Política
“Retorno ao poder de alma lavada”; confira entrevista exclusiva de Nedy
Em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Canoas, na noite de terça-feira, 19, iniciada às 21h, o vice-prefeito eleito, Nedy de Vargas Marques (Avante), assumiu pela terceira vez a Prefeitura de Canoas após novo afastamento do prefeito eleito Jairo Jorge (PSD).
Passo a passo
Nedy recebeu alta, na tarde de segunda-feira, 18, do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca e ficar internado por 44 dias.
Nas redes sociais, ele explicou que estaria na Prefeitura de Canoas na manhã de terça-feira, 19, para assumir como prefeito pela terceira vez. Mas a posse não aconteceu. À nossa reportagem, a assessoria de comunicação de Nedy explicou: “Há uma discussão jurídica sobre o formato da posse”.
A posse
Mais tarde, no mesmo dia, um ofício foi assinado pelo presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Canoas, Gilson Oliveira, acompanhado dos vereadores Airton Souza, Juares Hoy, Leandro Moreira e Abmael. No texto constava a convocação dos representantes do legislativo canoense para uma Sessão Especial para que a transmissão de cargo de prefeito fosse efetivada a Nedy, que não tomou posse pela manhã “pelo entendimento de que a transmissão do cargo só poderia ser feita pelo Prefeito em exercício, Sr. Cristiano Ferreira Moraes, que está em Brasília”.
Relembre os fatos
No dia 24 de novembro, tomou posse como prefeito interino de Canoas o então presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes (PV), em cumprimento à Lei Orgânica Municipal (LOM), após novo afastamento de Jairo Jorge pelo TRF-4, e a impossibilidade, por motivos médicos, do então vice-prefeito da cidade, Nedy de Vargas Marques, de assumir o cargo.
Entrevista a O Timoneiro
Em entrevista concedida ao jornal O Timoneiro, o prefeito em exercício falou sobre o desafio de reassumir o cargo logo após uma cirurgia. “É uma situação inusitada, nunca pensei que estaria passando por isso novamente. Mas eu me sinto seguro, tranquilo, feliz e fortalecido e cada vez mais ocupo meu tempo para servir as pessoas”.
Durante a conversa, Nedy contou que a primeira missão à frente do executivo é escolher uma equipe diretiva que, dentro de sua visão, seja competente e de sua confiança.
“Sem revanchismo”
“Eu não retorno com sentimento de revanchismo. Poucos sabem, mas eu tive uma infecção hospitalar durante minha internação. Se eu não soubesse que Canoas está indo pelo ralo, eu não teria voltado, mas eu pedi para que os médicos me liberassem porque tenho essa responsabilidade”, enfatizou o chefe do executivo municipal.
“Retorno ao poder de alma lavada”
“Eu encontrei a Prefeitura com cofres raspados. Mas eu quero deixar claro para a população canoense que eu não mudei, e que irei me empenhar ao máximo, principalmente para aqueles que mais precisam. Eu retorno ao poder de alma lavada”.
15 primeiras ações do novo Governo Nedy:
- Nomear uma equipe competente, com experiência e de confiança.
- Determinar uma auditoria interna na Prefeitura para avaliar finanças, projetos e ações em andamento, além de contratos e convênios.
- Fazer um pente-fino na Saúde, para compreender os problemas que são enfrentados e o prejuízo dos últimos oito meses.
- Implementar um plano de melhoria dos serviços públicos, que estão muito aquém do que os canoenses merecem.
- Retomar o projeto Mutirão de Cirurgias e trabalhar para melhorar o atendimento nas nossas unidades de saúde.
- Ampliar as ações da nossa Guarda Municipal e a parceria com as forças de segurança.
- Realizar licitação para o Hospital Universitário de Canoas (HU) e para o transporte público municipal.
- Atrair investimentos públicos e privados para obras de infraestrutura.
- Criar força-tarefa para intensificar a limpeza e manutenção da nossa cidade.
- Fortalecer as medidas de proteção contra temporais, com a revisão de todas as casas de bombas e o sistema de drenagem.
- Buscar melhorias nas escolas, que beneficiem a vida de professores, estudantes e da comunidade escolar
- Aumentar a participação da população nas decisões da prefeitura. Sem politicagem e enganação.
- Criar mecanismos para fortalecer a fiscalização dos gastos, evitando corrupção e zelando pelos recursos públicos.
- Criar mutirão para iluminar a cidade, com a modernização da iluminação pública.
- Aumentar a fiscalização do contrato com a Corsan/Aegea.
Nova gestão municipal afirma que apuração constatou dívida de R$ 10 milhões com HSPC
Também na quinta-feira, a Prefeitura de Canoas enviou uma nota em que disse ter efetuado pagamento da segunda parcela do 13º salário para os funcionários do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e do Hospital Universitário (HU).
Ainda que, “Ao assumir a Administração Municipal, identificou-se que a gestão anterior não havia realizado o repasse para o pagamento do 13º salário, que deveria ter sido feito até o dia 19 de dezembro, resultando no atraso dos valores para os trabalhadores dos hospitais. A Secretaria da Fazenda realizou uma apuração inicial, constatando que a dívida com o HPSC é, atualmente, de R$ 10 milhões. A situação financeira dos hospitais está sendo minuciosamente avaliada pelo Município”.
A nota finaliza dizendo que ‘esse processo possibilitará uma análise criteriosa de todos os recursos e compromissos financeiros, visando identificar possíveis irregularidades e encontrar soluções assertivas’.
Política
Airton Souza e Rodrigo Busato se reúnem com Governo Federal para buscar recursos para reconstrução de Canoas
Prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), e o vice-prefeito eleito, Rodrigo Busato (União), estiveram em audiência na manhã desta segunda-feira, 18, em Porto Alegre com o secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen.
A reunião confirmou a parceria do novo governo de Canoas com o Governo Federal para a realização das obras necessárias para reconstruir Canoas e também para prevenir a cidade de novas enchentes.
“É extremamente importante deixarmos claro que o diálogo sempre existirá. Já estamos trabalhando neste momento para nos inteirarmos da situação dos recursos, repasses e andamentos”, explica o prefeito eleito, Airton Souza. Para o vice-prefeito eleito, Rodrigo Busato, “a eleição já terminou e agora é o momento de pensarmos na cidade e na população. O andamento destas obras é mais do que uma promessa de campanha, é nossa prioridade absoluta”.
O movimento para a reunião entre Airton Souza e Rodrigo Busato com o Governo Federal integra as atividades do Governo de Transição.
“Neste momento, nós estamos trabalhando de forma técnica, buscando todas as informações necessárias para que possamos criar estratégias. Tudo isso para que em janeiro, quando assumirmos, possamos cuidar da nossa cidade da melhor forma possível”, completa Airton.
Também participou da reunião o coordenador da transição, ex-prefeito de São Gabriel e ex-deputado estadual, Rossano Gonçalves.
Eleições 2024
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
A segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira, 12, os embargos de declaração que Airton Souza (PL), prefeito eleito de Canoas, apresentou para tentar derrubar as sentenças de condenação por improbidade administrativas que foram dadas em 1ª e 2ª instâncias.
Momentos depois da decisão, diante da repercussão e dúvidas em relação a sua posse em 1º de janeiro de 2025, o prefeito eleito emitiu nota onde diz que o processo ainda não transitou em julgado (não chegou ao seu fim) e que não altera o resultado da eleição. Airton diz, ainda, que está tranquilo e que os trabalhos de transição de governo seguem. Veja a nota na íntegra abaixo:
“1. A decisão desta terça-feira (12) em nada altera o resultado da eleição e da vontade soberana dos canoenses. Minha candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral porque sou ficha limpa — e continuo sendo.
2. O processo ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda não terminou e a minha defesa ingressará com os recursos cabíveis para que a verdade prevaleça. Jamais agi de má-fé, prova disso que o próprio Tribunal de Justiça frisou o fato de não haver dolo na ação, muito menos enriquecimento ilícito. Por esse motivo, confio que mais cedo ou mais tarde a Justiça será feita.
3. Tenho a tranquilidade em dizer que a vontade majoritária dos canoenses será respeitada. Conquistamos uma vitória legítima, tanto em 1º, quanto em 2º turno. Os trabalhos do grupo de transição estão ocorrendo e, a partir de janeiro, iniciaremos as transformações que nossa cidade tanto precisa.
Atenciosamente,
Airton Souza, vereador e prefeito eleito de Canoas”
Política
Prefeito Jairo Jorge cumpre agenda em Brasília em busca de recursos para Canoas
Na quarta-feira, 6, o prefeito Jairo Jorge cumpriu uma série de agendas em Brasília, onde buscou junto ao Governo Federal recursos para a reconstrução de Canoas após a enchente de maio.
O primeiro encontro foi realizado com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que esteve à frente do Ministério Extraordinário da Reconstrução do Estado.
No encontro, o prefeito apresentou um balanço das obras que iniciaram a partir de setembro para formar o cinturão de diques que trará proteção para todo o lado oeste de Canoas e no bairro Niterói, que fica no lado leste.
Diques
Jairo reforçou que estão em andamento os consertos definitivos onde houve o rompimento dos diques da Mathias Velho e Rio Branco, a elevação de ambos na cota 7, a continuação do alteamento do dique Niterói, a construção de um dique no Mato Grande, com duas casas de bombas, como também de um muro de contenção em outro ponto do bairro Rio Branco (junto à distribuidora da Cassol).
Também foram elaborados projetos para construir um dique e cinco casas de bombas no bairro São Luís, além da modernização das oito já existentes no município.
Habitação
Em seguida, a agenda foi com o secretário nacional de Habitação, Hilton Moreira, para apresentar a demanda das moradias que Canoas precisa em função dos números levantados após a enchente.
“Nós temos hoje 4.505 casas perdidas, que ficaram inabitáveis após a enchente. Seguimos realizando as vistorias, já foram feitas 15.773 e ainda vamos fazer 2.350, e a expectativa é que esse número de residências comprometidas chegue a 5,2 mil. Ainda temos outras 1.338 famílias que moram em áreas de risco ou até mesmo nos diques. Por isso, nós precisamos de aproximadamente 6,5 mil casas. Nós já temos a garantia de 3 mil, por isso viemos solicitar o apoio do Governo Federal para garantir que todas essas casas sejam construídas, através da compra assistida ou de outros mecanismos”, explicou o prefeito.
Após a reunião, ficou definido que o Município vai apresentar este número final até o início de dezembro.
Já com a Defesa Civil Nacional, no encontro realizado com o secretário Wolnei Wolff, foram apresentados os pleitos dos recursos que ainda estão pendentes na área da limpeza, para pagamento dos serviços que foram realizados.
- Coluna3 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna7 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo2 dias atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS
- Transporte3 dias atrás
Rua André da Rocha passa a ter sentido único a partir desta segunda-feira, 18