Clima
Defesa Civil emite alerta para condição meteorológica nos dias 19 a 21 de novembro

Os acumulados poderão variar entre 140 a 190 mm no Litoral Norte, e 65 a 100 mm na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Vales, Centro, Missões, Oeste e parte da Campanha. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 40 mm.
Na terça-feira, 19, uma frente fria estacionária aliada a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, e ao transporte de umidade vinda do Oceano, contribuem na ocorrência de chuvas fortes e temporais isolados, especialmente no Oeste, Centro, parte da Campanha e na metade Norte do Estado.
Acúmulos de água e rajadas de vento
Os acumulados variam entre 70 e 90 mm/dia no Oeste, Missões e parte do Centro. No Litoral Norte, os volumes ficam em torno de 60 mm/dia, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento ficam entre 40 e 60 km/h nas áreas com instabilidades.
Na quarta-feira, 20, os sistemas meteorológicos seguem atuando e intensificam ainda mais as chuvas, que tendem a ser volumosas em boa parte do território gaúcho.
Os acumulados de precipitação ficam entre 60 e 85 mm/dia na RMPOA, Serra e parte do Centro, entre 70 e 110mm/dia no Litoral Norte, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento se intensificam em todas as áreas, variando entre 50 e 75 km/h.
Na quinta-feira, 21, o sistema de baixa pressão e o transporte de umidade do Oceano permanecem favorecendo pancadas de chuva no Litoral Norte e no Extremo Norte gaúcho.
Os acumulados ficam entre 10 e 30 mm/dia nessas regiões. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, há pancadas de chuva fraca, com volumes inferiores a 10 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 65 km/h em todo o Estado.
Atenção para chuvas e ventos fortes
A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.
Consulte a Defesa Civil local sobre os Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre. Emergência ligue 190 ou 193.
Clima
Ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

A Defesa Civil divulgou boletim meteorológico alertando para a previsão de instabilidade climática em Canoas nas próximas horas, com risco de chuva, descargas elétricas, ventos fortes e possibilidade de granizo isolado. O cenário exige atenção da população, especialmente em função do avanço de um ciclone.
Para a tarde desta segunda-feira, 8, há possibilidade de chuva rápida e localizada, provocada pelo forte calor, com temperaturas que podem chegar a 33°C. O acumulado previsto é de até 8 milímetros, com chance de descargas elétricas e ocorrência pontual de granizo. Em alguns bairros, o tempo pode mudar de forma repentina, com escurecimento do céu. Durante a noite, a tendência é de cessar a chuva.
Na madrugada de terça-feira, 9, a previsão indica chuva fraca. Ao longo da manhã e da tarde, o tempo segue instável, com acumulado estimado em cerca de 60 milímetros. Há risco de descargas elétricas, possibilidade de granizo isolado principalmente no período da tarde e rajadas de vento que podem variar entre 80 e 85 km/h.
Para a quarta-feira, 10, o tempo apresenta maior estabilidade e não há risco de granizo. No entanto, ainda estão previstos cerca de 20 milímetros de chuva. O vento passa a soprar de sudoeste, com rajadas que podem atingir até 100 km/h, em razão do ciclone já posicionado no oceano.
A Defesa Civil informa que o monitoramento das condições climáticas é contínuo, funcionando 24 horas por dia. Qualquer alteração significativa no cenário meteorológico será comunicada imediatamente por meio dos canais oficiais.
Clima
Defesa Civil do RS realiza pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres; veja como votar

A pesquisa Percepção de Riscos de Desastres Pela População Gaúcha tem como objetivo aprimorar a comunicação de protocolos de segurança e atuação em caso de desastres no estado.
O instrumento, desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil estadual, busca traçar um cenário sobre como a população percebe os riscos e quais protocolos de comunicação são mais eficazes.
Clima
Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Entre a tarde e a noite do domingo, 5, o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul.
Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.
Ao longo da segunda-feira, 6, o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.
A tendência é que, na terça-feira, 7, ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.
A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.
Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.

Oportunidade5 dias atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Segurança Pública1 semana atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral1 semana atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas

Geral6 dias atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Estado1 semana atrásGaúchos com dívidas antigas de IPVA têm até segunda-feira, 15, para quitar com desconto

Esporte1 semana atrásCanoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

Serviços4 dias atrásCentros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Geral4 dias atrásAcadef de Canoas recebe equipamentos do SUS e amplia atendimentos na região



























































