Saúde
Vacinação contra a Covid-19 continua em 2024

Canoas segue com a vacinação Covid 2024 em todas as 27 Unidades Básica de Saúde. Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem procurar o serviço todos que não completaram o esquema primário de vacinação, com primeiras e segundas doses. O serviço funciona das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde. Para receber a vacina, os canoenses devem apresentar o CPF ou o cartão do SUS.
A dose de reforço da bivalente é direcionada para pessoas que fazem parte do grupo prioritário (conforme tabela abaixo). “Para o reforço da vacina bivalente para o grupo prioritário é necessário que o intervalo da primeira dose da vacina bivalente seja de seis meses entre elas” esclarece a enfermeira, Luciane Brum.
Vacinação Covid Baby e Covid Pediátrica e Bivalente
A Secretaria de Saúde disponibiliza as doses da vacina Covid Baby (6 meses até 4 anos), a Covid Pediátrica (5 a 11 anos) e o Reforço Bivalente para os Grupos Prioritários, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A partir de 1º de janeiro deste ano, o Ministério da Saúde e Programa Nacional de Imunizações incluiu, oficialmente, a vacina covid para crianças de 6 meses a 4 anos no Calendário Nacional de Vacinação. A vacina deve ser feita pelas crianças com e sem comorbidades com o objetivo de garantir proteção contra as piores formas da doença.
Veja quem faz parte do grupo prioritário para a dose reforço da vacinação covid bivalente
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Pessoas imunocomprometidas
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
- Indígenas
- Ribeirinhos
- Quilombolas
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS
Saúde
Ato marcará início de 1,6 mil cirurgias do programa Mais Especialistas no HU

A Prefeitura de Canoas, a Associação Saúde em Movimento (ASM) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realizam nesta sexta-feira, 6, o ato de início das cirurgias do programa Mais Especialistas no Hospital Universitário.
O programa prevê a realização de mais de 1,6 mil cirurgias em diferentes especialidades, com o objetivo de reduzir as filas de procedimentos no município e no Rio Grande do Sul.
A solenidade está marcada para as 11h, no Hospital Universitário, localizado na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José. Devem participar do evento o prefeito de Canoas, Airton Souza, o CEO da ASM, Cláudio Vitti, e o presidente do GHC, Gilberto Barrichello, além de outras autoridades.
Saúde
Ministério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

O Ministério da Saúde começou a emitir o Cartão Nacional de Saúde, o Cartão SUS, tendo o CPF como identificador único no Sistema Único de Saúde. A mudança passa a valer gradualmente e faz parte do processo de unificação dos cadastros na rede pública.
Segundo o Ministério da Saúde, a alteração tem como objetivo padronizar os registros e concentrar as informações de cada usuário em um único número.
O que muda para o cidadão
O novo Cartão SUS passa a ser emitido com nome e CPF pelo CadSUS Web e está disponível no aplicativo Meu SUS Digital desde outubro de 2025.
Com a adoção do CPF, todos os atendimentos e registros de saúde ficam vinculados a um único identificador, evitando a existência de cadastros duplicados.
Pessoas sem CPF continuam sendo atendidas no SUS. Para populações indígenas, ribeirinhas, nômades, estrangeiros em trânsito e pessoas em situação de rua, será permitido manter cadastros sem CPF, desde que haja justificativa registrada no sistema.
Em casos de emergência, pacientes sem documento também serão atendidos. O registro inicial será feito no CadSUS Web e, se o CPF não for informado posteriormente, o cadastro poderá ser inativado.
O que muda para os profissionais de saúde
A orientação do Ministério da Saúde é que o CPF seja utilizado como número principal de identificação do paciente no SUS.
O antigo número do cartão de saúde passa a ser chamado de Cadastro Nacional de Saúde, o CNS, e continuará existindo como identificador secundário.
Com a unificação, os profissionais terão acesso ao histórico de saúde do paciente em qualquer unidade do país.
Mesmo sem CPF, o atendimento deve ser realizado e registrado no CadSUS Web.
O que muda para os gestores
Desde julho de 2025, o Ministério da Saúde afirma ter inativado 54 milhões de registros considerados inconsistentes ou duplicados. A meta é chegar a 229 milhões de cadastros ativos vinculados ao CPF até abril de 2026, número que corresponde aos CPFs válidos na Receita Federal.
O Ministério da Saúde identificou 41 sistemas nacionais que precisam ser ajustados para adotar o CPF como identificador único. A previsão de conclusão desses ajustes é dezembro de 2026.
Os sistemas geridos por estados e municípios deverão ser adaptados pelos próprios gestores, em articulação com o SUS, o Conass e o Conasems.
A partir de outubro de 2025, o Ministério da Saúde passou a oferecer capacitações técnicas para gestores e profissionais, com workshops, manuais, vídeo-aulas e transmissões online sobre o processo de unificação.
Integração com outras bases
Com o CPF como identificador único, o CadSUS passará a operar de forma integrada com bases do governo federal, como IBGE e CadÚnico, seguindo diretrizes da Estratégia Nacional do Governo Digital.

Religião1 semana atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Educação4 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços1 semana atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Meio Ambiente1 semana atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Policial1 semana atrásMulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Saúde1 dia atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde3 dias atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Cultura2 dias atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

































































