Saúde
BIVALENTE: Pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais podem receber a vacina a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira, 19, Canoas amplia a vacinação bivalente para pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais, para a população privada de liberdade e para os funcionários do sistema prisional.
As doses serão aplicadas em sete unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h, com distribuição de fichas sempre até 15 minutos antes do fechamento das unidades.
Conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, não há exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada.
Comorbidades e condições de saúde são: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonar e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.
Quem já pode se vacinar
A vacina bivalente está sendo aplicada em trabalhadores da saúde, em imunossuprimidos a partir dos 12 anos, gestantes ou puérperas (45 dias após o nascimento do bebê), em idosos de 60 anos ou mais e em pessoas com deficiência permanente.
Para estes públicos, é necessário apresentar carteira de vacinação, CPF, comprovação da condição de saúde por meio de atestado médico ou laudo, boletim de atendimento, exames ou receitas de medicamentos.
O novo imunizante protege as pessoas tanto do vírus primário da Covid quanto de suas variantes, como a Ômicron. Para receber a dose, é necessário que a pessoa tenha recebido no mínimo duas doses de monovalente e espere um intervalo de quatro meses desde a última vacina.
Trabalhadores da saúde
São considerados trabalhadores da saúde a serem vacinados os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão de saúde ou que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias.
Entre eles estão os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, entre outros). Trabalhadores autônomos devem apresentar cópia do alvará do serviço de saúde ou cópia da ficha do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Deficientes
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com:
- Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade de subir escadas;
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos;
- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.
Todos devem apresentar documentos como: comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, laudo médico, receitas de medicamentos, boletins de atendimento ou exames, além de CPF e carteira de vacinação.
Unidades que aplicam doses da bivalente:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45).
CAIC – Avenida Dezessete de Abril, 241 – Guajuviras
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
Fátima – Rua João Nicolau, 218 – Fátima
Estância Velha – Rua São Mateus, s/nº – Estância Velha
União – Rua São Borja, 595 – Mathias Velho
Pedro Luís da Silveira – Rua Barão de Mauá, 1724 – Rio Branco
Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
De segunda a sábado, das 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45).
Saúde
UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).
Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.
Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.
Saúde
Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.
A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.
Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.
“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.
Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,
“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.
A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.
Saúde
Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.
O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.
“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Serviços3 dias atrásAbastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

Saúde7 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Educação6 dias atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Segurança7 dias atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Geral7 dias atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Geral5 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Saúde7 dias atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Policial6 dias atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia





























































