Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

04/10/2024
 

Comunidade

Turma de Formação de Atores do Galpão de Artes apresenta o espetáculo Plataforma K

Grupo contará pequenas histórias da autora Vera Karam, mescladas com as próprias percepções da cidade

Avatar

Publicado

em

Galpão de Artes terá espetáculos em abril. Foto: Galpão de Artes

Galpão de Artes terá espetáculos em abril. Foto: Galpão de Artes

O espetáculo “Plataforma K – Pequenas histórias de Vera Karam” do Grupo Skatá/Galpão de Artes, é o resultado do segundo semestre da Turma de Formação de Atores do Galpão. A proposta deste semestre foi trabalhar a partir de um texto da dramaturgia brasileira e a escolha recaiu sobre Vera Karam, autora gaúcha já falecida que deixou uma vasta obra recheada de peças, contos e crônicas.

Trata-se de uma homenagem à Karam. O espetáculo é apenas um recorte de sua obra e traz a cena três histórias curtas que são entrecortadas por sonhos e devaneios dos próprios atores e do próprio fazer teatral. Uma homenagem ao teatro. Fazem parte do espetáculo três Cenas: “Dá licença, por favor!”, “Noite Feliz” e “Será o contrário a vida de atriz?”.

Em “Será o contrário a vida de atriz?” duas atrizes divagam sobre as metáforas da vida e sobre o fazer teatral dentro de um camarim. Em “Noite Feliz” temos a noite de Natal de uma família emergente, que finalmente pode contratar um Papai Noel para presentear os filhos e familiares agregados. Mas ele acaba se surpreendendo com esse “bico” noturno, pois a anfitriã o tranca no apartamento logo após ter cumprido o combinado, que era apenas o de entregar os presentes a todos os convidados. Em “Dá licença, por favor!”, duas mulheres disputam um lugar na platéia de um teatro e a partir disso debatem temas da sociedade, tolerância e respeito com muito humor característico da autora.

A direção e a trilha sonora é de Diego Ferreira, 34 anos, professor de teatro e funcionário público, com elenco composto por Bianca Gudaites, Nicole Leifheit, Joana Caspar, Victória Mugnol, Gabriela Costa, Gabrielle Santos e Gabriel Gonçalves.

“Esse espetáculo é resultado da formação de atores. O curso tem duração de três anos e a cada módulo os alunos ficam responsáveis por montar um trabalho que é levado ao público. Este espetáculo é a finalização do primeiro módulo de um ano, onde resolvemos estudar a dramaturgia brasileira. As histórias de Vera são coloquiais, bem restritas a cidade, tem a cidade como cenário, como ela era de Porto Alegre. Então juntamos a cidade com o depoimento de alguns alunos. A gente traz como uma alusão a plataforma de Canoas, o trem que corta a cidade”, explica o diretor.

A temporada começa em abril, com sessões todos os sábados, das 18 horas e às 20 horas, no dias 9, 16, 23 e 30 de abril no Galpão de Artes, localizado na avenida Açucena, 1401 a partir de R$ 10,00. Maiores informações podem ser obtidas através do número 8177-4446 ou pelo e-mail j.h.casper@gmail.com.

Comunidade

Último dia para aposentados, pensionistas e pessoas com renda de até um salário mínimo solicitarem isenção de IPTU 

Redação

Publicado

em

Último dia para aposentados, pensionistas e pessoas com renda de até um salário mínimo solicitarem isenção de IPTU 

Aposentados, pensionistas e com renda até um salário mínimo podem solicitar a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL). A medida é prevista no Artigo 86 da Lei Municipal 1.943/1979.

O prazo para protocolar o pedido de isenção é até 30 de setembro. Caso aprovado, o benefício abrangerá o IPTU e a TCL para os cinco anos subsequentes, iniciando-se no ano seguinte à solicitação.

Os interessados em obter essa isenção devem iniciar um processo administrativo denominado “Isenção de IPTU”.

Esse processo pode ser feito de forma digital, com o envio da documentação necessária por e-mail (atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br) ou pelo Portal da Fazenda, na opção “Isenção de IPTU ‘ Aposentado / Pensionista”.

Quem tem direito à isenção:

– Aposentados ou pensionistas com renda total de até três salários mínimos
– Aposentados por invalidez permanente, independentemente da renda
– Idosos ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
– Trabalhadores com renda de até um salário mínimo

Requisitos do imóvel:
– Ser o único imóvel do proprietário ou do cônjuge falecido
– O imóvel deve servir apenas como moradia, sem cadastro econômico no endereço (comércio, indústria, serviço)
– Valor venal do imóvel deve ser de no máximo 67.162 URMs (Unidade de Referência Municipal)
– Imóvel cadastrado como tipo predial (com construções)

Documentação obrigatória:
– Requerimento de Isenção assinado
– Documento de Identificação (RG ou CNH)
– Capa do carnê do IPTU ou Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI)
– Comprovante de moradia (conta de água ou luz emitida nos últimos 3 meses)
– Certidão de único bem no município, emitida pelo Registro de Imóveis
– Certidão de casamento e atestado de óbito do cônjuge (se aplicável)
– Comprovante de renda (CNIS para rendas recebidas pelo INSS)

Documentação adicional para rendimentos de até um salário mínimo:
– Cópia dos três últimos comprovantes de renda do requerente e do cônjuge
– Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
– Carteira de Trabalho (identificação do trabalhador e último vínculo)

Continuar a ler

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm