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17/10/2024
 

Cultura

Rodeio em Nova Santa Rita terá mais de R$ 120 mil em prêmios

Redação

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O 2° Rodeio Nacional e 12º Rodeio Estadual de Nova Santa Rita ocorre na próxima semana, entre os dias 18 a 21 de abril, no Parque Municipal de Eventos Olmiro Brandão.

O evento promete a participação de centenas de competidores entre as modalidades campeiras, o que inclui as gineteadas, a programação artística, que conta com diversas modalidades de dança, mais a parte esportiva, com dois dias de torneios de bocha. Serão, no total, mais de R$ 120 mil em prêmios.

Somam-se às competições uma intensa programação com bailes, praça de alimentação, artesanato tradicionalista e comércio de itens correlatos para os visitantes. A organização é da prefeitura municipal, junto com a Associação das Entidades Tradicionalistas de Nova Santa Rita.

PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA

18/04 – QUINTA-FEIRA
17h – LAÇO INDIVIDUAL
Premiação 20% do arrecadado  – Para na 7º volta
– TAÇA AETNSR (modalidade em trio) FORÇA A, B e C
Escolhe a força no ATO da inscrição, tem que atingir o índice mínimo de armadas
Fica somente 05 trios na força A e B e 10 na força C para final do domingo
Duas vidas classificadas trocando um laçador

19/04 – SEXTA-FEIRA
8h – LAÇO VETERANO – Para 03 ou menos
–  LAÇO PATRÃO –   Para 03 ou menos
–   LAÇO CAPATAZ – Para 03 ou menos
–  LAÇO GURI – Para 03 ou menos
Classificatória destas modalidades, 04 armadas somatórias, todas as inscrições devem ser feitas antecipadamente até o dia anterior a prova.
–  LAÇO PIA – Para 03 ou menos
–   LAÇO PRENDINHA – Para 03 ou menos
Classificatória destas modalidades, 04 armadas somatórias, todas as inscrições devem ser feitas antecipadamente até o dia anterior a prova.
15h – LAÇO DUPLA OFICIAL DO RODEIO
Lote da 01 a 100 R$ 350,00 (Inscrições antecipadas, laça somente na sexta feira dia 19/04)
– Lote da 100 a 200 R$ 400,00
– Lote da 200 em diante R$ 450,00

FORÇA A – 03/04 armadas     – FORÇA B  – 02 armadas
FORÇA C – 01 armada    –     FORÇA D – 0 armada
Escolhe a força no ATO da inscrição, tem que atingir o índice mínimo de armadas
– Continuação da TAÇA AETNSR (modalidade em Trio)
Poderá ter inscrições limitadas
Escolhe a força no ATO da inscrição, tem que atingir o índice mínimo de armadas
Fica somente 05 trios na força A e B e 10 na força C para final do domingo
Duas vidas classificadas trocando um laçador
22h – SHOW/BAILE

20/04 – SÁBADO
8h – LAÇO PAI E FILHO – Para 03 ou menos
– LAÇO PAI E FILHA – Para 03 ou menos
– LAÇO PAI E PIA – Para 03 ou menos
– LAÇO PAI E PRENDINHA – Para 03 ou menos
Classificatória destas modalidades, 04 armadas somatórias, todas as inscrições devem ser feitas antecipadamente até o dia anterior a prova.
– LAÇO BRINCO DE PRINCESA – FORÇAS A, B e C –  DEFINE A FORÇA LAÇANDO.
– LAÇO EQUIPE – FORÇAS A, B e C (25 Armadas Somatórias)
Escolhe a força no ATO da inscrição, 03 armadas somatórias no sábado e 02 domingo.

20h – ABERTURA OFICIAL
– GINETEADA

– CONTINUAÇÃO DA DUPLA OFICIAL (da 100 em diante)
22h- Show/Baile

21/04 – DOMINGO
6h – Penera Taça Força C, B e A /FINAL
8h-Penera Dupla 2 Voltas de 50 em 50
– LAÇO EQUIPE/FINAL Voltas 04 e 05
– LAÇO INCLUSIVO (GRATUITO) Premiação Troféu para 2 ou menos
12h – PROVA DE REDEAS
Piá / Prendinha / Guri / Guria / Prenda e Peão
– VACA PARADA:  Piazinho / Piazito / Bonequimha / Prendinha
Premiação Troféu para 2 ou menos em todas modalidades
– FINAL BRINCO DE PRINCESA
– FINAL DA DUPLA
– FINAL GINETEADA
– SHOW

INSCRIÇÕES:

• Individual: R$ 100,00
• Dupla Oficial do Rodeio (01 a 100): R$ 350,00
• Dupla Oficial do Rodeio (100 a 200): R$ 400,00
• Dupla Oficial do Rodeio (200 em diante): R$ 450,00
• Laço Guri: R$ 100,00
• Laço Pia/ Laço Prendinha: R$60,00
• Laço Capataz/Patrão/Veterano: R$100,00
• Pai e Filho/ Pai e Filha: R$ 120,00
• Pai e Piá/ Pai e Prendinha: R$ 80,00
• Laço Equipe: R$ 600,00
• Laço Equipe prenda: R$ 500,00
• Taça AETNSR: R$300,00
• Taça Brinco de Princesa: R$ 100,00
• Prova de Rédeas – Guri, Guria, Prenda e Peão, Piá e Prendinha: R$ 30,00
• Gineteada: R$ 450,00

PREMIAÇÃO

INDIVIDUAL
Premiação 20% do arrecadado (para na 7° volta)
• GURI
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• VETERANO
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
•   PATRÃO
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• CAPATAZ
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E FILHO –
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E FILHA –
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• LAÇO PIA
R$ 300,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• LAÇO PRENDINHA
R$ 300,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E PIÁ
R$ 500,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E PRENDINHA
R$ 500,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• TAÇA BRINCO DE PRINCESA –
Força A (04 ARMADAS) – R$ 2.000,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
Força B (02 ARMADAS) – R$ 2.000,00+ troféu (para em 04 ou menos)
Força C (0-01 ARMADAS)– R$ 1.000,00 + troféu (para em 06 ou menos)

• TAÇA AETNSR –
Força A –R$ 3.000,00 + troféu (para em 03 ou menos)
Força B – R$ 3.000,00 + troféu (para em 04 ou menos)
Força C – R$ 3.200,00 + troféu (para em 06 ou menos)
• EQUIPES – Escolhe a Força na inscrição –
Força A                                              Força B                                        Força C
1º lugar: R$ 4.000,00             1º lugar: R$ 2.500,00              1º lugar: R$ 2.000,00
2º lugar: R$ 3.000,00             2º lugar: R$ 2.000,00              2º lugar: R$ 1.500,00
3º lugar: R$ 2.000,00             3º lugar: R$ 1.500,00              3º lugar: R$ 1.200,00
4º lugar: R$ 1.500,00             4º lugar: R$ 1.000,00              4º lugar: R$ 800,00
5º lugar: R$ 1.000,00             5º lugar: R$ 800,00                 5º lugar: R$ 600,00

• DUPLA OFICIAL DO RODEIO

Força A –R$ 10.000,00 + troféus (para em 03 ou menos)
Força B – R$ 10.000,00 + troféus (para em 08 ou menos)
Força C – R$ 10.000,00 + troféus (para em 15 ou menos)
Força D – R$ 10.000,00 + troféus (para em 20 ou menos)

PROVA DE RÉDEAS – GURI, GURIA, PRENDA , PEÃO, PIÁ E PRENDINHA
1º Lugar – 50% + Troféu
2º Lugar – 25% + Troféu

• VACA PARADA

Troféu 1º (para em 02 ou menos) em todas as categorias

• GINETEADA

1º lugar: R$ 4.000,00 + Troféu
2º lugar: R$ 2.500,00 + Troféu
3º lugar: R$ 1.500,00 + Troféu
4º lugar: R$ 1.000,00 +Troféu
5º lugar: R$ 500,00+Troféu

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

20/04- SÁBADO
9h – Declamação feminina e masculino
– Prenda Mirim
– prenda Juvenil
– Prenda Adulta
– Xirú/Chinoca
14h – Intérprete vocal Masculino e feminino
– Mirim
– Juvenil
– Adulta
– Xirú/Xinoca
21/04 – DOMINGO
08h30mim – Participação inclusivas
08:30 Danças Tradicionais
– Mirim
– Juvenil
– Adulta
– Veterana

PREMIAÇÃO  DANÇAS TRADICIONAIS

                                  ADULTA                                                              JUVENIL
1º Lugar R$ 2.000,00                                        1º Lugar R$ 1.500,00
2º Lugar R$ 1.500,00                                        2º Lugar R$ 1.000,00
3º Lugar R$ 1.000,00                                        3º Lugar R$ 700,00

                                       MIRIM                                                         VETERANA
1º Lugar R$ 1.000,00                                          1º Lugar R$ 1.000,00
2º Lugar R$ 800,00                                             2º Lugar R$ 800,00
3º Lugar R$ 500,00                                             3º Lugar R$ 500,00

• Troféus serão dados do 1º ao 3º lugar das danças tradicionais em todas as categorias;
• Nas modalidades individuais, serão dados troféus de 1º e 2º lugares em todas as categorias.
• Haverá troféu para melhor torcida.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

19/04 – SEXTA-FEIRA

14h – JOGO DE BOCHA CAMPEIRA INCLUSÃO (gratuito)
20/04– SÁBADO
9h – BOCHA CAMPEIRA

21/04 – DOMINGO

9h – TAVA
– CONTINUAÇÃO BOCHA CAMPEIRA
– BOCHA 48

INSCRIÇÕES

• Bocha Campeira (trio) R$ 100,00
• Bocha 48 (duplas) R$ 50,00 (atira livre até domingo)
• Tava R$ 25,00

PREMIAÇÃO

    • Bocha Campeira – (30 trios ou mais premiação, menos de 30 trios percentual 40%, 20% e 10%)
1º Lugar – R$ 1.500,00 +Trofeús
2º Lugar – R$ 900,00 + Troféus
3º Lugar – R$ 600,00+ Troféus
    • Bocha 48 – (40 duplas premiação, menos de 40 duplas percentual 40%, 20%, 10%)
1º Lugar – R$ 1.000,00+ Troféus
2º Lugar – R$ 500,00 + Troféus
3º Lugar – R$ 300,00 + Troféus
    • Tava
1º Lugar –  Costelão+ Troféu
2º Lugar – Caixa de Galeto + Troféu
3º Lugar –  02 fardos cerveja +Troféu

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostras competitivas

Redação

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2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostra competitiva

Os 35 filmes que irão concorrer nas mostras competitivas do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) foram anunciados no lançamento oficial do evento.

A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, no Parque dos Rosa, em Canoas, com a participação de um grande grupo de artistas e promotores culturais da cidade.

Em clima de emoção, foram apresentados os detalhes da segunda edição, que acontecerá de 15 a 17 de novembro, no SESC Canoas. Foram apresentados, também, os homenageados do 2º FECIC.

Homenagens

As homenagens de 2024 enaltecem o trabalho do grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; de Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones; e o ator gaúcho Werner Schunemann, também cineasta, diretor e roteirista, intérprete, entre outros personagens, do general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo, 2003).

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Filmes selecionados

Ao todo, são 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois filmes da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

Entre as presenças no evento de lançamento, estavam o secretário de Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, o diretor do SESC Canoas, Cleberli Arruda, os diretores Rogério Rodrigues (entre outros filmes, do longa  Além de Nós), Gilberto Perin (criador da série Curtas Gaúchos), e o coordenador geral do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, Rafa Ferretti.

Sobre o evento

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.

Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

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Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

Redação

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2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

O 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) será lançado oficialmente na quarta-feira, 16, em um evento para convidados no Parque dos Rosa, em Canoas.

A equipe de organização, liderada pelos cineastas Alexandre Derlam e Tutti Gregianin, estará acompanhada de realizadores profissionais, estudantes, representantes de escolas, entre outros agentes culturais da área do cinema.

O diretor do longa Além de Nós, Rogério Rodrigues, é uma das presenças já confirmadas. No lançamento oficial, serão apresentados todos os detalhes do FECIC e a lista de 35 filmes selecionados para as mostras competitivas.

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal O Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Ao todo, 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois selecionados da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

“Estamos fazendo um grande esforço em dois sentidos: um deles é consolidar o FECIC como uma referência em cinema na Região Metropolitana, e o outro é fomentar de maneira muito forte a arte cinematográfica entre os estudantes. Já estamos muito felizes com o resultado até aqui”, celebra Gregianin. Alexandre Derlam ressalta a adesão na categoria Estudantil.

“Temos 11 filmes selecionados, de cinco escolas diferentes. É uma participação muito rica, com criações de qualidade, trabalhadas em escolas de vários perfis. Queremos incentivar muito a participação dos estudantes e despertar cada vez mais o interesse deles pelo cinema. E, claro, contar também com filmes de realizadores profissionais, gerando um ambiente de criatividade e renovação.”

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

“Além de ser uma iniciativa de grande importância cultural, o FECIC chega também como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca Derlam.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

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Cultura

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

Redação

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Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

A iniciativa tem por objetivo realizar apresentações musicais e propiciar acesso público à cultura, com espetáculos em vários gêneros musicais e com entrada franca.

Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar foi projetado em 1993 para promover espetáculos musicais gratuitos, em temporada anual.

O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.

Sarau do Solar 2025

Com o reajuste do cachê dos artistas, que leva em conta a soma dos integrantes, os valores chegam a R$ 6.290,00 (seis mil duzentos e noventa reais) para o Sarau do Solar e 15.700,00 (quinze mil e setecentos reais) para o Sarau do Solar Especial.

Além desses valores, a novidade desse ano fica por conta do incremento do cachê oferecido aos artistas do interior do Estado. A ideia é facilitar a participação ampla de atrações artísticas.

Mediante comprovação de endereço, o valor do incremento pode chegar a R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) por apresentação.

Para a diretora de cultura, Mariana Abascal, “tal implemento visa não só incentivar a participação de artistas do interior como estabelecer paridade com os artistas que desenvolvem seu trabalho na Capital. É o olhar do Parlamento para a música do Rio Grande do Sul como um todo”.

Sarau do Solar Colaborativo

Os artistas poderão receber diretamente contribuições espontâneas do público espectador exclusivamente via PIX, cuja chave será divulgada na apresentação e na transmissão ao vivo.

Tais contribuições têm caráter absolutamente voluntário, inexistindo qualquer participação ou destinação do Poder Legislativo sobre os valores arrecadados nessa operação, que tem por finalidade única o incentivo ao artista em sua atividade cultural.

Gêneros Musicais

Para a temporada 2025, estão previstos espetáculos para os seguintes gêneros musicais: jazz, blues, soul, MPB, samba, chorinho, pop, rock, nativista gaúcho, entre outros, além de música instrumental.

Dos saraus especiais, alguns serão temáticos, como Novembro Negro, Nativista Luiz Carlos Borges e Dia das Crianças.

Inscrições

Inscrições abertas até 11 de novembro de 2024. Todas as etapas que concorrem para a execução do presente Edital serão publicizadas no endereço eletrônico www.al.rs.gov.br/saraudosolar .

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