Conecte-se conosco

header-top


 






 

08/05/2025
 

Clima

Defesa Civil alerta para chuva e vento forte até às 18 horas desta quarta; veja as orientações

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta para chuva e vento forte nas próximas horas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou um alerta para chuva e vento forte com descargas elétricas e eventual queda de granizo com vigência até às 18 horas desta quarta-feira, 23.

Emergência ligue 190 ou 193.

Orientações

Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.

Clima

Defesa Civil de Canoas alerta para risco de temporais e chuva forte entre a tarde e início da noite de sexta-feira, 9

Redação

Publicado

em

Defesa Civil de Canoas alerta para risco de temporais e chuva forte entre a tarde e início da noite de sexta-feira, 9

A Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas está em alerta para as previsões meteorológicas que apontam para risco de temporais e chuva de forte a torrencial, entre a tarde e o início da noite de sexta-feira, 9, com potenciais de transtornos no município.

Os prognósticos dos institutos de meteorologia indicam que, a partir do final da tarde, os volumes podem oscilar de 50 a 70 milímetros de precipitações, enquanto as rajadas de vento, já na metade da tarde, podem atingir velocidade entre 70 a 100 km/h, o que pode resultar em problemas como destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica. O nível de chuva, mesmo que de forma torrencial, não deve refletir em nova situação de enchente nas bacias do Rio do Sinos, do Rio Gravataí ou mesmo da Delta do Jacuí.

Em reunião ainda na manhã desta quinta-feira, 8, na sede da Segurança Pública de Canoas, com presença do prefeito Airton Souza e do secretário da Defesa Civil, Vanderlei Marcos, o gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) discutiu o cenário e organizou ações para combater possíveis danos resultantes do evento climático por meio da mobilização de diversas secretarias.

O encontro contou ainda com a presença de um representante da RGE, a fim de alinhar canais e formas de contato com a companhia caso sejam demandados diante de quedas de árvores na rede ou fios caídos necessitando desligamento da energia.

“Quero dizer que as nossas Casas de Bombas estão funcionando e receberam recentemente reforma e manutenção de todas elas. Aqui está nosso grupo do governo, com secretarias e Subprefeituras, se organizando e preparando para estar atendendo e auxiliando nossa comunidade. Nada de pânico. É uma previsão de chuva densa, que não irá nem surtir efeito se esses volumes de chuva previstos forem diluídos em dois dias. Se ela tiver uma densidade espalhada e não cair num momento apenas, não teremos problemas”, afirma o prefeito Airton, acrescentando a importância do monitoramento dos prognósticos.

“A Defesa Civil e a Prefeitura estão com todos os seus órgãos preparados para dar uma resposta rápida para a população, caso seja necessário. É importante informar que o volume que está previsto para a nossa cidade, para a Região Metropolitana, não causará evento de inundação ou enchente das bacias dos rios como no mês de maio do ano passado. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras passarão o dia (quinta) juntamente com os subprefeitos fazendo ações de prevenção naqueles pontos que tradicionalmente alagam”, afirma o secretário Vanderlei.

Emergências

Situações de emergência relacionados a chuva, ventos, quedas de árvores ou outras intempéres podem ser comunicados nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também estará de prontidão no telefone 153, enquanto que as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Os canoenses que tiverem problemas com desabastecimento de energia elétrica podem entrar em contato com a RGE pelo telefone WhatsApp (51) 99955 0002, aplicativo CPFL Energia ou então enviar um SMS com o código (presente na conta), para o número 27350.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa entre 7 e 9 de maio no RS

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa com acumulados de até 80 mm entre os dias 7 e 9 de maio

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul:

Severo (vermelho) para chuva forte e volumosa, com raios, temporais acompanhados de granizo e rajadas intensas de vento (associadas às instabilidades) em áreas do Oeste, Missões e parte da Campanha.

Alerta (laranja) para chuva forte e pontualmente volumosa, com raios, temporais com queda de granizo e rajadas de vento intensos na Campanha, Noroeste, Centro, Sul, Costa Doce, Vales, Região Metropolitana de POA, Serra, Nordeste e Litoral.

Atenção (amarelo) para chuva moderada a forte, raios e temporais isolados com eventuais rajadas de vento no Extremo Sul e no Norte do Rio Grande do Sul.

Quarta-feira, 7: Instabilidades com chuva moderada a forte e persistente, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo na região das Missões, Campanha, Centro e Sul, com acumulados entre 30 e 70 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia no Oeste. Nas demais regiões, os volumes ficam abaixo de 20 mm/dia.

Quinta-feira, 8: Instabilidades com chuvas fortes a intensas e persistentes, com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento (50 e 90 km/h). Os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia no Sul e parte da Costa Doce. Já no Oeste e Campanha, os volumes oscilam entre 100 e 150 mm/dia, podendo atingir os 200 mm/dia no Oeste. Em áreas do Centro, Vales, RMPOA e Leste, há pancadas de chuva com trovoadas.

Sexta-feira, 9: As instabilidades ganham força em todo o território gaúcho, com descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento (70 e 90 km/h associadas às instabilidades). As chuvas fortes a intensas e constantes atuam nas regiões Oeste, Missões, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, com acumulados oscilam entre 50 e 100 mm/dia, podendo chegar aos 230 mm/dia em áreas do Oeste, Missões e Centro. No restante do RS, os volumes ficam entre 20 e 50 mm/dia.

Os acumulados variam entre 40 e 80 mm no Noroeste, Norte, Vales e RMPOA. No Sul e Costa Doce os acumulados variam entre 100 e 150 mm, enquanto no Oeste, Centro, Missões e parte da Campanha entre 150 a 200 mm, podendo passar pontualmente dos 300 mm no Oeste, parte da Campanha e Missões.

Continuar a ler

Clima

BRDE reafirma compromisso com a sustentabilidade em debate sobre transição climática

Redação

Publicado

em

BRDE reafirma compromisso com a sustentabilidade em debate sobre transição climática

Ao participar de primeiro encontro do ano do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, reafirmou os compromissos da instituição com a pauta da sustentabilidade e apontou a necessidade de maior conscientização diante das crises climáticas.

“Há negacionistas para tudo, até mesmo na questão climática. Hoje mesmo, parte da Europa sofreu um apagão no fornecimento de energia e a causa seria um fenômeno atmosférico raro. Ou seja, são acontecimentos onde a crise climática está sempre presente”, alertou o presidente.

Na oportunidade, Ranolfo salientou a missão com a qual o banco atua há 64 anos no desenvolvimento da região Sul do país.

“Fechamos 2024 com 82% das nossas operações alinhadas ao menos a um dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Isso demonstra nosso compromisso como Banco Verde”, destacou. O presidente alertou, ainda, para a necessidade de buscar soluções para a transição climática com base científica: “o conhecimento técnico é fundamental”, acrescentou.

Com o tema “Transição Ecológica e seu Financiamento”, o debate teve como convidado especial o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Para um público que lotou o Salão Nobre da Universidade federal de Ciências da saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mercante relatou o esforço realizado para socorrer as empresas gaúchas após a enchente de maio, quando o BNDES disponibilizou ao redor de R$ 39 bilhões em linhas emergenciais e reforçou o papel do setor público diante das crises climáticas.

“A transição não acontecerá sem a participação do Estado. Pela primeira vez precisamos realizar uma mudança de matriz energética para um modelo que custa mais caro que o atual”, ponderou.

Durante a abertura do evento, o governador Eduardo Leite, mencionou a importância dos debates promovidos pela Assembleia Legislativa sobre o tema e da necessidade de unir esforços diante dos impactos das mudanças climáticas.

“Os gaúchos têm um histórico de conflitos, mas a transição climática exige a convergência”, salientou o governador. Ele referiu, igualmente, a parceria do BNDES em projetos que estão sendo implementados para ampliar a capacidade de resposta aos eventos mais severos.

Conforme explicou o presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas, os debates do “Pacto RS 2025 – o Crescimento Sustentável é Agora” irão abranger outras regiões.

“O fórum é um instrumento do Parlamento gaúcho para contribuir com a construção de políticas públicas. Vamos ainda debater as questões que impactam na indústria, comércio e serviços, a sustentabilidade na agropecuária e as desigualdades regionais”, relatou.

Além do presidente do BRDE, o painel teve a participação, também na condição de debatedores, da reitoria da Universidade Federal do RGS (Ufrgs), Márcia Barbosa; do professor de Economia da Ufrgs, Carlos Henrique Horn, e da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ana Rovelder, também coordenadora da Rede Sul de Restauração Ecológica. O debate teve a jornalista Rosane de Oliveira como mediadora.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques