Conecte-se conosco

header-top






 

03/07/2024
 

ENCHENTE RS

Grêmio solicita medidas emergenciais em comunidades próximas da Arena

Redação

Publicado

em

Em reunião na Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre, representantes do Grêmio entregaram, na manhã da terça-feira, 4, um ofício ao Ministro Paulo Pimenta, responsável pelo apoio à reconstrução do RS.

O documento apresenta e propõe medidas para os bairros da chamada “comunidade Tri”: Humaitá, Vila Farrapos e Navegantes.

A reunião contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, do vice Eduardo Magrisso e do CEO do Clube, Márcio Ramos. O Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, também participou do encontro.

No documento, o clube considera emergenciais as seguintes medidas:

a) Desenvolvimento de projetos e implementação de medidas que resultem em melhorias das condições de drenagem pluvial desses bairros;

b) Revisão, reformas e manutenções permanentes do sistema de contenção de cheias e das casas de bombeamentos com previsões de sistemas de contingência para funcionamento em momentos de cheias e alagamentos;

c) Implementação de projetos de manejos de resíduos sólidos com implementação de Centros de triagens e entrepostos que permitam às populações desenvolverem as atividades de reciclagens e comercialização de resíduos de forma digna e com controles;

d) Melhorias dos sistemas de saúde e educação das populações locais com capacidade de atendimento das demandas dos bairros;

e) Desenvolvimento de projetos sociais voltados para a população de extrema pobreza;

f) Considerar a construção de moradias populares multifamiliares possibilitando a urbanização planejada do Bairro Humaitá em substituição às precárias e aglomeradas moradias existentes;

g) Desenvolvimento de cursos de formação técnica e de capacitação de empreendedorismo para a população (pequenos comerciantes e prestadores de serviços);

h) Adequação e melhorias dos sistemas de mobilidade urbana e questões viárias dos bairros Humaitá, Vila Farrapos e Navegantes;

i) abertura do acesso de saída para a av. Castelo Branco próximo à Arena, há muito solicitado para o DNIT. Temos convicção que essa saída é projeto de contingência, pois poderia ter beneficiado os moradores do bairro nesse episódio e em alagamentos que ocorrem com maior frequência;

j) Intermediação do poder público nas soluções das ações judiciais existentes no bairro que tratam de obras do entorno da Arena, problema de drenagem devido à construção da ponte da BR 448 e conclusão da nova ponte do Guaíba.

Na reunião, ficou definido que novos encontros serão realizados para dar andamento às solicitações.

Para o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, o momento representa um avanço importante. “O Grêmio vive essa realidade há mais de 10 anos. E nesse tempo temos falado com os governos municipal, estadual e federal a respeito da situação. O que queremos é aquilo que foi prometido lá atrás – um conjunto de iniciativas que deem a essas áreas, e as famílias que vivem nessas áreas, uma condição melhor”, destacou.

ENCHENTE RS

Número oficial de mortos em consequências das chuvas no RS sobe para 180; Canoas lidera com 31

Redação

Publicado

em

Número oficial de mortos em consequências das chuvas no RS sobe para 177; Canoas lidera com 31- Foto Gustavo MansurPalácio Piratini

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou o último boletim, nesta segunda-feira, 2, sobre o número de mortos e atingidos no Estado devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades.

De acordo com os dados, o número oficial de vítimas fatais subiu para 180, os desaparecidos baixaram para 32 e 806 pessoas foram feridas.

Outros números

  • Municípios afetados: 478
  • Afetados: 2.398.255

Canoas

O município de Canoas segue liderando com o número de vítimas do Rio Grande do Sul, com registro de 31 mortos em virtude da enchente; 5 pessoas seguem desaparecidas no município. Os nomes das pessoas podem ser conferidas neste link.

*A Defesa Civil do Estado orienta às pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos.

Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.

O número de pessoas desalojadas ou em abrigos não foi divulgado.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Primeiro lote do Cartão Solidário de Nova Santa Rita é entregue para 368 famílias

Redação

Publicado

em

Primeiro lote do Cartão Solidário de Nova Santa Rita é entregue para 368 famílias nesta segunda-feira (1°)

Na segunda-feira, 1° de julho, a Prefeitura de Nova Santa Rita entregou o primeiro lote do Cartão Solidário para 368 famílias atingidas pela enchente de maio ou pelo deslizamento de terra no bairro Berto Círio. Todos receberam um cartão com R$ 2 mil para comprarem nos comércios da cidade e iniciarem o processo de reconstrução.

A lista dos primeiros beneficiários está disponível no site da Prefeitura Municipal (www.novasantarita.rs.gov.br). As entregas vão acontecer no CRAS Municipal, localizado no endereço rua das Cerejeiras, 239, Centro, a partir das 10h até as 16h (com intervalo das 12h às 13h). É obrigatória a apresentação de documento com foto para retirada dos cartões.

1.036 aprovados

O número de beneficiários neste primeiro momento representa 35% dos 1.036 aprovados a receber o benefício e a medida irá injetar mais de R$ 4 milhões na economia local ao término de todas as entregas previstas.

“É um momento de concretização do nosso trabalho e de alegria por podermos ajudar aqueles que mais precisam num momento tão triste como este”, disse o prefeito Rodrigo Battistella.

O prazo para cadastro do Cartão Solidário é o mesmo do programa Auxílio Reconstrução, do governo federal: 12 de julho. Já o benefício do governo estadual pode ser pleiteado até o dia nove de julho junto ao CRAS Municipal.

Atenção

Em virtude da entrega do benefício, apenas estará acontecendo entrevistas de emprego no SINE Municipal. Demais serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, como confecção de documentos de identidade, cadastros do CadÚnico, entre outros, não estarão disponíveis neste dia.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Corsan isenta pagamento de fatura de imóveis atingidos pelas enchentes; saiba como contatar a empresa

Redação

Publicado

em

mais 8 mil famílias de Esteio e Sapucaia tiveram o fornecimento de água restabelecido

A Corsan, em parceria com o Ministério Público e Defensoria Pública do Estado, estruturou um programa para isentar do pagamento da fatura ou da taxa de serviço, os imóveis atingidos pelas cheias. Os inundados inscritos na tarifa social têm isenção total durante seis meses (competências maio a outubro de 2024).

Os não-inscritos na tarifa social ficam isentos por dois meses (competências de maio e junho). Já os que ficaram sem abastecimento, não pagaram a taxa básica do serviço no mês de maio, sendo cobrados somente o consumo do período.

Cabe salientar que a Companhia também foi impactada com o alagamento das estruturas e ficou sem sistema da Procergs por mais de 20 dias, o que ocasionou atraso na emissão das faturas do mês de maio. Foi necessário equacionar o problema.

Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar a empresa por meio de seus canais de relacionamento para solicitar a revisão de sua fatura.

A Corsan reforçou as equipes de atendimento e avaliará caso a caso, para corrigir eventuais divergências. App Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644, ligações gratuitas pelo 0800-646-6444 ou unidade de atendimento mais próxima no município.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm