Educação
Inscrições para primeiro ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio iniciam na segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 11, começa o período de matrículas para o ano letivo de 2025 dos estudantes que desejam ingressar na Rede Estadual. As inscrições para novos alunos podem ser realizadas no site da Secretaria da Educação (Seduc), na aba “Matrículas – Chamada Pública”. Os interessados devem selecionar a etapa de ensino desejada.
A novidade deste ano é que, além da matrícula, os estudantes também deverão escolher os novos uniformes escolares, por meio do site escola.rs.gov.br/uniformes.
Período de pré-matrícula
Neste primeiro momento, o período é destinado apenas aos estudantes que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente, bem como a EJA – Educação de Jovens e Adultos.
No caso dos estudantes que já possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, a rematrícula será feita automaticamente entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro, desde que eles tenham uma frequência escolar de, no mínimo, 75%.
Se houver interesse do aluno em ir para uma outra instituição de ensino, será necessário efetuar uma nova inscrição durante a segunda etapa da pré-matrícula, quando abrir o período de transferência.
Os resultados das designações dos estudantes de pré-matricula para as escolas pretendidas ocorrerão a partir de 6 de janeiro de 2025. As informações detalhadas serão enviadas para os responsáveis pelos alunos, que receberão uma mensagem pelo e-mail cadastrado no sistema.
Também é possível consultar a situação no site da Seduc, buscando a aba Matrículas e selecionando a opção Consulta candidato.
Efetivação da matrícula
A matrícula precisa ser confirmada de forma presencial, entre os dias 6 a 17 de janeiro. Para isso, os candidatos às vagas, junto com seus respectivos responsáveis, devem ir até as escolas, apresentando as seguintes documentações:
- CPF e Certidão de nascimento ou RG do estudante;
- CPF e documentos do responsável;
- Comprovante de residência;
- Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado (carteira) de vacinação.
A recomendação é que os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental tragam o Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado (carteira de vacinação). Para ingressar nessa etapa, o requisito é ter a idade mínima de seis anos completos até 30 de março.
Nas situações de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio que já estão matriculados na Rede Estadual, municipal ou privada e que desejam alterar de escola ou ingressar na Rede Estadual, a pré-matrícula acontecerá no período da segunda etapa, conforme o cronograma abaixo.
Para os estudantes que ingressarão no 2° Ano do Ensino Médio, é preciso ainda fazer a escolha do Itinerário Formativo – Trilha de Aprofundamento Curricular. Entre os dias 25 de novembro a 20 de dezembro, esses estudantes devem entrar no Aplicativo Escola RS, fazendo o login para selecionar a opção escolhida e efetivar a matrícula.
A designação da escola leva em consideração critérios como a proximidade da residência do estudante em relação às instituições de ensino disponíveis, bem como a questão da idade, priorizando as crianças menores, exceto nos casos em que o aluno já tiver irmãos matriculados na escola pretendida.
Ao solicitar a transferência, o responsável pelo aluno ou o próprio estudante pode indicar até três instituições de ensino em ordem de preferência, incluindo aquelas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral.
Confira o cronograma
- 11/11 a 01/12/2024 – Inscrições para pré-matrícula (1ª chamada)
Público: população em geral para solicitação de ingresso na rede pública para o 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; Educação Profissional – Cursos técnicos subsequentes, concomitantes e aproveitamento de estudos do curso normal e EJA. - 18/11 a 18/12/2024 – Rematrícula automática
Público: todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas Unidades Escolares Estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. - 25/11 a 20/12/2024 – Escolha do itinerário formativo (para alunos que cursarão o 2º ano do Ensino Médio) no aplicativo para efetivar a matrícula.
- 06/01/2025 – Resultados (designações) das inscrições para pré-matrícula.
Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024. - 06/01 a 17/01/2025 – Efetivação da matrícula
Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024, diretamente nas Unidades Escolares. - 06/01 a 19/01/2025 – Segunda oportunidade de inscrições e pré-matrícula (2ª chamada) e solicitação de transferências
Público: todos que perderam o primeiro período de inscrições (que foi de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024). - 30/01 a 07/02/2025 – Efetivação da matrícula para a 2ª etapa de inscrições
Público: todos que solicitaram transferência e aqueles que se inscreveram na segunda chamada (realizada de 6 a 19 de janeiro de 2024).
Escolha dos uniformes
A escolha do uniforme é rápida e fácil. Durante o procedimento de realização da pré-matrícula para alunos novos, um link específico na ficha de pré-matrícula já irá direcionar para o site escola.rs.gov.br/uniformes, com as orientações de como proceder.
Para os estudantes que já são da Rede Estadual, o acesso é feito pelo e-mail “@educar”, pelo número da matrícula ou por identificação com nome completo e data de nascimento.
Os alunos maiores de 16 anos poderão acessar o sistema diretamente; para os menores de 16 anos, a escolha deverá ser feita por um responsável legal, que precisará confirmar seus dados para validar a identificação.
Uma vez confirmada a escolha do uniforme, a instituição de ensino onde o estudante estiver matriculado será notificada, e os kits de uniforme serão entregues na própria escola, sem custo para as famílias.
Serão dois formatos de kits
O Kit 1 inclui 10 peças padronizadas em azul, verde e branco, com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças de moletom e uma bermuda e será entregue para os alunos dos Anos Iniciais, Fundamental I e II, Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio.
O kit 2 conta com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom e uma jaqueta para os alunos da Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, do aproveitamento de estudos do Curso Normal e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Todas as peças apresentam os símbolos do Estado e as palavras “Educação” e “Rede Estadual”.
A troca de tamanho dos uniformes no site será permitida uma única vez, com prazo até 8 de dezembro. Todos os estudantes da Rede Estadual serão contemplados, representando um investimento anual de R$ 290 milhões para a confecção e distribuição.
Educação
EMEF Rui Cirne Lima passará a oferecer turno integral em junho

A implementação do turno integral na EMEF Dr. Rui Cirne Lima foi oficializada na manhã desta terça-feira, 6, com uma cerimônia de lançamento. Os 117 estudantes do 1° ao 5º ano, da unidade de ensino localizada no bairro Mato Grande, serão os primeiros a serem contemplados, a partir de junho, com a modalidade na rede pública municipal de ensino de Canoas.
A partir da novidade, as turmas permanecerão na escola das 8 às 15 horas. A diretora da EMEF, Simone da Silva Marinho, entende que o turno integral representa um investimento importante na qualidade da educação pública e para o futuro das crianças.
“Ajuda no aprendizado e desempenho dos alunos, permitindo o reforço escolar e o desenvolvimento de habilidades diversas. Através de atividades culturais e esportivas, ainda contribui para a formação cidadã, reduz a exposição a riscos sociais e apoia as famílias com uma rotina mais estável e segura”, destaca.
A responsável pela Secretaria Municipal da Educação (SME), Beth Colombo, não escondeu a emoção pelo anúncio relacionado à EMEF Rui Cirne Lima.
“Aqui havia um prédio antigo, querido, amado por todos, mas que não tinha mais condições para estar com alunos, professores e todos que faziam o seu dia a dia. E quando chegou o momento da nova escola estar pronta, vem uma enchente e com ela se vão anos de trabalho, expectativa e dedicação. Agora é vida nova, um novo tempo e hoje também estamos dando um primeiro passo. Vocês agora fazem parte da história da Educação de Canoas, como a primeira escola municipal de Canoas que terá turno integral”, disse a secretária Beth.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, ressaltou o papel da Educação no futuro das crianças.
“Eu acredito muito na educação como o principal instrumento para mudar a história, de mudar a realidade de crianças e dos cidadãos”, disse.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), entre os benefícios que serão proporcionados está o reforço da Língua Portuguesa e Matemática, atividades esportivas, como desporto coletivo e jogos cooperativos; Sala Google, com uso de recursos tecnológicos, como telas interativas e chromebooks; Hora da Convivência: período reservado ao almoço, com espaço para interação entre os estudantes; e atividades culturais e artísticas: aulas passeio para equipamentos culturais, oficinas de artes visuais.
Educação
Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Uma série de atividades lúdicas está sendo desenvolvida ao longo da semana com os 159 alunos assistidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Olga Ronchetti, no bairro Guajuviras. Pegadas espalhadas pelo chão, decoração de bolachas, Toca do Coelhinho na recepção, entrega de pacotinhos e a famosa caça ao ninho vêm fazendo a alegria da criançada.
As diferentes ações foram pensadas de acordo com a faixa etária das crianças, que compreende de quatro meses de vida a cinco anos e 11 meses.
“Trabalhar a Páscoa com as crianças é muito gratificante, pois aborda a solidariedade, o amor e a união. Aqui na escola, todo mundo pegou junto para que esse trabalho fosse bem significativo, ajudando na imaginação das crianças e promovendo tudo isso que a Páscoa representa hoje para nós, adultos”, disse a diretora da EMEI Olga Ronchetti, Natália Crippa.
Os baixinhos da turma do Maternal 2, com idades de três para quatro anos, participaram de uma aula de culinária na tarde da quarta-feira, 16. O pequeno Ícaro Florentino, 4, aprovou a atividade desenvolvida no refeitório.
“Foi muito bom e eu já comi. Eu gosto de vir para cá”, disse após rechear e decorar uma bolacha amanteigada. Para os alunos de turmas com crianças de idade inferior, os pais receberam pequenos mimos confeccionados pelas equipes da EMEI.
Uma outra atividade que fez sucesso entre os alunos foi a caça ao ninho, tradicional brincadeira em que os participantes foram procurando seus presentinhos que estavam espalhados pelo pátio da instituição de ensino. Os pais doaram as guloseimas para a montagem dos pacotinhos.
As turmas de Jardim 2 e do Maternal 2 também estudaram alguns dos símbolos da Páscoa. Além disso, um coelho de verdade foi apresentado e recebeu o carinho das crianças cheias de curiosidade. Programações semelhantes alusivas à Páscoa foram desenvolvidas por equipes de outras EMEIs e EMEFs da rede de ensino de Canoas.
Educação
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco, do bairro Igara, não terá aulas na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a medida preventiva será adotada para a execução das obras de reforma elétrica nas dependências da instituição de ensino. As aulas serão retomadas na manhã de segunda-feira, 14.
- Saúde2 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Saúde1 semana atrás
Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Cremers interdita ensino de medicina da Ulbra no HU; universidade contesta
- Saúde1 semana atrás
Daniela Oliveira toma posse como diretora do Hospital Nossa Senhora das Graças
- Cultura1 semana atrás
Cantora Simone traz nova turnê a Porto Alegre no dia 23 de maio
- Geral1 semana atrás
Abertas inscrições gratuitas para qualificação na construção civil focada na reconstrução em Canoas
- Geral1 semana atrás
Quarta-feira, 30, é o último dia para pagar o IPVA 2025
- Esporte1 semana atrás
Programa Talentos do Esporte realiza peneira de basquete masculino nesta quarta-feira, 30