Conecte-se conosco

header-top







 

15/10/2025
 

Saúde

Conferência Livre de Direitos da Criança e do Adolescente é promovido na Associação Pestalozzi de Canoas

Redação

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Canoas promoverá, no dia 26 de abril, a Conferência Livre de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento iniciará às 13h30, com encerramento previsto para às 17h, e ocorre na Associação Pestalozzi de Canoas, localizada na Av. Guilherme Schell, 6206 – Centro.

A programação é aberta ao público, com lotação máxima de 140 lugares. As inscrições devem ser feitas no local, no início do evento.

Conforme a Presidente do COMDICA, Valquiria Rosa Schoenardie, o objetivo principal é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas e políticas públicas. “O foco é a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências. A participação dos jovens e adolescentes e dos demais envolvidos. E o envolvimento de todos, será uma grande demonstração de cidadania, com a finalidade de construir um presente e um futuro melhor para os nossos jovens”, destaca.

O evento também busca mobilizar pessoas para participarem de debates em torno do tema e dos eixos temáticos da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – XI CEDCA, e da XII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – XII CNDCA, que tem como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Os cinco eixos são: Eixo I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; Eixo II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Eixo III: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Eixo IV: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e Eixo V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Confira a programação

PALESTRA: Programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz – Uma estratégia para garantia de direitos na primeira infância, com a assistente social Vanessa Soares Rehermann, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social.

PALESTRA: Programa acolhimento de criança e adolescente – Pensando no Futuro, com a psicóloga Luzie Fofonka Cunha, Servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social

PALESTRA: Protagonismo Juvenil na promoção da cultura de paz, com a professora Grazzielli Fernandes, servidora da Secretaria de Educação.

PALESTRA: Transformação na Educação, com a psicóloga Viviane Magalhães, representando a Rede Pestalozzi.

PALESTRA: Saúde Mental Infantojuvenil: Um Desafio em Rede, com a psicóloga Anna Pereira, Coordenadora do CAPSi, representando a Secretaria de Saúde e a presidente do Fórum das Entidades e representante do Conselho Tutelar, Sonia Bagattini.

Conferências Livres

Evento organizados por iniciativas e recursos próprios, que busca mobilizar pessoas para participarem de debates em torno do tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, as propostas formuladas nas Conferências Livres podem ser utilizadas por participantes das demais etapas no sentido de subsidiar os debates nas conferências estadual, bem como apresentar para as crianças e adolescentes os serviços que são oferecidos pela rede de proteção e formular outras políticas públicas para fortalecimento desta rede.

Saúde

Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde

Redação

Publicado

em

A reconstrução mamária passa a ser garantida por lei para todas as mulheres que tiveram a mama retirada, independentemente do motivo, e não apenas em casos de câncer. A cirurgia pode ser realizada no mesmo momento da retirada da mama, caso a paciente deseje. A legislação também assegura acompanhamento psicológico e atendimento multidisciplinar especializado. A obrigatoriedade se aplica tanto ao SUS quanto aos planos de saúde, que devem cobrir integralmente o procedimento.

Continuar a ler

Saúde

Secretaria da Saúde passa a realizar exames para detecção de metanol em casos suspeitos

Redação

Publicado

em

Secretaria da Saúde passa a realizar exames para detecção de metanol em casos suspeitos

O Centro de Informação Toxicológica do Estado (CIT), vinculado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), iniciou, nesta segunda-feira, 13, a realização de exames laboratoriais para identificação de metanol em casos suspeitos de ingestão durante o consumo de bebidas alcoólicas. A medida representa um avanço na capacidade de resposta do Rio Grande do Sul diante de possíveis intoxicações pela substância altamente tóxica.

Diante do surgimento de novos casos suspeitos, a Secretaria da Saúde (SES) organizou a implantação do exame no CIT, que passa agora a ser referência estadual para esse tipo de análise. Inicialmente, os testes eram realizados pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), enquanto o CIT estruturava sua capacidade técnica. O IGP se concentrará nos testes em bebidas alcoólicas.

O CIT iniciou oficialmente os trabalhos como ponto de referência com a análise das três primeiras amostras recebidas entre o fim de semana e o início da manhã desta segunda. À tarde, os laudos foram liberados, com resultados negativos para os casos suspeitos registrados nos municípios de Viamão, Santana do Livramento e Caxias do Sul.

Até o momento, o Estado contabiliza um caso confirmado de intoxicação por metanol, envolvendo um residente de Porto Alegre que apresentou sintomas após consumir bebida alcoólica em São Paulo (SP) no mês passado. Esse diagnóstico foi realizado por um laboratório da rede privada.

“Com a nova estrutura, o Rio Grande do Sul passa a ser um dos poucos Estados com capacidade própria para esse tipo de diagnóstico. A nossa equipe já tem experiência em análises toxicológicas e agora atua também na identificação de metanol”, destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A expectativa é que os resultados de testes sejam liberados em até 24 horas, de segunda a sexta-feira. O CIT mantém plantão para recebimento de amostras também aos finais de semana e feriados. Até o início da tarde desta segunda, não haviam sido recebidas no local novas amostras para análise.

Adaptação

A farmacêutica bioquímica Sabrina Nunes do Nascimento, do Núcleo de Análises Laboratoriais do CIT, explica que o laboratório já contava com o equipamento necessário – o cromatógrafo gasoso com espectrometria de massas – utilizado para detectar substâncias químicas como medicamentos e drogas de abuso, em amostras biológicas. “Para implantar essa análise, que não estava em nossa rotina, fizemos adaptações em alguns métodos, testes e construção de curvas de calibração para garantirmos que os resultados fossem confiáveis, precisos e exatos”, detalhou.

Durante o processo de implantação, foi estabelecida uma parceria com o IGP para o compartilhamento de informações. O CIT repetiu um exame com laudo negativo emitido pelo IGP, confirmando o resultado.

Padrão-ouro

Sabrina explica que a análise realizada com o cromatógrafo gasoso é considerada o padrão-ouro – ou seja, o melhor e mais confiável método disponível para detectar, confirmar ou descartar a presença de metanol, com alta sensibilidade e especificidade.

No caso da identificação de metanol no sangue, o funcionamento do exame segue as seguintes etapas:

  • uma amostra de sangue da pessoa com suspeita de intoxicação é preparada e colocada no equipamento;
  • a amostra é aquecida e transformada em gás;
  • esse gás passa por um tubo muito fino, no qual as substâncias se separam e são identificadas pelo detector;
  • as substâncias se separam e aparecem em momentos diferentes, permitindo que o aparelho reconheça o metanol e que seja determinada a sua concentração.

Além de identificar a presença da substância, a análise também permite quantificar o metanol no sangue. A concentração é o que determina a gravidade da intoxicação e as medidas de tratamento necessárias. Em doses pequenas, o metanol pode não causar sintomas graves, mas em concentrações elevadas é extremamente tóxico – podendo provocar cegueira, coma e até a morte.

Nota Informativa publicada pela SES na semana passada apresenta informações aos serviços que vierem a atender casos suspeitos quanto a coleta de amostras, acondicionamento e envio para o CIT.

Notificação de suspeitos

Além de atuar como laboratório de referência para os exames de detecção de metanol, o CIT é também o ponto focal para a notificação inicial de casos suspeitos. O contato pode ser feito pelo telefone 0800-721-3000, com atendimento disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

O serviço oferece suporte direto aos profissionais de saúde, auxiliando na avaliação do caso como suspeito, além de fornecer orientações especializadas e apoio para o atendimento clínico imediato.

“O atendimento dos casos suspeitos por meio do nosso plantão é muito importante, pois conseguimos obter, de forma mais ágil, informações importantes para o diagnóstico – como a história clínica da pessoa, os sintomas apresentados e possíveis alterações em exames laboratoriais –, o que reforça e qualifica a análise toxicológica”, explica Sabrina.

Mais informações sobre os casos de intoxicação por metanol estão disponíveis nesta página.

Continuar a ler

Saúde

Sesc Canoas promove Semana da Alimentação com foco em saúde e sustentabilidade

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas promove Semana da Alimentação com foco em saúde e sustentabilidade

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) será palco da Semana da Alimentação, uma iniciativa que convida a comunidade a refletir sobre hábitos alimentares saudáveis, o desperdício de alimentos e a sustentabilidade no sistema alimentar. A programação inclui oficinas, palestras e um podcast especial, com atividades voltadas a diferentes públicos.

Inspirada pelo Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Semana da Alimentação é uma mobilização internacional promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com o objetivo de garantir o direito humano à alimentação adequada e segura. No Rio Grande do Sul, o evento chega à sua 23ª edição com o tema “Desafios e caminhos sustentáveis por comida de verdade para todos”.

“A Semana da Alimentação no Sesc Canoas é uma oportunidade de aprender, refletir e agir. Promover uma alimentação saudável e sustentável é investir em um futuro mais justo, equilibrado e solidário. Afinal, alimentar-se bem é um ato de cuidado consigo, com o outro e com o planeta”, destaca a nutricionista da Unidade, Danielle Lodi Silva.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (51) 3456-2013.

Sobre o Mesa Brasil

O Sesc Mesa Brasil é uma rede permanente de solidariedade que atua desde outubro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários.

No Rio Grande do Sul, o Sesc Mesa Brasil é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Semana da Alimentação – Sesc Canoas

  • Data: 15 a 17/10 (quarta a sexta-feira)
  • Local: Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
  • Gratuito, sem necessidade de inscrição

Programação:

  • 15/10 (quarta-feira)
  • Oficina Alimentação Saudável e Leitura de Rótulos com Dinâmica da Roleta
  • Horário: 09 às 11h

 

  • 16/10 (quinta-feira)
  • Podcast: Semana da Alimentação – Jornal Timoneiro
  • Horário: 15h

 

  • 17/10 (quinta-feira)
  • *Atividade fechada para colaboradores da Associação Pestalozzi
Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques