Geral
Iniciada a programação do Mês da Consciência Negra em Nova Santa Rita

A terça-feira, 12, é marcada como o início da programação do Mês da Consciência Negra em Nova Santa Rita. De acordo com o coordenador da Igualdade Racial, William Félix, a temática deste ano será centrada no racismo estrutural.
“É um comportamento que vem desde a época do Império no Brasil e tem registro desde 1535, com a chegada dos(as) primeiros(as) negros(as) no país”, explica.
Esse racismo, segundo ele, manifesta-se por meio da desigualdade social e da falta de oportunidades de ascensão para diferentes etnias.
“A abolição da escravatura não trouxe direitos civis aos(as) negros(as) de imediato, e o acesso à educação demorou ainda mais. Por isso, o movimento busca que o poder público crie leis que promovam a igualdade, permitindo que as novas gerações escolham o futuro que desejam”, acrescenta.
O coordenador também ressalta a importância do Dia 20 de Novembro, data que remonta ao Quilombo dos Palmares.
“Palmares representava uma resistência dentro do Brasil, reunindo povos do Congo e de Angola, cuja cultura foi dizimada pela escravidão”, explica.
Racismo estrutural: “Há muito a ser feito”
O prefeito Rodrigo Battistella salientou que o Mês da Consciência Negra é um momento fundamental para que seja refletida a história e os desafios que ainda são enfrentados para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
“A temática deste ano, que aborda o racismo estrutural, nos lembra que há muito a ser feito para garantir oportunidades e igualdade de condições para todos(as)”, destacou.
De acordo com o líder do Executivo, a Prefeitura de Nova Santa Rita está comprometida em apoiar ações que valorizem a diversidade e promovam o respeito, a integração e o fortalecimento da comunidade. “É um privilégio participar desta programação e ver nossa cidade unida por um futuro mais igualitário”.
Programação completa
Dia 12
– 14h30 – Contação de histórias, com foco no Pré I – Escola Paulo Freire
Dia 14
– 11h – Live com professores da rede municipal
– 14h30 – Hora do conto, com foco no Pré I – EMEI Paulo Freire
– 19h – Encontro com tradicionalistas para um tributo e discussão sobre as consequências do massacre de Porongos, no fim da Batalha Farroupilha – Centro de Eventos do Parque Olmiro Brandão
Dia 15 – Religiosidade
– 14h – Encontro com pais e mães de santo – Machamba AIE (Rua Carlos de Souza Pereira, 749, bairro Califórnia)
Dia 16 – Capoeira
– 10h – Roda de capoeira – Machamba AIE (Rua Carlos de Souza Pereira, 749, bairro Califórnia)
– 14h – Roda de capoeira coletiva – Praça da Bíblia, Centro
Dia 18 – Educação (Saber)
– 10h – Conversa sobre eugenismo e globalização – EMEF Campos Salles
– 14h – Mundo Ideal – Discussão sobre a Carta da ONU – EMEF Campos Salles
Dia 19 – Educação (Saber)
– 9h – Hora do conto, com foco no Pré I – EMEI Rainer Dorneles
– 10h – Conversa sobre eugenismo e globalização – EMEF Victor Aggens
– 14h – Mundo Ideal – Discussão sobre a Carta da ONU – EMEF Victor Aggens
– 14h30 – Hora do conto, com foco no Pré I – EMEI Paulo Freire
– 19h – Apresentação das justificativas de trabalho da igualdade racial – Câmara de Vereadores
Dia 20 – Novembro Negro: Resistência
– 10h – Palestra sobre o projeto de exclusão social no Estado do Rio Grande do Sul
– 14h – Feira afro – Machamba AIE (Rua Carlos de Souza Pereira, 749, bairro Califórnia)
Dia 25
– 14h30 – Contação de histórias, com foco no Pré I – EMEI Rainer Dorneles
Dia 30
– 14h – Encontro do coletivo “Uma Mulher Ajuda a Outra” – Vila Esperança, bairro Berto Círio
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
- Política18 horas atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Política1 semana atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Destaques1 semana atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Clima5 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana