Conecte-se conosco

header-top


 






 

26/12/2024
 

Transporte

Lado Oeste de Canoas tem mais duas linhas de ônibus restabelecidas; passe é livre

Redação

Publicado

em

Lado Oeste de Canoas tem mais duas linhas de ônibus restabelecidas - Foto: Juliana Reis

O transporte público coletivo está com mais duas linhas retomadas no lado Oeste de Canoas, região geográfica mais afetada pela catástrofe climática de maio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), Mato Grande e Rio Branco voltam com itinerários parciais e entram na relação de aproximadamente 20 linhas atendidas pela empresa Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal).

A Morart foi a primeira a voltar a operar naquele quadrante, com aumento de áreas secas na região.

No lado Leste, os usuários possuem 16 linhas à disposição. O serviço nessa região da cidade está quase todo normalizado, com exceção de duas ligações (Petrobras e Ulbra) com a Trensurb, que ainda não retomou o serviço. O transporte coletivo permanece com passe livre na cidade.

Linha Mato Grande

Itinerário se inicia no terminal da Victor Barreto (Golden Center), seguindo pelas ruas Pedro Weingartner, Mathias Velho, Dr. Barcelos, Domingos Martins, Avenida Guilherme Schell, Araçá, Santo Antônio, República, Califórnia, Novo México, Avenida Canoas, República, voltando pela Santo Antônio, Araçá, Pedro Weingartner e terminal da Victor Barreto.

Linha Rio Branco

Terminal da Victor Barreto (Golden Center), ruas Mathias Velho, Dr. Barcelos, Domingos Martins, av. Guilherme Schell, rua Boa Saúde, rua Cairú, rua Bartolomeu de Gusmão, voltando pela Guilherme Schell, rua Pedro Weingartner e encerrando na Victor Barreto.

Informações gerais

Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233, no site (www.sogal.com.br). Atrasos e outros assuntos podem ser comunicados para a Diretoria de Transportes, pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.

Transporte

Reabertura das estações da Trensurb em Porto Alegre vira presente de Natal para os gaúchos

Redação

Publicado

em

Reabertura das estações da Trensurb em Porto Alegre vira presente de Natal para os gaúchos

Em um gesto que simboliza a retomada da normalidade durante as festividades de fim de ano, a Trensurb anunciou a reabertura das estações que permaneciam fechadas desde a enchente de maio, nesta terça-feira,  24 de dezembro, um momento esperado para milhares de passageiros que dependem do sistema ferroviário para se deslocarem pela Região Metropolitana de Porto Alegre.

A retomada do serviço

Os trens voltam a circular da Estação Novo Hamburgo até as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, entre 5 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com intervalo entre eles estimado em 12 minutos – após esse horário, e também aos domingos, o serviço será realizado com ônibus por meio de baldeação saindo do centro da Capital até a Estação Farrapos, com valor R$ 4,50.

O serviço, que deve atender até 110 mil passageiros por dia, ficou totalmente suspenso em maio. Posteriormente, a operação foi retomada de forma emergencial entre as cidades de Novo Hamburgo e Canoas.

Continuar a ler

Transporte

Prefeitura de Canoas prorroga contrato com a Sogal por mais um ano

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas prorroga contrato com a Sogal por mais um ano

Foi publicado na sexta-feira, 20, no Diário Oficial do Município, termo aditivo ao contrato com a Sogal (Sociedade de Ônibus Gaúcha) pelo período de um ano.

De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, a medida, adotada pela Administração Municipal, visa garantir a continuidade dos serviços de transporte público em Canoas, uma vez que o contrato do transporte coletivo se encerraria em 26 de dezembro, e o do transporte seletivo, em 3 de janeiro de 2025.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, o termo aditivo tem caráter transitório e pode ser rescindido dentro do período de prorrogação.

Edital para concessão do transporte público municipal

Na quinta-feira, 19, a Prefeitura de Canoas enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o edital para concessão do transporte público municipal.

O processo prevê que duas empresas serão responsáveis pelo modal, uma para o lado Oeste da cidade e outra para o Leste. Outra mudança será o sistema de pagamento da Prefeitura à empresa, que será por quilômetro rodado, e não mais por passagens.

A proposta será avaliada pelo órgão de fiscalização e controle, num prazo de 90 dias . A expectativa é de que a licitação e o novo modelo garantam linhas de ônibus mais modernas, maior cobertura em diferentes regiões da cidade e acompanhamento em tempo real da linha, com atualização em caso de alguma intercorrência.

Continuar a ler

Transporte

Prefeitura de Canoas envia edital para concessão do transporte coletivo municipal ao Tribunal de Contas

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas envia edital para concessão do transporte coletivo municipal ao Tribunal de Contas

Na quinta-feira, 19, a Prefeitura de Canoas enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o edital para concessão do transporte público municipal. O processo prevê que duas empresas serão responsáveis pelo modal, uma para o lado Oeste da cidade e outra para o Leste.

Outra mudança, de acordo coma assessoria da atual gestão, será o sistema de pagamento da Prefeitura à empresa, que será por quilômetro rodado, e não mais por passagens. A expectativa é de que a licitação e o novo modelo garantam linhas de ônibus mais modernas, maior cobertura em diferentes regiões da cidade e acompanhamento em tempo real da linha, com atualização em caso de algum intercorrência.

O edital enviado já considera as ponderações acatadas após audiência pública, realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro, com a participação da população e de diferente setores da sociedade.

O documento foi assinado pela prefeito Jairo Jorge, que destacou a importância do momento, que inicia um novo modelo no transporte coletivo de Canoas.

“Como estamos prevendo uma mudança de conceito no modelo, é importante ter auxilio e aval dos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas. Agora, este edital será analisado em até 90 dias, para que, então, a licitação do transporte coletivo de Canoas aconteça, dando fim ao monopólio, garantindo concorrência, ônibus de qualidade, com cumprimento dos horários e maior cobertura de regiões da cidade que necessitam deste serviço”, frisou.

“Já cumprimos todas as propostas do processo, inclusive com a consulta pública, que recebeu diferentes setores da sociedade, para ouvir dúvidas, sugestões e ressalvas. Entendemos ser um grande momento para o transporte público de Canoas, que vai passar a contar com a qualidade que os canoenses sempre desejaram, principalmente no que diz respeito à estrutura da frota e à cobertura de regiões onde há demanda de passageiros, mas que hoje não contam com o número de linhas necessárias”, reforçou o secretário de Transportes e Mobilidade, Diego Cigolini.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm