Geral
Black Friday: caí num golpe, e agora?

A Black Friday está chegando e junto com as promoções que estão acontecendo durante todo o mês de novembro, vem também a preocupação com os golpes. As fraudes estão cada vez mais comuns e sofisticadas e os criminosos aproveitam a data para agir.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), três em cada 10 consumidores foram alvos de fraudes ou tentativas de golpes durante compras virtuais em 2024.
A Consultora de Segurança da Informação da Netfive, Raquel Lupion, destaca que a melhor defesa é sempre a prevenção. Porém, se você foi vítima de um golpe, é possível minimizar os danos – principalmente, os financeiros. Mas é preciso agir rápido.
“É muito importante entrar em contato com o banco ou com a operadora de cartão de crédito imediatamente, relatar a fraude e bloquear o cartão”, alerta Raquel.
Reunir provas pode facilitar as medidas corretivas, por isso, mantenha registros das interações suspeitas, como prints de conversas ou anúncios falsos. Essas evidências são valiosas tanto para o banco quanto para possíveis investigações policiais.
Raquel reforça que quanto mais rapidamente essas ações forem tomadas, maiores as chances de diminuir o impacto. “O objetivo é reduzir o estrago financeiro”, destaca.
Em situações mais graves, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos.
“As evidências são ainda mais importantes neste caso, pois ajudam a materializar a fraude para as autoridades competentes”, explica a especialista.
Informe empresas e denuncie perfis falsos
Outra ação relevante é avisar as empresas reais que seus nomes estão sendo usados em fraudes. “Se você comprou um produto acreditando que era de uma marca conhecida e descobriu que era golpe, entre em contato com a empresa legítima. Muitas delas têm equipes dedicadas a investigar esse tipo de caso e podem contribuir para derrubar sites e anúncios fraudulentos”, recomenda Raquel. Essa cooperação ajuda a proteger outras potenciais vítimas.
Para golpes que ocorrem em marketplaces, como Mercado Livre ou OLX, é importante informar as plataformas. “Denuncie o vendedor golpista. Isso ajuda a bloquear o acesso do criminoso e reduz o risco de mais consumidores serem enganados”, ressalta Raquel. Esse tipo de denúncia fortalece os esforços coletivos contra fraudes.
Todos somos vulneráveis
Além das ações individuais, é essencial contribuir com a segurança coletiva. Raquel aconselha a denunciar e-mails fraudulentos como phishing ou spam, ajudando as ferramentas de e-mail a aprenderem e bloquearem futuros golpes.
“Quanto mais as pessoas denunciarem e compartilharem informações, melhor as plataformas conseguem filtrar e proteger seus usuários”, explica.
A especialista destaca ainda que muitas vítimas de golpe sentem vergonha e hesitam em divulgar o que aconteceu. No entanto, compartilhar essas experiências pode prevenir novos crimes.
“Precisamos entender que todos somos vulneráveis. Tornar públicas essas situações e avisar as pessoas ao nosso redor é uma maneira de tirar o poder dos criminosos”, afirma.
Dessa forma, a informação se transforma em uma arma poderosa contra os golpistas.
Com a proximidade da Black Friday, a conscientização sobre segurança da informação torna-se mais importante do que nunca. Seguir as recomendações e agir rapidamente ao perceber uma fraude são passos essenciais para proteger seus dados e minimizar danos.
Geral
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional

A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga está com vagas abertas para voluntários no Bazar Amigos da Casa, uma de suas principais iniciativas de sustentabilidade.
O espaço, que vende exclusivamente roupas e acessórios novos doados por marcas parceiras, é mantido por um time de voluntárias cuja força está na diversidade geracional: mulheres com mais de 60 anos e jovens com vontade de contribuir compartilham tarefas, saberes e afeto em uma experiência que vai além do voluntariado.
Essa convivência intergeracional é um dos diferenciais mais marcantes da ação. Atualmente, o time fixo do Bazar é formado por sete voluntárias, com idades entre 58 e 79 anos, que recebem e treinam novas pessoas interessadas em colaborar. As atividades incluem atendimento ao público, operação de caixa, organização da loja e apoio no estoque, sempre respeitando as possibilidades e preferências de cada participante. Mais do que uma loja solidária, o Bazar se tornou um espaço de troca de experiências e construção de vínculos entre gerações e com a comunidade.
O sucesso da iniciativa já ultrapassou os muros da instituição. Em 2024, o Bazar Amigos da Casa foi reconhecido com dois troféus no Top de Marketing ADVB/RS, nas categorias Trade Marketing e Iniciativas Empreendedoras. O case destacou a estratégia bem-sucedida de transformar um bazar beneficente em uma ação de impacto social, aliando sustentabilidade financeira, protagonismo feminino e inovação comunitária.
Todo o valor arrecadado com as vendas é revertido para o cuidado de 58 pessoas com lesões neurológicas e motoras severas acolhidas pela Casa. A instituição funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, conta com equipe hospitalar completa e é reconhecida como referência nacional em desospitalização e reabilitação de alta complexidade.
Interessados em participar como voluntários podem entrar em contato pelo e-mail queroservoluntario@casadomenino.org.br ou pelo WhatsApp (51) 99572-8124. Após a inscrição, é agendada uma visita para apresentar a missão da Casa e oferecer o treinamento necessário.
Sobre a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Fundada há 41 anos, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga é uma instituição filantrópica que oferece acolhimento de longa permanência em saúde, com habilitação e reabilitação multidisciplinar para pessoas com lesões neurológicas e motoras de alta e média complexidade.
Localizada em uma área de 4,7 mil m², a Casa funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com uma equipe de 150 profissionais. Reconhecida como modelo de atendimento multidisciplinar, oferece serviços que vão desde enfermagem 24 horas, fisioterapia e fonoaudiologia até tratamentos especializados como hidroterapia e odontologia. Atualmente, abriga 58 acolhidos, mas possui capacidade física para atender até 100 pessoas.
Contato para voluntariado
- E-mail: voluntariado@casadomenino.org.br
- WhatsApp: (51) 99572-8124
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DetranRS: 374 veículos e sucatas vão a leilão na próxima quarta, 17

O DetranRS realiza, na próxima quarta-feira, 17, o leilão de 374 veículos e sucatas, que estão em Centros de Remoção e Depósito (CRD) de Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Veranópolis, Farroupilha e Garibaldi, todos municípios da Serra. O evento acontece às 10h e será transmitido diretamente no site do leiloeiro responsável.
Itens ofertados
Na ocasião serão ofertados 103 veículos aptos à circulação, que podem ser arrematados pelo público em geral, e 49 lotes de sucatas (271 veículos), disponíveis apenas para Centros de Desmanches de Veículos (CDV) credenciados à autarquia. Entre os veículos que vão a leilão, estão um Jeep Renegade Sport ATD 2015/2016, com lance mínimo de R$ 5.000,00 e um Nissan Kicks SV CVT 2019/2020, a partir de R$ 5.000,00.
Os endereços dos depósitos podem ser conferidos no item III do Edital 030/2025. Para participar, é preciso ler atentamente o edital do leilão e realizar o cadastro no site do leiloeiro até 24 horas antes do início do certame virtual.
Avaliação dos bens
A autarquia reforça a necessidade de que os interessados realizem a visitação pública, tendo em vista que os veículos serão leiloados no estado e condições em que se encontram, não cabendo reclamações posteriores. O período de visitas aos depósitos inclui os quatro dias úteis que antecedem o leilão, das 09h às 17h.
Leilão virtual
O modo de realização é semelhante ao formato presencial. O leiloeiro, em vídeo ao vivo, apresenta os lotes e os arrematantes enviam seus lances on-line. Será considerado vencedor o interessado que tiver feito a maior oferta aceita, não sendo validados quaisquer lances enviados após o encerramento do apregoamento do lote.
Também haverá a opção de realização do pré-lance on-line, ou seja, antes da abertura do leilão virtual. Os lotes que receberem ofertas nessa modalidade iniciarão o leilão a partir do maior lance registrado no sistema. Caso não haja, no ato, lance superior, o lote será considerado arrematado pelo licitante responsável pelo maior pré-lance.
As informações sobre os bens leiloados, bem como os endereços dos locais de visitação e os próximos eventos previstos podem ser conferidos no site do DetranRS, menu Veículos, Leilões, Calendário de Leilões.
Alerta
O DetranRS reforça a atenção com os golpes de falsos leilões realizados em sites utilizando a marca da autarquia e o endereço de seus credenciados. Dessa forma, alguns cuidados são necessários para interessados em participar de leilões:
- Conferir no site oficial do DetranRS os próximos eventos > detran.rs.gov.br > menu Veículos > Leilões > Calendário de Leilões;
- Verificar nos editais do leilão todos os veículos disponíveis para compra em cada depósito credenciado, seus lances iniciais, o site do leiloeiro oficial e demais informações;
- Se possível, realizar visita ao depósito (CRD) onde está o veículo para verificar suas condições pessoalmente;
- Participar do leilão na data e horário agendados pelo DetranRS e divulgados no site oficial (detran.rs.gov.br);
- Caso seja atraído por um anúncio, desconfiar de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final “.br”);
- Pesquisar a empresa em sites de reclamação e/ou mídias sociais;
- Suspeitar de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;
- Não fazer transferências bancárias. Nos leilões do DetranRS, o pagamento do valor de arremate se dá por meio de guia de arrecadação própria (GAD-L), quitada na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será conforme instruções do mesmo (detalhadas sempre no item 9.4 do Edital).
Quem for vítima desse tipo de golpe, deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente em uma Delegacia de Polícia ou, preferencialmente, pela internet, por meio da Delegacia Online.
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Canoas abrirá inscrições para Startups no Fórum de Inovação da Granpal

De 22 a 26 de setembro estarão abertas as inscrições para Startups interessadas em participar do Fórum de Inovação da Granpal, que acontecerá no dia 17 de outubro, às 9 horas, no Catamarã.
As empresas poderão se inscrever enviando e-mail para flavio.camillis@canoas.rs.gov.
No dia 29 de setembro, as Startups inscritas apresentarão seus pitches a uma comissão avaliadora, que selecionará duas empresas para representar Canoas no evento. Apenas uma pessoa por empresa poderá participar, e o deslocamento até o Catamarã será de responsabilidade da selecionada.
O Fórum de Inovação da Granpal é um espaço estratégico para dar visibilidade a projetos inovadores, promover conexões e impulsionar o ecossistema empreendedor da região.
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