Conecte-se conosco

header-top







 

04/02/2026
 

Clima

Carlos Nobre em Porto Alegre: cientista realiza palestra sobre extremos climáticos

Redação

Publicado

em

Carlos Nobre em Porto Alegre cientista realiza palestra sobre extremos climáticos

O cientista e climatologista Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007 e referência mundial sobre mudanças climáticas, estará em Porto Alegre no próximo dia 07 de agosto para realizar a palestra de abertura do seminário “Extremos Climáticos – Romper com o negacionismo, superar a crise”.

O evento ocorre no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com  realização do mandato da deputada federal Fernanda Melchionna em conjunto com o mandato da deputada estadual Luciana Genro, ambas do PSOL-RS, por meio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALRS.

“Já estamos em um ponto de não retorno e o negacionismo climático e neoliberal está custando a vida do nosso povo. Por isso esse seminário se torna fundamental”, afirma Fernanda Melchionna.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário se inscrever por meio do link: https://bit.ly/extremosclimaticos

Sobre Carlos Nobre

Carlos Nobre tem uma vida de estudos sobre o clima, fez parte da equipe internacional de cientistas do IPCC (painel da ONU sobre mudanças climáticas) que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, por alertar sobre os riscos do aquecimento global, junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore.

Nobre foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre os perigos da savanização da Amazônia e ampliação de ciclones extratropicais no Sul do país, provocados pelas mudanças climáticas. É autor e co-autor de mais de 130 artigos científicos, livros e capítulos de livros.

Atuou com posição de destaque em instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, International Geosphere Biosphere Programme, Universidade de São Saulo.

Além do Nobel, recebeu premiações como Personalidade Ambiental do WWF (World Wildlife Fund), a medalha Alexander von Humbolt da European Geophysical Union (AGU), entre outras condecorações.

Serviço

  • O quê: Seminário “Extremos Climáticos – Romper com o negacionismo, superar a crise”
  • Quando 07/08, às 18hs
  • Onde: auditório da UFCSPA (Centro Histórico de Porto Alegre, rua Sarmento Leite, n.245)
  • Inscrições: por meio do link: https://bit.ly/extremosclimaticos
  • O evento é gratuito e conta com certificação.

Clima

Inmet emite alerta vermelho de calor para o Sul do Brasil até 6 de fevereiro

Redação

Publicado

em

Inmet emite alerta vermelho de calor para o Sul do Brasil até 6 de fevereiro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, o mais alto nível na escala de avisos meteorológicos, para uma onda de calor intensa que deve atingir os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até sexta-feira, 6 de fevereiro. O aviso indica situação de grande perigo, com temperaturas muito acima da média histórica para esta época do ano.

De acordo com o Inmet, a onda de calor deve provocar elevação de cerca de 5 °C acima da média regional por vários dias consecutivos. O fenômeno teve início nesta terça-feira, 3, e deve permanecer atuando pelo menos até o fim da semana em grande parte da Região Sul.

O alerta abrange mais de 500 municípios distribuídos pelos três estados. No Rio Grande do Sul, as áreas mais afetadas incluem as regiões sudoeste, noroeste, nordeste e central. Em Santa Catarina, o calor mais intenso deve atingir o oeste e o norte do estado. Já no Paraná, o aviso engloba as regiões sudoeste, centro e sudeste. A abrangência do fenômeno amplia os impactos do calor extremo, atingindo tanto áreas rurais quanto cidades de médio porte do interior.

Segundo o Inmet, ondas de calor são caracterizadas por temperaturas excepcionalmente elevadas e persistentes, que se mantêm por vários dias seguidos. Esse tipo de evento climático representa risco à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, podendo causar desidratação, esgotamento térmico e outras complicações médicas associadas à exposição prolongada ao calor.

A previsão climática para o mês de fevereiro indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte do país. O Inmet também aponta que o Sul e o Centro-Oeste podem registrar chuvas abaixo da média, enquanto as regiões Norte e Sudeste devem ter volumes de precipitação acima do esperado para o período.

Diante do cenário, especialistas recomendam cuidados redobrados com a saúde durante os dias de calor extremo. Entre as orientações estão a ingestão frequente de líquidos, a redução da exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, o uso de roupas leves e protetor solar, além da preferência por ambientes ventilados ou climatizados. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

Redação

Publicado

em

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.

A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.

A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

Redação

Publicado

em

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.

De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.

No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.

Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques