Clima
Previsão do tempo: instabilidade persiste e semana em Canoas deve ter chuva forte
Após dias de tempo firme e calor durante o feriadão da Proclamação da República, as projeções meteorológicas indicaram possibilidade de chuva entre a noite de domingo, 17, e a madrugada desta segunda-feira, 18.
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), as pancadas poderão ser fortes e com chance de temporais isolados.
Os prognósticos apontam que, ao longo da semana, a instabilidade persiste e mais precipitações devem ser registradas na cidade.
A chuva mais forte e generalizada deve ser registrada na quarta-feira, 20, com risco maior de transtornos. Antes disso, pancadas mais abrangentes também devem ser registradas na terça-feira, 19, entre o período da tarde e da noite.
Clima
Defesa Civil emite alerta para condição meteorológica nos dias 19 a 21 de novembro
Os acumulados poderão variar entre 140 a 190 mm no Litoral Norte, e 65 a 100 mm na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Vales, Centro, Missões, Oeste e parte da Campanha. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 40 mm.
Na terça-feira, 19, uma frente fria estacionária aliada a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, e ao transporte de umidade vinda do Oceano, contribuem na ocorrência de chuvas fortes e temporais isolados, especialmente no Oeste, Centro, parte da Campanha e na metade Norte do Estado.
Acúmulos de água e rajadas de vento
Os acumulados variam entre 70 e 90 mm/dia no Oeste, Missões e parte do Centro. No Litoral Norte, os volumes ficam em torno de 60 mm/dia, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento ficam entre 40 e 60 km/h nas áreas com instabilidades.
Na quarta-feira, 20, os sistemas meteorológicos seguem atuando e intensificam ainda mais as chuvas, que tendem a ser volumosas em boa parte do território gaúcho.
Os acumulados de precipitação ficam entre 60 e 85 mm/dia na RMPOA, Serra e parte do Centro, entre 70 e 110mm/dia no Litoral Norte, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento se intensificam em todas as áreas, variando entre 50 e 75 km/h.
Na quinta-feira, 21, o sistema de baixa pressão e o transporte de umidade do Oceano permanecem favorecendo pancadas de chuva no Litoral Norte e no Extremo Norte gaúcho.
Os acumulados ficam entre 10 e 30 mm/dia nessas regiões. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, há pancadas de chuva fraca, com volumes inferiores a 10 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 65 km/h em todo o Estado.
Atenção para chuvas e ventos fortes
A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.
Consulte a Defesa Civil local sobre os Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre. Emergência ligue 190 ou 193.
Clima
Semana terá predomínio de calor e pancadas de chuvas; confira previsão do tempo
A semana começa com prognósticos de chuva no período da tarde para a noite desta segunda-feira, 11. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a tendência é de volumes baixos na cidade, embora tenha a chance de pancadas fortes de modo localizado.
Conforme as projeções dos institutos de meteorologia, em um primeiro momento, no fim da tarde iniciam as precipitações e, posteriormente, a chuva tende a ser mais abrangente.
Na madrugada de terça-feir, 12, ainda haverá potencial de precipitações pontuais. Equipes e maquinários das Subprefeituras e secretarias estão de sobreaviso até a meia-noite, em caso de necessidade de mobilização no combate a eventuais transtornos.
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (12): dia inicia com variações de nuvens. O vento do quadrante Sul/Sudeste derruba a sensação térmica. Rajadas moderadas de vento devem predominar. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.
Quarta-feira (13): massa de ar seco garante predomínio de tempo firme com sol. O amanhecer será mais fresco, com previsão de mínima abaixo do normal para esta época do ano. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.
Quinta-feira (14): dia ensolarado e de maior amplitude térmica. O tempo fica seco desde cedo e com céu claro. Mínima de 13°C e máxima de 27°C.
Sexta-feira (15): mais um dia de sol e nuvens com previsão de retorno do calor. O vento muda a direção e passa a predominar de Leste/Nordeste. Mínima de 18°C e máxima de 30°C.
Clima
Defesa Civil alerta para temporais com potencial de alagamentos entre esta quarta e quinta-feira
O Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil do RS alertam que as previsões meteorológicas indicam alto risco de temporais entre a noite desta quarta-feira, 6, e a madrugada de quinta-feira, 7, em Canoas e demais cidades da Região Metropolitana e estado.
Os prognósticos apontam possibilidade de chuva forte a torrencial, a princípio, de curta duração, com potencial de alagamentos. Os volumes poderão chegar a cerca de 50 milímetros (mm).
As precipitações deverão estar acompanhadas de muitos raios e vendavais isolados, ocasionando estragos. Há probabilidade de ocorrência de granizo durante o período de instabilidade.
A abertura do gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle, na sede da Segurança Pública de Canoas, está sendo preparada para monitorar as condições do tempo e combater possíveis danos resultantes do evento climático por meio da mobilização de diversas secretarias.
Com as condições climáticas adversas previstas pelos meteorologistas, as subprefeituras estarão em regime de plantão.
Os canais de comunicação serão os seguintes:
– Subprefeitura Sudoeste – Rio Branco – (51) 99357-5585
– Subprefeitura Sudeste – Niterói – (51) 3475-2525
– Subprefeitura Nordeste – Estância Velha – (51) 99815-0012
– Subprefeitura Noroeste – Mathias Velho – (51) 99241-2644
– Subprefeitura Centro – (51) 98255-1412
Casas de bombas
As oito casas de bombas contam com geradores e terão plantão 24 horas. A mobilização conta com o suporte de 50 motobombas, assim como caminhões hidrojatos, retroescavadeiras e caminhões-caçamba para o enfrentamento de acúmulos de água. Equipes da Defesa Civil também estão mobilizadas e em alerta.
A Guarda Municipal (GM) também estará de prontidão pelos telefones 153 ou (51) 3236-3888.
Eventuais demandas de necessidade de sinalização de ruas, devido à queda de árvores ou alagamentos, devem ser encaminhadas à Diretoria de Trânsito, pelo número 156.
Orientações da Defesa Civil
Atenção para chuvas e ventos fortes! A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro.
Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança. Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.
- Coluna12 horas atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna4 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Atingidos pela enchente em Canoas recebem orientação para a compra assistida de imóveis
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Eleições 20246 dias atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Emprego7 dias atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS
- Educação1 semana atrás
Inscrições para primeiro ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio iniciam na segunda-feira
- Justiça7 dias atrás
Patrícia Rosa dos Santos recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Canoas e familiares clamam por justiça