Animais
Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental

O Dia do Amigo, comemorado neste sábado, 20, celebra não só as amizades entre pessoas mas, também, o convívio entre animais e seres humanos, construídas, muitas vezes, a partir de eventos traumáticos, trazendo benefícios não só à saúde física, mas mental dos tutores.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves, observa que, na verdade, a ciência já estuda há bastante tempo os benefícios de se ter um animal para ajudar na saúde mental. Segundo o veterinário, os donos de pets têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol quando comparados com pessoas que não têm animais. “Estudos apontam que pessoas acima de 65 anos de idade que têm um animal em casa têm 30% menos probabilidade de ir a médicos, em relação àquelas que não têm”.
Diogo Alves assegura que “brincar com cães, gatos e outros animais de estimação eleva os níveis de serotonina e dopamina, trazendo relaxamento, paz, calma e sensação de bem-estar para a gente”.
Pessoas que têm animais de estimação têm, ainda, segundo veterinário, menor nível de pressão arterial e estresse. “Há estudos comprovando que pessoas que eram hipertensas, depois de alguns meses com um animalzinho, tiveram uma queda considerável [da pressão alta] em comparação a quem não tinha o animal. O benefício é imenso”, disse.
Hoje, pode-se dizer, que a inter-relação entre humano e animais é uma via de mão dupla, diz o presidente do CRMV-RJ. “É menos solidão. A gente observa que as pessoas ao caminhar com seus pets na rua são abordadas por outras pessoas. Estabelece-se uma relação de amizade e contato. É super interessante do ponto de vista social e comportamental. É muito importante esse convívio mútuo entre o animal e o ser humano”, avalia.
Saúde mental
Diogo Alves diz que o convívio com um animal ajuda, inclusive, a afastar ameaças de suicídio. “Com certeza, o isolamento pode acentuar sintomas de depressão, e a companhia de um pet pode beneficiar pessoas que estão deprimidas ou depressivas”, diz.
De acordo com o veterinário, cuidar de um animalzinho faz com que o dono se sinta necessário e querido e a pensar que, se morrer, quem irá cuidar dele? “Essa companhia mútua faz com que a pessoa desista da questão de suicídio”, diz.
Evento para adoção
Cerca de 200 animais resgatados da enchente em Canoas terão a oportunidade de ganhar um novo lar. No sábado e no domingo (20 e 21), ocorre a 2ª Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
A ação é promovida pelo Governo Estado em parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria do Bem-Estar Animal. A iniciativa será realizada das 9h às 17h, junto ao Monumento ao Expedicionário.
Os animais disponíveis para adoção são provenientes de abrigos de Canoas. Todos passaram por uma triagem veterinária, que incluiu vacinação, castração, diagnóstico de zoonoses e inserção de microchips de identificação.
A feira também conta com a parceria do Comando Militar do Sul – Operação Taquari 2, 3º Regimento Osório, GRAD e Arcanimal.
Para adotar é necessário:
- Passar por uma entrevista prévia, que visa identificar se o ambiente é seguro para o animal.
- Ter mais de 18 anos
- Apresentar documento de identificação (CPF/CNH/RG)
- Apresentar comprovante de residência
- Assinar o termo de adoção e guarda responsável
- Para adotar cães: levar guia ou peitoral.
- Para adotar gatos: levar caixa de transporte.
Animais
Senador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Uma audiência pública será realizada na próxima quarta-feira, 26, às 18h, na Câmara de Vereadores de Canoas, para tratar de temas relacionados à causa animal. O encontro contará com a presença do senador Paulo Paim (PT), relator da Sugestão Legislativa 10/2025, que prevê a criação do Estatuto dos Cães e Gatos.
A iniciativa do evento partiu dos vereadores Cris Moeres (PV), Emílio Neto (PT) e Gabriel Constantino (PT), que solicitaram a discussão sobre a realidade da proteção animal no município.
A atividade tem o apoio da Comissão Provisória de Defesa da Causa Animal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Leonel Radde (PT), além da participação do gabinete do senador Paim.
Três pontos principais devem orientar os debates:
Estatuto dos Cães e Gatos (SUG 10/2025) – A proposta tramita na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado e tem como relator o senador Paulo Paim. A sugestão foi apresentada pelas organizações Arcanimal (Brasil), Faço Pelos Animais (Canoas) e Soama (Caxias do Sul).
Revisão das legislações estaduais – A Subcomissão Provisória de Defesa da Causa Animal da Assembleia Legislativa trabalha na atualização e consolidação das normas estaduais vigentes. A comissão é presidida pelo deputado Leonel Radde (PT) e tem como relator o deputado Airton Artus (PDT). O processo inclui consultas públicas, audiências e pesquisas online, com apoio da entidade Arcanimal.
Situação da causa animal em Canoas – O encontro também vai abordar questões recentes envolvendo o município, que tiveram grande repercussão regional e nacional.
A audiência será aberta ao público, que poderá se manifestar mediante inscrição no momento do evento.
Audiência Pública de Defesa da Causa Animal
📅 26 de novembro às 18h
📍 Câmara de Vereadores de Canoas
Endereço: Rua Ipiranga, 123 – 1º andar – Centro, Canoas
Animais
Canoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Rio Branco

A 7ª edição do Programa Miau na Rua está sendo realizada no bairro Rio Branco entre os dias 24 e 28 de novembro, com castração gratuita de gatos machos.
O atendimento ocorre das 8h30 às 15h na E.M.E.F. Monteiro Lobato, localizada na Rua Montenegro, 1113.
Para participar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade, comprovante de residência e número do CadÚnico. Os animais devem ser levados em caixa de transporte e precisam cumprir jejum de 8h.
As vagas são limitadas a 30 fichas por dia.
Animais
Abrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Foi encerrada as atividades, no sábado, 15, o funcionamento do Abrigo Municipal Palmira Gobbi, estrutura criada de forma emergencial durante a enchente que atingiu a cidade em 2024. A medida encerra um ciclo iniciado em 5 de maio de 2024, quando o espaço passou a receber animais resgatados da cheia.
Ao longo do período, o abrigo acolheu mais de 2.500 cães e contou com o apoio de aproximadamente 300 voluntárias e voluntários, responsáveis pelos cuidados diários e pelo incentivo às adoções, iniciadas ainda em junho de 2024. Atualmente, restam 10 cães, que foram realocados para um sítio em Gravataí. O local oferece ambiente amplo, rotina de passeios duas vezes ao dia e período de adaptação para que vivam com mais liberdade e conforto, sob o cuidado de uma tutora legal.
O principal objetivo, compartilhado por equipe técnica e voluntários, permanece o mesmo: garantir que todos os animais encontrem lares definitivos.
- Para a responsável pela Associação Palmira Gobbi Brenda Silveira, o momento marca uma etapa importante.
“O sentimento é de missão cumprida. Vamos seguir empenhados em campanhas de adoção para que cada um deles encontre um lar onde receba todo o amor que merece.”
A veterinária Camila Schmitz reforçou que todos os cães remanescentes estão prontos para serem adotados.
“Eles estão vacinados, castrados, microchipados e apenas aguardam uma oportunidade de ganhar um novo lar”, destacou.
No ato secretário de Bem-Estar Animal, Sandro Manoel Machado, reforçou que o trabalho sempre priorizou o bem-estar dos cães.
“Nosso foco foi, desde o início, garantir qualidade de vida e incentivar a adoção responsável.”
Na ocasião o prefeito Airton Souza destacou o significado do ato.
“Hoje iniciamos um novo capítulo para os últimos 10 animais do Abrigo Palmira Gobbi. Agradeço às protetoras que estiveram conosco nessa caminhada. Eles continuarão recebendo todos os cuidados necessários até encontrarem um lar definitivo.”

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral4 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais




























































