Conecte-se conosco

header-top







 

03/10/2025
 

Clima

Canoas terá tempo firme e temperaturas próximas de 30°C

Redação

Publicado

em

Canoas terá tempo firme e temperaturas próximas de 30°C

O tempo em Canoas será firme com sol ao longo da semana. Uma massa de ar seco e frio está avançando, afastando a possibilidade de chuva. As temperaturas máximas aumentarão gradativamente.

Previsão para segunda e terça

A segunda-feira, 29, começou com queda nas temperaturas, trazendo sensação de frio. Na terça-feira, 30, o ar seco e frio mantém o tempo firme com sol. Ventos de Sul e Leste predominam. As temperaturas variam entre 9°C e 20°C.

Condições para quarta e quinta

Na quarta-feira, 31, o tempo segue firme, com amplas aberturas de sol. Os ventos mudam de direção, vindo do Norte. Há chance de cerração e neblina. As temperaturas ficarão entre 10°C e 23°C.

Na quinta-feira, 1º, o dia será de sol com algumas nuvens. A temperatura terá grande variação, com calor à tarde. Ventos de Norte/Nordeste prevalecem. As mínimas e máximas oscilarão entre 11°C e 26°C.

Expectativas para sexta-feira

Na sexta-feira, 2, o sol predomina durante o dia. Ventos de Norte/Noroeste mantêm as temperaturas elevadas. As mínimas devem ser de 14°C e as máximas de 28°C.

Prepare-se para as variações de temperatura ao longo do dia.

Clima

Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

Redação

Publicado

em

Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quinta-feira, 18, as condições do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. Entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, há previsão de tempestades com chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento.

Rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h

A sexta-feira, 19, deve ser marcada por temporais isolados no Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões.

No sábado, 20, a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Centro, Missões e Noroeste. Nessas regiões podem ocorrer ainda queda de granizo, chuva forte e raios. Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.

Já na madrugada de domingo, 21, com o deslocamento da frente fria, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o território gaúcho. Também há risco de granizo intenso nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste.

Ao longo do dia, uma chuva moderada a forte segue na metade Norte, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte. Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente, chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra.

Tempo firme retorna no início da semana

A tendência é que, na segunda-feira, 22, ocorra chuva fraca a moderada nas regiões Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Norte, com volumes entre 5 e 20 mm/dia. O tempo firme retorna, gradualmente, ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, devido ao avanço de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo e diminui as temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.

Previsão hidrológica

A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí e em lento declínio pelos últimos dias sem acumulados significativos de chuvas (as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio).

Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores, com elevação podendo superar as cotas de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

A Defesa Civil emitiu um alertapara para chuva e raios em parte dos Vales, da Costa Doce e do Litoral Norte, e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira, 22. O aviso destaca “Risco ALTO” de alagamentos.

As orientações são para que as pessoas evitem locais de risco e em caso de emergência ligue 190/193.

 

Continuar a ler

Clima

CEEE Equatorial se mobiliza diante do alerta de ciclone extratropical no RS

Redação

Publicado

em

CEEE Equatorial se mobiliza diante do alerta de ciclone extratropical no RS

A CEEE Equatorial informou que ativou seu plano de contingência diante do alerta de ciclone extratropical previsto para os próximos dias. A medida coloca em prontidão às 13 bases operacionais da área de concessão e garante a mobilização de toda a estrutura necessária e equipes para enfrentar o evento e atender a população com a máxima brevidade possível.

De acordo com a MetSul, o fenômeno terá início na madrugada desta terça-feira, 19, com risco elevado de temporais acompanhados de chuva forte, vendavais e possibilidade de queda de granizo, associados a rajadas de vento na área de concessão da CEEE Equatorial. Os ventos podem atingir 90 km/h e chegar até 100km/h em pontos da faixa litorânea e da Lagoa dos Patos.

Na sexta-feira, 22, retorna o alto risco de instabilidade. Os ventos, combinados ao solo já encharcado pelas chuvas recentes, aumentam o risco de quedas de árvores, destelhamentos, danos estruturais e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A CEEE Equatorial reforça à população a importância de manter distância de fios e cabos rompidos e de comunicar qualquer ocorrência por meio dos canais oficiais de atendimento:

  • WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
  • Site: www.equatorialenergia.com.br
  • Central de Atendimento: 0800 721 2333
  • App Equatorial Energia – disponível nas lojas Android e iOS
Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques