ENCHENTE RS
Tutores têm até 13/06 para reconhecer os animais resgatados

A partir desta terça-feira, 3, os tutores dos animais resgatados nas enchentes terão um prazo de 10 dias corridos para reivindicar seus pets perdidos. A contagem se inicia no dia 4, quando serão divulgados os endereços dos abrigos cadastrados junto à Prefeitura e aos bancos de dados dos animais. Após esse período, os animais podem ser encaminhados para adoção. Atualmente, abrigos voluntários e Prefeitura mantém mais de 4 mil animais não identificados.
Busca pelos Animais
Os tutores devem buscar os animais resgatados nos abrigos por meio de visitas e através de sites, aplicativos ou perfis de redes sociais dos locais. O Decreto 213/2024, que estabelece medidas para o reencontro de animais resgatados e seus tutores após as enchentes, foi publicado no sábado, 1º.
Colaboração e Desafios
Fabiane Borba, secretária do Bem-Estar Animal, ressaltou a importância da colaboração entre o poder público, a rede de proteção animal e os voluntários diante do desafio enfrentado pela cidade. Ela destacou a nova realidade trazida pelas chuvas e inundações, com cerca de 4 mil animais em abrigos e o desafio de reunir os animais perdidos com suas famílias. Os animais não resgatados pelos tutores poderão receber novos lares.
Cadastro dos Abrigos
Aqueles abrigos que ainda não fizeram o cadastro junto à Prefeitura devem fazê-lo por meio de um formulário online disponível no link. Atráves desse cadastro, é possível fornecer informações sobre o abrigo e suas necessidades.
Lista de Abrigos e Informações
Aqui está a lista dos abrigos de animais, seus endereços e páginas de divulgação dos animais:
Secretaria de Bem-Estar Animal: Av. Boqueirão, 1986, cerca de 950 animais. Fotos dos pets: https://petsrs.com.br/abrigo/221
Cães Resgatados Canoas: Av. Farroupilha, 7999, aproximadamente 970 animais. Fotos disponíveis em https://cadastroanimais-rs.smsprefeiturasp.com.br
Abrigo Containers: Av. Açucena, 1547, 50 animais, fotos no Instagram @dogs_da_acucena
SOS Nazário: Rua Nazaré, 617, 72 animais, fotos no Instagram @abrigososoperacaonazario
André Leão Poente: Rua Victor Kessler, 291, 155 animais, fotos no Instagram @seupet_alp
Pata Molhada: Rua Liberdade, 1315, aproximadamente 1500 animais, fotos no Instagram @patamolhada.oficial
ENCHENTE RS
Prefeituras têm até sexta-feira, 25, para aderir ao programa Partiu Futuro Reconstrução

Encerra na sexta-feira, 25, o prazo para que prefeituras realizem a adesão à segunda edição do programa Partiu Futuro Reconstrução, ação do governo do Estado que prevê a contratação de 2.785 jovens aprendizes atingidos pelas enchentes de 2024. Ao todo, 103 municípios gaúchos que decretaram situação de calamidade ou fazem parte do programa RS Seguro podem ser beneficiados.
A previsão de investimento do programa é de R$ 99,5 milhões e ele tem como público jovens de 14 a 22 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e em situação de vulnerabilidade social, como desabrigados ou desalojados e atingidos. Os selecionados atuarão como aprendizes em órgãos públicos estaduais e municipais, com direito a carteira assinada, bolsa-auxílio, vale-alimentação e acompanhamento educacional e psicossocial.
Intercâmbio cultural levará candidatos para a Espanha
A manifestação de interesse por parte das prefeituras precisa ser feita por meio de ofício, encaminhado para o e-mail partiufuturo@social.rs.gov.br, indicando o número de jovens que o município deseja atender. O edital foi publicado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no dia 18/7.
Uma novidade desta edição é a oferta de vagas para intercâmbio cultural internacional, para jovens de Porto Alegre e de Canoas. Os candidatos poderão inscrever-se para concorrer a uma das cincos vagas, sendo três para a Capital e duas para Canoas, para uma viagem de sete dias a Barcelona e Valência, na Espanha. Eles serão selecionados com base no desempenho escolar e participação no programa.
Partiu Futuro Reconstrução
Lançado em 2024, o Partiu Futuro Reconstrução foi criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes no Estado e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Foram selecionados 1,5 mil jovens, entre estudantes e egressos da rede pública de ensino, que têm atuado como aprendizes em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.
Os jovens têm direito a carteira assinada, jornada de 20 horas semanais, bolsa-auxílio de R$ 894,52 e vale-alimentação de R$ 550. Além da experiência prática, eles têm acesso a aulas teóricas, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro.
O programa é executado pela Demà Jovem by Renapsi, em Porto Alegre e Canoas, e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) nos outros 21 municípios abrangidos do interior do Estado.
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
ENCHENTE RS
Governo divulga nova relação de contemplados na segunda fase do programa MEI RS Calamidades

“O MEI RS Calamidades representa uma ação concreta do governo do Estado para a retomada econômica de empreendedores que foram afetados e tiveram suas atividades paralisadas. Além de apoio financeiro, os profissionais recebem orientação técnica para recomeçar e manter o seu negócio. Estamos empenhados em oferecer o suporte necessário a todos eles”, afirmou o titular da STDP, Gilmar Sossella.
Como funciona
Recursos
ENCHENTE RS
Novo lote do programa Volta por Cima é pago nesta sexta-feira, 4

O governo do Estado pagou, nesta sexta-feira, 4, o segundo lote dos recursos previstos pelo programa Volta por Cima para famílias vítimas das chuvas intensas e enchentes no Rio Grande do Sul no período de 14 a 20 de junho de 2025. O benefício foi creditado no Cartão Cidadão de 449 famílias dos municípios de Canoas, Cerro Branco, Itaara, Jaguari e Santa Maria.
O valor do lote soma R$ 898 mil em apoio financeiro por parte do Executivo estadual, totalizando mais de RS 2 milhões em repasses nesta edição do programa. Foram destinados R$ 2 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas.
O programa Volta por Cima
O Volta por Cima é fundamentado na Lei 15.977/2023, que autoriza a concessão de auxílios em situações de emergência ou calamidade pública. Desde sua criação, o programa tem desempenhado papel fundamental na assistência às vítimas dos eventos meteorológicos.
Em 2023, o Volta por Cima beneficiou 23.533 famílias, com mais de R$ 37 milhões em repasses. Após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, a iniciativa atendeu mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, desalojadas ou desabrigadas, totalizando mais de R$ 250 milhões em recursos estaduais.
Ação integra o Plano Rio Grande
O valor total dos recursos disponibilizados pelo governo gaúcho para esta edição do Volta por Cima soma R$ 4 milhões, podendo ser ampliado conforme o número de famílias atingidas.
A gestão do recurso do programa compete à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), além do Banrisul.
A ação integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Estado e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Critérios para ser beneficiário deste lote do Volta por Cima:
- ter sido desabrigada ou desalojada em razão das chuvas intensas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025, conforme Decreto 58.235;
- residir em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologado pelo governo do Estado;
- ter sido identificada como moradora de área atingida a partir de mapeamento realizado pelo governo estadual;
- constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, com atualização nos últimos 12 meses.
Como acessar os recursos
Para saber se foram contemplados com o benefício nos lotes já pagos, os cidadãos podem fazer a consulta pelo número do CPF no site do Volta por Cima.
O mapeamento de áreas atingidas está em constante atualização. Assim, famílias que atendam aos requisitos do programa e residam na mesma cidade podem receber o benefício em lotes diferentes.
Identificação das famílias beneficiárias
Famílias desalojadas ou desabrigadas são automaticamente identificadas com base no cruzamento de dados do cadastro único e o mapeamento das áreas atingidas.
Estão sendo usados satélites com tecnologia SAR, que permite a observação mesmo em condições de pouca ou nenhuma luz e através de nuvens e chuva. O levantamento é conduzido pelo Departamento de Economia e Estatística da SPGG, com apoio das prefeituras.
Em casos excepcionais, em que não ocorra a inclusão automática dos beneficiários atingidos, a Sedes orientará os municípios para o cadastramento das famílias.
O pagamento
O valor do benefício é creditado no Cartão Cidadão da pessoa de referência de cada núcleo familiar. Podem utilizar o recurso, a partir desta sexta-feira, os beneficiários do segundo lote que já têm o Cartão Cidadão em mãos em função de outro programa do governo.
Aqueles beneficiários que não possuem o cartão terão o documento emitido automaticamente, podendo retirá-lo na agência do Banrisul designada na sua cidade a partir de 19 de julho.
O prazo para retirada dos cartões com o valor do auxílio vai até 30 de novembro de 2025. Após essa data, os valores não resgatados retornarão aos cofres públicos.
Quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.
Transparência e controle
Todas as informações sobre os repasses estão disponíveis no Portal da Transparência do Estado, e denúncias podem ser encaminhadas pela Central do Cidadão.
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