica de Gaiteiros em Nova Santa Rita é motivo de muita satisfação. Além do aprendizado musical, as crianças terão contato com a nossa cultura e com um instrumento que faz parte da identidade do Rio Grande do Sul. Queremos que cada vez mais jovens tenham acesso a oportunidades como essa.”

Inscrições

Podem participar crianças e jovens entre 7 e 15 anos. As aulas são gratuitas e serão realizadas na Casa de Cultura Viva Iolanda Ramos.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://app.fabricadegaiteiros.com.br/#/inscricao.

Em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo atende pelo telefone (51) 97400-8045.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto