Animais
Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental
O Dia do Amigo, comemorado neste sábado, 20, celebra não só as amizades entre pessoas mas, também, o convívio entre animais e seres humanos, construídas, muitas vezes, a partir de eventos traumáticos, trazendo benefícios não só à saúde física, mas mental dos tutores.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves, observa que, na verdade, a ciência já estuda há bastante tempo os benefícios de se ter um animal para ajudar na saúde mental. Segundo o veterinário, os donos de pets têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol quando comparados com pessoas que não têm animais. “Estudos apontam que pessoas acima de 65 anos de idade que têm um animal em casa têm 30% menos probabilidade de ir a médicos, em relação àquelas que não têm”.
Diogo Alves assegura que “brincar com cães, gatos e outros animais de estimação eleva os níveis de serotonina e dopamina, trazendo relaxamento, paz, calma e sensação de bem-estar para a gente”.
Pessoas que têm animais de estimação têm, ainda, segundo veterinário, menor nível de pressão arterial e estresse. “Há estudos comprovando que pessoas que eram hipertensas, depois de alguns meses com um animalzinho, tiveram uma queda considerável [da pressão alta] em comparação a quem não tinha o animal. O benefício é imenso”, disse.
Hoje, pode-se dizer, que a inter-relação entre humano e animais é uma via de mão dupla, diz o presidente do CRMV-RJ. “É menos solidão. A gente observa que as pessoas ao caminhar com seus pets na rua são abordadas por outras pessoas. Estabelece-se uma relação de amizade e contato. É super interessante do ponto de vista social e comportamental. É muito importante esse convívio mútuo entre o animal e o ser humano”, avalia.
Saúde mental
Diogo Alves diz que o convívio com um animal ajuda, inclusive, a afastar ameaças de suicídio. “Com certeza, o isolamento pode acentuar sintomas de depressão, e a companhia de um pet pode beneficiar pessoas que estão deprimidas ou depressivas”, diz.
De acordo com o veterinário, cuidar de um animalzinho faz com que o dono se sinta necessário e querido e a pensar que, se morrer, quem irá cuidar dele? “Essa companhia mútua faz com que a pessoa desista da questão de suicídio”, diz.
Evento para adoção
Cerca de 200 animais resgatados da enchente em Canoas terão a oportunidade de ganhar um novo lar. No sábado e no domingo (20 e 21), ocorre a 2ª Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
A ação é promovida pelo Governo Estado em parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria do Bem-Estar Animal. A iniciativa será realizada das 9h às 17h, junto ao Monumento ao Expedicionário.
Os animais disponíveis para adoção são provenientes de abrigos de Canoas. Todos passaram por uma triagem veterinária, que incluiu vacinação, castração, diagnóstico de zoonoses e inserção de microchips de identificação.
A feira também conta com a parceria do Comando Militar do Sul – Operação Taquari 2, 3º Regimento Osório, GRAD e Arcanimal.
Para adotar é necessário:
- Passar por uma entrevista prévia, que visa identificar se o ambiente é seguro para o animal.
- Ter mais de 18 anos
- Apresentar documento de identificação (CPF/CNH/RG)
- Apresentar comprovante de residência
- Assinar o termo de adoção e guarda responsável
- Para adotar cães: levar guia ou peitoral.
- Para adotar gatos: levar caixa de transporte.
Animais
Feira de adoção de cães e gatos resgatados na enchente em Canoas será no sábado
Neste sábado, 7, a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal realizará mais uma feira de adoção com animais resgatados durante a enchente que estão em busca de um lar. A atividade irá ocorrer das 13h às 17h, no Parque Getúlio Vargas, na Avenida Farroupilha, com entrada em frente ao Park Shopping.
O abrigo da Secretaria do Bem-Estar Animal e o Abrigo Palmira Gobbi, situado nos galpões da Ulbra, oferecem acolhimento para esses animais desde maio. As adoções responsáveis ocorrem diariamente.
O que precisa para adotar
Para adotar, é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista. A adoção deve ser responsável, e a recomendação é que o interessado leve um animal apenas se tiver condições e interesse reais de mantê-lo, com espaço físico e estrutura adequados.
A secretária do Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, destaca a relevância em proporcionar um novo lar a esses animais.
“A adoção de um cachorro ou gato traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas. Além de serem excelentes companheiros, eles contribuem para aliviar a solidão e o estresse, incentivam a prática de exercícios físicos e promovem valores como responsabilidade e cuidado com outros seres vivos”, afirma.
Horários de atendimento dos locais
As adoções no Abrigo Palmira Gobbi ocorrem de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 16h. Já na SMBEA, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, conforme a realização de feiras previamente divulgadas.
Animais
Prefeitura informa abertura de inscrições para castração de cães e gatos na quarta-feira
A Prefeitura de Canoas informa que abrirá, nesta quarta-feira, 9, a partir das 9 horas, as inscrições para castrações gratuitas de cães e gatos.
Serão disponibilizadas 600 esterilizações para caninos e felinos tutelados por famílias em vulnerabilidade social, que estejam inscritas no Cadastro Único e tenham renda de até três salários mínimos.
Inscrições
As inscrições estarão disponíveis no site da Prefeitura, por meio deste formulário, e serão encerradas assim que o limite de vagas for atingido.
Cada família poderá cadastrar até cinco animais, sendo necessário preencher um formulário individual para cada um.
Os procedimentos serão realizados na próxima semana, na sede da Secretaria de Bem-Estar Animal ou em outro local descentralizado previamente informado.
Animais
Feira de adoção com animais resgatados na enchente em Canoas acontece sábado
Neste sábado, 28, a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal de Canoas realizará uma feira de adoção com os animais resgatados da enchente de maio. A atividade ocorrerá das 10 às 16 horas, nos galpões da Ulbra, com acesso pela rua do estacionamento, na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José.
Como adotar
Para a adoção, é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista.
A adoção deve ser responsável e a recomendação é que o interessado leve um animal apenas se tiver condições e interesse reais de mantê-lo, com espaço físico e estrutura adequados.
As adoções também podem ser feitas na sede da Secretaria de Bem-Estar Animal, na Avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Habitação1 semana atrás
Prefeitura de Canoas entrega 117 escrituras para moradores do Loteamento Bandeirantes
- Educação1 semana atrás
Confira lista de crianças convocadas para matrícula na etapa creche em Canoas
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Fechamento definitivo do Dique Rio Branco/Fátima em Canoas é concluído
- Política1 semana atrás
Prefeito eleito, Airton Souza, está internado no Gracinha após complicações de procedimento cirúrgico
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Assinada ordem de início de serviços da nova entidade que fará a gestão do Hospital Universitário de Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Prefeito, vice-prefeito e os 21 vereadores eleitos em Canoas são diplomados
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Havan anuncia loja em Canoas para o primeiro semestre de 2025