Cultura
Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País
O Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe, de 9 a 12 de dezembro, o Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com palestras, espetáculo de dança, debates online e performances.
Temas como território, corporalidades, envelhecimento, preservação ambiental, inclusão e convivência entre diferentes serão tratados por meio de ações presenciais e online.
Pensadores de várias partes do País foram convidados a responder à pergunta: De onde você está, que futuro você vê?, convocando múltiplas vozes para auxiliarem a vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
“Canoas foi um local fortemente afetado. Então, notou-se a urgência de reunir artistas, agentes culturais, pensadores e pensadoras para nos ajudarem a compreender como distintos territórios, sujeitos e saberes têm vislumbrado os novos dias que nos esperam”, afirma Isabela Silveira, Analista de Cultura do Sesc Canoas.
“Este colóquio celebra a potência da cultura como campo essencial para conectarmos passado e presente na produção de novos significados de futuro”, completa.
Presenças ilustres
Um dos destaques da programação é a escritora Elisama Santos, referência nacional em parentalidade, saúde mental, comunicação não violenta e educação emocional. Apresentadora do GNT e autora dos best sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), a baiana vem a Canoas pela primeira vez e discutirá sobre diálogo, afetos e futuro.
A jornalista gaúcha Isabel Ferrari também participará do evento com uma palestra gratuita sobre inclusão amorosa, abordando o tema da maternidade atípica, que ela vem trabalhando desde o nascimento do filho Pedro, diagnosticado com autismo não verbal.
Ação online
Na ação online, que acontece na quarta-feira, 11, agentes culturais de todo o País realizarão performances e discussões sobre o tema do futuro, das 9h às 19h30. Os encontros contarão com a facilitação gráfica de Pablito Aguiar, ilustrador gaúcho conhecido por contar visualmente histórias de personagens reais.
A jornalista Eliane Brum, premiada por uma série de livros-reportagem, encerrará o bate-papo. A programação completa pode ser conferida a seguir. As informações sobre os ingressos estão disponíveis abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (51) 3456-2013.
Programação completa
09/12 (segunda-feira)
- Palestra “Inclusão Amorosa”, com Isabel Ferrari (RS)
- Horário: 19h30
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: Gratuitos, com retirada 30 minutos antes do início na bilheteria do Teatro
No bate-papo, Isabel abordará suas temáticas de seu trabalho e vivência, que perpassam a transversalidade entre educação e cultura, para pensar na construção de futuros mais inclusivos.
Depois de conhecer de perto as dificuldades, os desafios e perceber o que é preciso para criar um ambiente amoroso e acolhedor para todos, Isabel resolveu contar sua história.
Há 4 anos virou palestrante e resolveu dividir suas experiências como mãe atípica, e falar de diversidade e pluralidade para todos. Uma oportunidade para o público pensar em soluções e sonhar com um mundo mais empático, humano e sensível.
10/12 (terça-feira)
- Espetáculo de dança “Novos Velhos Corpos 50+”, de Suzi Weber (RS)
- Horário: 15h
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: A partir de R$20, adquiridos pelo site https://ecommerce.sesc-rs.com.
br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS
“Novos Velhos Corpos 50+ Sustentar e Abraçar” é uma proposta de coreografia manifesto que mistura a dança com música ao vivo, teatro e imagens de vídeo.
Tem por tema a longevidade e celebra a dança e a vida, buscando desafiar preconceitos e estereótipos sobre o envelhecimento, propondo relações entre corpos idosos que se movem com prazer, sensualidade, humor e leveza.
Os artistas profissionais que compõem o elenco dançam sobre suas forças e fragilidades, simbolizadas nas relações entre aproximações, afastamentos e jogos de novos velhos corpos.
11/12 (quarta-feira)
- Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com agentes culturais
- Local: Online – no canal do Sesc RS no Youtube
- Inscrição: Pelo formulário https://forms.gle/
yEwjkRq9JV338VmCA
Pessoas de várias partes do País estarão reunidas para responder a essa pergunta-convite, convocando múltiplas vozes para vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
- 9h – Com falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados pensadores de Norte a Sul do País. Entre eles, o pesquisador Leandro de Paula (RJ) para falar sobre religiosidade; o dançarino e pesquisador Edu O. (BA) para falar sobre dança e deficiência; Mãe Irene (RS), matriarca do Samba de Canoas; e Luciano Wieser (RS), fundador do Grupo De Pernas pro Ar.
- 12h – Performance TOMORA, de Silvana Rodrigues (RS), com uma performance-almoço compartilhada com os ouvintes.
- 14h – Em novo bloco de falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados: Artur de Mari (RS), jovem cantor e ativista dos direitos das pessoas com deficiência; Cléber Ferreira (AM), artista da cena e presidente da Federação de Teatro do Amazonas; Hisan Silva (BA), estilista e criador da marca de moda Dendezeiro; Rui Moreira (RJ), dançarino e pesquisador de dança; Anna Beatriz e José Venâncio (CE), representantes da Fundação Casa Grande, gerida por crianças e adolescentes do sertão do Cariri.
- 18h30 – Performance de Agnes Cardoso (RS), criando uma poesia a partir das falas dos convidados.
- 19h – Fala final de Eliane Brum (AM), escritora, jornalista e documentarista, idealizadora, fundadora e diretora de redação da Sumaúma – jornalismo do centro do mundo.
12/12 (quinta-feira)
“Conversas corajosas – construindo um futuro de diálogos afetivos e efetivos”, com Elisama Santos (SP/BA)
- Horário: 19h30
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: A partir de R$40, adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/
espetaculosculturais/ ou em qualquer Unidade do Sesc/RS
Pela primeira vez em Canoas, Elisama Santos falará sobre futuro, incluindo a necessidade de diálogo com quem amamos e com a gente mesmo para construir caminhos de diálogos francos e efetivos.
Autora dos best-sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), publicados pela Paz e Terra, ela é reconhecida como uma referência no tema e por acreditar na empatia e na compaixão como poderosas ferramentas de transformação social.
Em seu programa, SAC das Emoções (GNT), responde as dúvidas de pais e educadores de maneira simples, leve e direta e compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo.
Cultura
Projeto lança edital para convocação de arte-educadores em Canoas
O Bi-Bi – Jornada de Alfabetização – projeto de biblioteca móvel itinerante em escolas públicas iniciado em 2023 – inicia mais uma edição no Rio Grande do Sul e traz novidades. Para contribuir com a alfabetização dos alunos do 1º ao 4º ano, o projeto lançou o edital para convocação de arte-educadores.
Será oferecida para as escolas selecionadas a presença do profissional que, utilizando recursos e ferramentas artísticas, atuarão semanalmente durante seis meses a partir do mês de abril, para auxiliar as crianças que apresentam maior dificuldade de aprendizado durante as aulas.
As inscrições pelos profissionais interessados devem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro através do link disponível na página da Amora Produções Culturais: https://tr.ee/Yc8AmmSSuu.
Enchentes
Devido às enchentes em maio de 2024, muitas escolas foram totalmente atingidas resultando na precarização do ensino. A convocatória do arte-educador tem por objetivo dar suporte às crianças de algumas destas escolas contempladas pelo projeto nos municípios de Porto Alegre, Canoas e Montenegro.
O Bi-Bi também atuará diretamente em bibliotecas escolares, e a partir de março realizará melhorias na ambientação e nas estruturas atingidas (pintura, compra de tapetes, puffs, mesas, estantes), além de doação de livros, os mesmos que fazem parte do acervo da biblioteca móvel.
De abril a setembro, uma biblioteca móvel pretende circular e visitar as escolas de Porto Alegre, Canoas e Montenegro, oferecer apresentações teatrais e convidar crianças e adolescentes a conhecerem novas histórias através do incentivo à leitura e contação de histórias. O projeto Bi-Bi pretende impactar 1.500 alunos e 90 professores e é voltada, principalmente, às crianças de 6 a 10 anos de idade.
“O Bibi é um projeto que tem como objetivo consolidar o acesso à cultura, enriquece o aprendizado e ajuda a desmistificar o senso que o acesso à leitura é restrito. Iniciamos esse projeto em 2023, durante a pandemia e, desde lá, realizamos mais de 40 apresentações em escolas de todo o país e em regiões em situação de vulnerabilidade social”, explica Luciana Tondo, da Amora Produções Culturais, responsável pela execução do Bi-bi – Jornada de Alfabetização.
Com um acervo formado por obras que fazem parte do Clube de Leitura ODS, alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a biblioteca móvel será palco de leituras encenadas.
Nas escolas visitadas, uma apresentação teatral contará a história de uma personagem que mergulha no universo da leitura e descobre que ela pode ter a profissão que ela quiser. Através do teatro e da contação de histórias, a obra aborda a importância da leitura e do contato com livros para o aprendizado.
Para os professores, será oferecida uma capacitação para trabalhar com A Hora do Conto em sala de aula. Com o intuito de prepará-los para trabalharem de forma lúdica e criativa a literatura junto aos alunos, as atividades serão realizadas em dois turnos, onde os professores trabalharão com a contação e criação de histórias, bem como, práticas e jogos teatrais.
Edições anteriores
O projeto Bi-bi surgiu durante a pandemia com o objetivo de oferecer arte a quem não tinha acesso às lives virtuais. A proposta inicial era distribuir livros nos portões das residências e, com a retomada do presencial, evoluiu para a execução em versão itinerante, presencial e totalmente gratuita em escolas, e agora ganha nova edição.
Entre os anos de 2023 e 2024, o Bi-bi já esteve presente em sete cidades do país. Aproximadamente 3.500 crianças e 300 professores foram alcançados diretamente durante a primeira edição do projeto, que aconteceu em Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Triunfo/RS, Montenegro/RS, Santa Maria/RS, Campinas/SP e Salto/SP.
O projeto conta com a produção da Amora Produções Culturais e patrocínio da empresa John Deere via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Escolas contempladas:
Escola Luterana Comunitária Ensino Fundamental São Mateus (Canoas)
Escola Comunitária de Ensino Fundamental Santa Cruz (Canoas)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa (Porto Alegre/Sarandi)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antonio Giudice (Porto Alegre/Humaitá)
Escola Estadual Cristóvão Colombo (Porto Alegre/Sarandi)
EEEF Aurélio Porto (Montenegro)
Cultura
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
Raça Negra apresenta em Canoas, na sexta-feira dia 14 de fevereiro, o show da turnê que comemora 40 anos de carreira. O evento acontece no Clube Tradição e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma nextingresso.com ou na bilheteria do Clube.
Formada há 40 anos, a banda Raça Negra – comandada por Luiz Carlos – é responsável por inspirar gerações. Com um repertório atemporal, não faltam músicas que atravessaram gerações desde a década de 80 de uma das bandas mais queridas do Brasil.
O grupo nasceu em São Paulo, em 1983, e foi pioneiro no segmento do samba romântico, sendo o primeiro a tocar em uma rádio FM. Responsável pela popularização do gênero nos meios de comunicação, a banda emplacou um hit atrás do outro e até hoje segue atraindo público e mídia.
Em 1990, o primeiro grande sucesso da banda veio com a música “Caroline” – hit do primeiro CD, “Raça Negra Vol 1”. Na mesma década, emplacou inúmeros sucessos como “Cigana”, “Doce Paixão”, “Cheia de Manias”, entre outros, e deu início a era do samba paulista, que invadiu as rádios populares, quando a banda chegou a ter o maior cachê cobrado por um show nacional.
Em 2012, gravaram “Raça Negra e Amigos” com participações especiais de Alexandre Pires e Michel Teló. E, após o sucesso do álbum “O Rei do Baile”, que contém releituras das mais famosas músicas brasileiras, a banda resolveu repetir a dose de 2012 e presentear seus fãs de todas as gerações lançando o 5a DVD da sua carreira, o “Raça Negra e Amigos II”. Com a presença de Wesley Safadão, Thiaguinho, Leonardo e outros, o grupo conduz um show de muita interação e nostalgia, cantando seus maiores sucessos, além de também receber no palco os hits memoráveis de seus convidados.
A canção “É Tarde Demais” está no Guinness (livro dos recordes) como a música mais tocada em um único dia no mundo: 600 vezes em 20 de julho de 1995. O Raça Negra abriu as portas para o sucesso de muitos grupos que vieram depois deles, benefician não só eles, mas todo o segmento, inclusive carreiras já existentes.
A banda teve a habilidade de realizar a transição do mercado fonográfico do vinil streaming e digital. Em 2017, Luiz Carlos participou de campanha publicitária para a marca Hershey’s com versão da música “Cheia de manias” em reggaeton. O hit também virou meme pela versatilidade sonora em em brincadeiras dos internautas como na abertura da Champions League, Marvel, comerciais e plantão de notícias.
Em 2022, o grupo gravou “O mundo canta Raça Negra” com canções inéditas e regravações de grandes hits da carreira, ao lado de Dilsinho, Tierry, e das atrações internacionais Anselmo Ralph e Joey Montana e participação da grande fã da banda a atriz Juliana Paes. O repertório viajou pelos 40 anos do Raça Negra e contou com diversos momentos especiais.
Para comemorar o marco, o comandante Luiz Carlos promoveu o navio temático “Cheia de Manias em Alto Mar” em 2023. Cabines esgotadas, muito samba e alegria a bordo do MSC Preziosa, onde o cantor se apresentou e recebeu grandes atrações, como Belo, Leonardo, Menos é Mais, Fundo de Quintal e teve o encontro do Gigantes do Samba com Raça Negra e Alexandre Pires.
Neste ano, Raça Negra circula por todo o Brasil em turnê de 40 anos. Nas redes, são mais de 4 milhões de ouvintes mensais, somente “Cheia de Manias” ultrapassa 188 milhões de plays no Spotify, são 12 mihões de seguidores nas redes sociais, 1.7 bilhão de visualizações no YouTube e mais de 190 milhõesoes de views na hashtag #RacaNegranoTiktok.
Raça Negra em Canoas – RS – 14 de fevereiro, sexta-feira
- Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801, Canoas/RS)
- Horário: a partir das 21h
- Show previsto para 2h
- Ingressos:
- A partir de R$ 60,00
- Pontos de venda:
- Bilheteria do Clube Tradição
- Online no Next Ingresso
- https://nextingresso.com.br/evento/raca-negra-clube-tradicao
- Reservas de Mesas e Camarotes: (51) 98403 1952
Cultura
Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro
Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo estendido até 17 de janeiro, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.
Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.
“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.
Sobre o edital
O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas tem 354 vagas de emprego
- Policial1 semana atrás
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas
- Habitação1 semana atrás
Prefeitura de Canoas prepara terrenos para 51 moradias para vítimas das enchentes
- Serviços1 semana atrás
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan
- Cultura5 dias atrás
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
- Emprego1 semana atrás
Mega Feira de Oportunidades em Canoas terá uma oferta de 1.450 vagas em 23 empresas
- Política5 dias atrás
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
- Esporte1 semana atrás
Confirmado Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Canoas em março