Policial
Guarda Municipal prende homem por tráfico de drogas em Canoas
No sábado, 20, a Guarda Municipal de Canoas prendeu um homem de 33 anos por tráfico de drogas. Os agentes avistaram o suspeito durante uma ronda pela Avenida Irineu de Carvalho Braga, no bairro Rio Branco.
Tentativa de fuga e prisão
Ao perceber a presença dos guardas, o homem tentou fugir, invadindo pátios de residências. Após ser imobilizado, ele resistiu e tentou lutar com os agentes. Durante a revista, a GM encontrou dois pacotes com substâncias semelhantes a entorpecentes.
Encaminhamento à delegacia
A Guarda Municipal de Canoas levou o homem à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registrar a ocorrência.
Policial
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas
Na manhã desta segunda-feira, 27, o vereador canoense Alexandre Gonçalves (PDT), teve o carro baleado no bairro Niterói, em Canoas.
De acordo com o Delegado Mário Souza, titular do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Rio Grande do Sul, trata-se de uma tentativa de homicídio envolvendo um outro homem de 48 anos, que teria fechado a frente do carro do vereador e disparado contra ele, que revidou os disparos, acertando também o suspeito.
Ainda segundo informou o delegado à reportagem de O Timoneiro, a motivação dos tiros são de cunho privado e, portanto, não será comentado pela polícia. “Não se trata de motivação política ou de facção criminosa”, enfatizou Mário Souza.
O homem foi preso em flagrante pela Brigada Militar e está sendo atendido no hospital e em seguida será encaminhado para a Penitenciária. Conforme a assessoria de comunicação do vereador Alexandre, ele já teve alta e se recupera bem após ter o braço atingido por estilhaços.
Nota da assessoria de Alexandre Gonçalves
“A assessoria do vereador Alexandre Gonçalves informa: que o vereador se recupera bem após a tentativa de homicídio sofrida hoje pela manhã, conforme já apurado pela polícia. Informamos ainda que o vereador foi apenas atingido pelos estilhaços de vidros”.
“Em relação ao ocorrido, conforme já declarado nos meios de comunicação pelo delegado Mário Souza, trata-se de situação de motivo fútil, a ser apurada na íntegra pelas autoridades competentes”.
“O Vereador agradece a todas as mais diversas manifestações de carinho recebidas nas suas redes sociais, mensagens e segue em recuperação juntamente com sua família”.
Policial
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mortes no presídio de Canoas e afastamento do Diretor e mais quatro
Na última semana, o Presídio de Canoas foi palco de duas mortes e iniciou um intenso debate sobre a segurança e a gestão das casas prisionais no Rio Grande do Sul. Dois detentos assassinados, o que levou o Governo do Estado a tomar medidas drásticas, incluindo o afastamento do diretor da unidade e mais quatro servidores.
De acordo com informações divulgadas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Nego Jackson, de 41 anos, era chefe de uma organização criminosa, foi encontrado sem vida em sua cela durante uma rotina de inspeção dos agentes penitenciários.
O preso morto e o suspeito do assassinato estavam em celas diferentes, mas dentro de uma mesma galeria. Eles seriam de facções rivais. Os detentos estavam em Canoas de modo temporário, enquanto aguardavam deslocamento para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
A princípio, a hipótese mais provável é que a morte tenha sido resultado de um confronto entre facções criminosas, uma vez que o PECAN, como outras unidades prisionais do estado, enfrentou problemas com a disputa por poder e controle entre grupos criminosos.
Afastamento do Diretor
Em meio ao caos gerado pelas mortes, na tarde de segunda-feira, 25, o Governo do Estado decidiu afastar o diretor e mais quatro servidores do Presídio de Canoas, identificando uma possível falha na gestão da unidade. A medida foi tomada após uma análise preliminar de que o sistema de segurança estava falho e não conseguiu evitar o confronto entre os detentos.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul também se manifestou, cobrando esclarecimentos das autoridades e exigindo mais investimentos em segurança e infraestrutura para evitar que novos episódios de violência ocorram.
Morto teria escrito carta
Conforme o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, um dos servidores afastados teria recebido uma carta escrita pelo preso assassinado dias antes do crime, mas que desconhecia o teor.
De acordo com o Comando de Policiamento Metropolitano, Jackson tem no seu histórico uma ligação com 29 homicídios, como mandante e executor, além de crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Em 2017, era considerado o maior procurado do Rio Grande do Sul, quando foi preso no Paraguai.
Arma jogada por drone
Segundo informações da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, a suspeita é de que a arma que matou o detento tenha entrado o no presídio através de um drone, que teria sido registrado em vídeo durante a madrugada.
O caso segue sendo investigado.
Policial
Execução em presídio de Canoas evidencia briga de facções criminosas no mesmo local
Um detento, conhecido como Sapo, teria executado com sete tiros Nego Jackson, dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) no sábado, 23.
De acordo com as investigações, o assassinato teria acontecido durante a triagem dos detentos, que seriam de facções criminosas rivais.
De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa os investigados tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça.
O preso morto e o suspeito do assassinato estavam em celas diferentes, mas dentro de uma mesma galeria. Os detentos estavam em Canoas de modo temporário, enquanto aguardavam deslocamento para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas tem 354 vagas de emprego
- Policial1 semana atrás
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas
- Habitação1 semana atrás
Prefeitura de Canoas prepara terrenos para 51 moradias para vítimas das enchentes
- Serviços1 semana atrás
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan
- Cultura5 dias atrás
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
- Emprego1 semana atrás
Mega Feira de Oportunidades em Canoas terá uma oferta de 1.450 vagas em 23 empresas
- Política5 dias atrás
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
- Esporte1 semana atrás
Confirmado Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Canoas em março