Conecte-se conosco

header-top






 

03/07/2024
 

Política

Prefeito e vereadores de Canoas vão a Brasília tratar de investimentos para o município

Redação

Publicado

em

Prefeito e vereadores de Canoas vão a Brasília tratar de investimentos para o município

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, cumpriu várias agendas na capital federal na quarta-feira, 27. De acordo com a assessoria do prefeito, entre as principais pautas, Jairo foi pedir ajuda à União para a área da saúde – em especial para os hospitais.

Em reunião no Ministério da Saúde, o prefeito e o deputado federal, Luiz Carlos Busato, estiveram com o secretário da pasta, Aristides Neto, na tentativa de conseguir recursos extraordinários para restabelecer, principalmente, a situação do Hospital Universitário.

“A instituição está passando por uma crise muito difícil, com dívidas que se acumulam e que impedem que o hospital funcione a pleno… A população tem urgência”, acrescentou o prefeito.

O secretário solicitou que o Município envie novamente um pedido de recomposição do teto MAC – valor repassado pela União para custear ações e serviços de saúde na média e na alta complexidade nos estados e municípios.

Minha Casa Minha Vida

Em reunião com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Brettas, o prefeito apresentou o projeto, já enviado ao governo federal, para a construção de 960 apartamentos populares, viabilizados através do Programa Minha Casa Minha Vida.

Aeromóvel

No Ministério das Cidades, Jairo Jorge foi recebido pelo secretário Nacional da Mobilidade Urbana, Denis Andia, onde teve a oportunidade de apresentar a retomada do projeto do Aeromóvel em Canoas.

No encontro, o prefeito reforçou a importância de se implantar esse meio de transporte, ligando o Guajuviras ao Mathias Velho.

Conforme o texto, o projeto deverá ser aprimorado nos próximos dias para que se busque a melhor alternativa de modelagem para a implantação do aeromóvel, tanto de gerenciamento do transporte quanto da construção.

Participaram da reunião o presidente da Trensurb, Fernando Marroni, o diretor executivo da empresa Aeromovel, Marcus Coester, e o representante em Brasília da AEROM, Elton Garcia.

Lançamento do novo PAC

No Palácio do Planalto, Jairo ainda participou do lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Seleções.

Na oportunidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou a importância do governo federal ter comprometimento com gestores municipais e que é fundamental o contato direto com os prefeitos.

Acompanharam o prefeito Jairo Jorge em Brasília, a secretária de Gestão Hospitalar, Juceila Dall’Agnol e os vereadores Airton Souza, Pastor Duarte, Emílio Neto e Maria Eunice.

Política

Em Porto Alegre, redes sociais e portal começam atender normas eleitorais a partir desta segunda-feira, 1º

Redação

Publicado

em

Em Porto Alegre, redes sociais e portal começam atender normas eleitorais a partir desta segunda-feira, 1º

O portal institucional e os perfis de redes sociais da Prefeitura de Porto Alegre começam a atender as regras do calendário eleitoral de 2024 a partir desta segunda-feira, 1° de julho.

Apesar das vedações se iniciarem no dia 7 deste mês, conforme definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Executivo decidiu passar a aplicar a maior parte das normas de forma antecipada, implementando um período de adaptação e transição até o próximo domingo.

“Nossas prioridades, nesse momento, são garantir que a população continue recebendo informações relevantes do poder público municipal e que todos os nossos canais atendam 100% a legislação eleitoral. Construímos um plano específico para o período eleitoral, inclusive com cartilha de normas e boas práticas, e esclarecemos todas as orientações aos profissionais de comunicação da prefeitura”, explica o secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates.

Mudanças

Em todas as redes sociais, os perfis institucionais das secretarias, de autarquias e empresas públicas serão desativados até o fim do pleito. As páginas da prefeitura no Facebook, no Linkedin, no Threads e no TikTok também estarão desligadas até o encerramento da eleição.

Novo canal

Ainda assim, a prefeitura não deixará de divulgar para a população informações referentes a serviços, que serão postadas em dois perfis. Um deles no Instagram @prefpoa, que a partir de 7 de julho estará totalmente adaptado à legislação eleitoral e seguirá ativo, sendo o único canal oficial da gestão municipal nessa rede.

Além disso, foi criado o novo perfil @prefpoaservicos no X (antigo Twitter), que reunirá atualizações de serviços de todas as secretarias e órgãos municipais, como Dmae, EPTC e secretarias de Saúde, Educação, Segurança, entre outras.

Site

No portal www.prefeitura.poa.br, haverá atualização diária com notícias de serviços, sempre respeitando as restrições impostas pela legislação eleitoral sobre os tipos de conteúdo permitidos no espaço institucional.

Já o banco de imagens, com fotos publicadas antes do período das eleições, terá de ser desativado até o fim do pleito, para atender as normas do TSE.

 

Continuar a ler

Política

Canoas recebe equipamentos para Coordenadoria da Igualdade Racial

Redação

Publicado

em

Canoas recebe equipamentos para Coordenadoria da Igualdade Racial

Nesta quarta-feira, 26, Canoas recebeu novos equipamentos destinados à Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes. Em uma reunião, o prefeito Jairo Jorge recebeu o termo de doação das mãos de Isadora Bispo dos Santos, diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial. O kit inclui um carro, cinco computadores, uma impressora, uma geladeira, uma televisão e um bebedouro.

Importância dos novos equipamentos

A secretária especial da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, Ednea Paim, ressaltou a importância da doação.

“Esse kit chegou no momento certo, pois a nossa cidade está se reconstruindo e isso só fortalece os movimentos para auxiliar as políticas públicas para combater o racismo e a injustiça social.”, afirmou.

Apoio e fortalecimento estrutural

Isadora Bispo dos Santos, do Ministério da Igualdade Racial, afirmou que a doação visa apoiar e reforçar a estrutura dos municípios. “Hoje damos um passo com esses equipamentos, mais um suporte que o Ministério vem trazer”, disse.

Participação de representantes

O evento contou com a presença de representantes de várias áreas, incluindo Igualdade Racial, Quilombolas e Movimento Negro, demonstrando o compromisso coletivo com a promoção da igualdade e a justiça social na cidade.

Continuar a ler

Política

Presidente do Senado diz que decisão sobre descriminalização do porte de maconha é competência do Congresso Nacional

Redação

Publicado

em

Presidente do Senado descriminalização do porte de maconha Congresso Nacional - Foto: Pedro França - Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, discordou da decisão da maioria do Supremo Tribunal Federal de que o porte de maconha para consumo próprio não pode ser considerado crime.

Para ele, o posicionamento do STF invade a competência do Poder Legislativo e até da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que define o que é droga ilícita.

Rodrigo Pacheco avalia que caberá ao Congresso Nacional “corrigir” as lacunas sobre os efeitos práticos da Lei Antidrogas. Ele lembrou que já está na Câmara dos Deputados a proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2023), que considera crime o porte ou a posse de qualquer quantidade de drogas.

Pacheco entende que a chamada descriminalização só poderia ser estabelecida por meio de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República. Na sua avaliação , o posicionamento do STF invade competência do Legislativo e da própria Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que define o que é droga ilícita.

“Eu acho que a discussão sobre legalização é uma discussão que pode ser feita e eu a respeito. Mas há caminhos próprios para isso. E uma decisão no âmbito de um recurso extraordinário dando a ele repercussão geral acaba gerando um vácuo em uma lacuna jurídica importante no Brasil”.

Rodrigo Pacheco voltou a declarar que o usuário de drogas não pode ser tratado como traficante, mas que deve responder juridicamente pelo ilícito. O presidente do Senado advertiu que a decisão final do Supremo vai suscitar questionamentos sobre os efeitos práticos da Lei Antidrogas. Para ele, caberá ao Congresso Nacional “corrigir” as lacunas do julgamento da corte.

Segundo ele, ‘tudo isso vai ter que ser objeto de um amplo debate de um amadurecimento inclusive com a sociedade’.

“Mas que isso não represente de fato, eu espero, não libera geral em relação à maconha ou a qualquer tipo de droga porque de fato continua a deficiência ainda que se descriminalize conduta de que porta para consumo, é um defeito que nós vamos precisar corrigir em algum momento”, concluiu.

O Senado já aprovou uma proposta de emenda à Constituição que considera crime o porte ou a posse de qualquer quantidade de qualquer droga. A PEC, de autoria de Rodrigo Pacheco, aguarda votação na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm