Conecte-se conosco

header-top







 

05/06/2026
 

Saúde

Conferência Livre de Direitos da Criança e do Adolescente é promovido na Associação Pestalozzi de Canoas

Redação

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Canoas promoverá, no dia 26 de abril, a Conferência Livre de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento iniciará às 13h30, com encerramento previsto para às 17h, e ocorre na Associação Pestalozzi de Canoas, localizada na Av. Guilherme Schell, 6206 – Centro.

A programação é aberta ao público, com lotação máxima de 140 lugares. As inscrições devem ser feitas no local, no início do evento.

Conforme a Presidente do COMDICA, Valquiria Rosa Schoenardie, o objetivo principal é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas e políticas públicas. “O foco é a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências. A participação dos jovens e adolescentes e dos demais envolvidos. E o envolvimento de todos, será uma grande demonstração de cidadania, com a finalidade de construir um presente e um futuro melhor para os nossos jovens”, destaca.

O evento também busca mobilizar pessoas para participarem de debates em torno do tema e dos eixos temáticos da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – XI CEDCA, e da XII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – XII CNDCA, que tem como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Os cinco eixos são: Eixo I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; Eixo II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Eixo III: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Eixo IV: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e Eixo V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Confira a programação

PALESTRA: Programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz – Uma estratégia para garantia de direitos na primeira infância, com a assistente social Vanessa Soares Rehermann, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social.

PALESTRA: Programa acolhimento de criança e adolescente – Pensando no Futuro, com a psicóloga Luzie Fofonka Cunha, Servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social

PALESTRA: Protagonismo Juvenil na promoção da cultura de paz, com a professora Grazzielli Fernandes, servidora da Secretaria de Educação.

PALESTRA: Transformação na Educação, com a psicóloga Viviane Magalhães, representando a Rede Pestalozzi.

PALESTRA: Saúde Mental Infantojuvenil: Um Desafio em Rede, com a psicóloga Anna Pereira, Coordenadora do CAPSi, representando a Secretaria de Saúde e a presidente do Fórum das Entidades e representante do Conselho Tutelar, Sonia Bagattini.

Conferências Livres

Evento organizados por iniciativas e recursos próprios, que busca mobilizar pessoas para participarem de debates em torno do tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, as propostas formuladas nas Conferências Livres podem ser utilizadas por participantes das demais etapas no sentido de subsidiar os debates nas conferências estadual, bem como apresentar para as crianças e adolescentes os serviços que são oferecidos pela rede de proteção e formular outras políticas públicas para fortalecimento desta rede.

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após presença de bactéria

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de água mineral natural sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 3.

A medida também inclui a suspensão da comercialização e da distribuição do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, produzido pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia, no estado de Goiás.

Segundo a Anvisa, o lote é composto por cerca de 374,4 mil garrafas de 500 ml, fabricadas em 20 de janeiro de 2026, com validade até 20 de janeiro de 2027.

A distribuição ocorreu principalmente no Distrito Federal, que recebeu mais de 230,4 mil unidades. Também foram enviadas 66,7 mil garrafas para cidades de Goiás, 75,7 mil para o interior de São Paulo e 1,4 mil para o Tocantins.

A empresa informou que não há registros de reclamações de consumidores relacionados ao lote. Também afirmou que iniciou o recolhimento imediato junto às distribuidoras e que cerca de 99,2% das unidades já não estão disponíveis para venda.

O problema foi identificado durante uma coleta de rotina feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Após a confirmação da presença da bactéria, a vigilância local interditou o lote e comunicou a Anvisa.

A orientação é para que consumidores que tenham produtos do lote afetado não consumam a água e aguardem as instruções da fabricante sobre devolução ou substituição.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lotes de Enalapril após erro de rotulagem nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de nove lotes do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, utilizado no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. A medida foi publicada nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União.

Os lotes afetados foram fabricados pela empresa Hipolabor Farmacêutica, que iniciou o recolhimento voluntário após identificar um erro nas informações impressas na embalagem do produto.

Segundo a Anvisa, os comprimidos contêm a dosagem correta de 20 mg, porém a embalagem secundária apresenta uma descrição equivocada da composição, indicando a concentração de 10 mg. O problema foi classificado como desvio de qualidade relacionado à rotulagem e não à formulação do medicamento.

Os lotes atingidos pela medida são:

0062/26M, 0063/26M , 0064/26M, 0088/26M , 0089/26M , 0358/26M , 0415/26M , 0506/26M, 0507/26M.

De acordo com a agência reguladora, a inconsistência nas informações pode gerar riscos de interpretação incorreta da dosagem, especialmente em ambientes hospitalares, onde a embalagem é utilizada como referência para dispensação e administração dos medicamentos.

O enalapril pertence à classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e é amplamente utilizado para o tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca e na prevenção de complicações cardiovasculares em determinados pacientes.

A orientação da Anvisa é para que hospitais e demais serviços de saúde suspendam o uso dos lotes envolvidos e sigam as instruções do fabricante para devolução e substituição dos produtos.

Continuar a ler

Saúde

Canoas inicia Operação Inverno nesta segunda-feira para reforçar atendimento de casos gripais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas inicia nesta segunda-feira, 1º, a Operação Inverno, ação que prevê horários estendidos em unidades de saúde e atendimento voltado a pacientes com sintomas gripais e respiratórios até 30 de setembro. A medida tem como objetivo reduzir a procura por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do município durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

Durante a operação, moradores com sintomas como tosse, coriza, febre, dor no corpo e outros sinais de síndrome gripal poderão procurar atendimento nas unidades de referência definidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As Unidades de Saúde Mathias Velho e Mato Grande terão atendimento ampliado até as 22h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Niterói seguirá com atendimento clínico e pediátrico 24 horas por dia.

Também haverá aplicação de vacinas de segunda a sexta-feira, em horário ampliado, nas unidades participantes.

Segundo a SMS, uma ambulância ficará disponível para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde e a UPA Niterói durante o período da operação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques