Comunidade
Dengue: Larvas estão em casas e pneus em terrenos baldios
Segundo levantamento da Prefeitura, 60% dos acúmulos estão em terrenos abandonados
Para a Prefeitura Municipal de Canoas, “a população tem grande responsabilidade no que tange à prevenção” da Dengue. Isto por que 40% dos depósitos identificados com larvas de Aedes foram encontrados nas visitas dentro dos pátios das residências e os restantes 60 % dos lixos e pneus encontrados em terrenos baldios, estes jogados pela população. Todos sabem, no entanto, que não é raro ver lixo nos terrenos baldios da cidade, uma vez que os entulhos das últimas grandes chuvas ainda não foram recolhidos.
As vistorias prosseguem em toda a cidade. Nos domicílios, diárias dos agentes de endemia em ações de orientação, coleta e tratamento no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, e também transmissor de chikungunya e do zika vírus. Segundo o órgão, são 41 agentes de endemia, trabalhando nas ruas desde o início de dezembro. Outros 370 agentes comunitários do Programa Estratégia Saúde da Família, no entanto, atuam na prevenção da dengue. “Para combater é simples, não deixe depósitos ao ar livre e não junte objetos dentro de casa que possam acumular água”, recomenda a Prefeitura.
Em casa
Dentro das residências a principal preocupação é com os pratos dos vasos de plantas. Estes, segundo recomendações do poder público, devem estar com areia até a borda ou esgotar a água a cada cinco dias e, sempre lavando as bordas com esponja para remover os ovos. Até a bandeja de degelo da geladeira é preocupante. A orientação é para retirar a água e limpar as bordas a cada cinco dias, se for difícil a remoção para limpeza, colocar água sanitária a cada cinco dias.
Os ralos não ficariam de fora. Os especialistas da Prefeitura recomendam que aqueles ralos que tenham pouco uso, colocar tela mosquiteiro nas aberturas e, se for difícil a colocação de tela, colocar água sanitária a cada cinco dias. Em tempos de muito calor, como é no verão gaúcho, a bandeja do ar-condicionado também é motivo de preocupação. Os aparelhos mais antigos possuem, alguns, bandeja para captação da água que condensa no processo de refrigeração e esta acumula por alguns dias, não sendo possível o esgotamento da água, colocar água sanitária a cada cinco dias é o recomendado.
No pátio
Os cuidados são muitos. A Prefeitura recomenda que os moradores devam manter a caixa d’água sempre com tampa; Manter tampados tonéis e caixas d’água ao nível do solo para captação de água da chuva; Ralos tapados com tela e limpeza com água sanitária; Manter as lixeiras sempre tampadas e não deixar o lixo sem embalagem; Manter as calhas sempre limpas e desobstruídas; Jamais deixar garrafas, baldes, pneus, tanques, lonas, bebedouros, comedouros ao relento; Piscinas com água tratada o ano todo com cloro; Jato de água nas Bromélias a cada cinco dias ou drenar o acúmulo; Oco de árvores ou fenda em pedras deve receber o mesmo procedimento que nas bromélias ou cimentar a parte que acumula água.
No passeio público
A recomendação é óbvia. Mesmo assim, sempre é bom lembrar que nunca se deve jogar o lixo nas ruas, praças ou terrenos baldios. Para os profissionais do governo, este lixo se transformará em depósito para a proliferação do Aedes e, consequentemente, da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “Uma simples tampinha de garrafa PET pode-se transformar em depósito, e este depósito originar um mosquito, e este se contaminar com o vírus que pode matar uma pessoa”, alerta.
Segundo em infestações do estado
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito pela Vigilância em Saúde, realizou um levantamento da dengue no município em 2014. O risco de infestação era de 0,34%, o que foi considerado satisfatório. Em 2013, o LIRAa realizado no mês de dezembro de 2013 mostrou que o Índice de Infestação Predial era de 0,24%, considerado em condições satisfatórias.
Em 2015, no entanto, a preocupação aumentou. Canoas foi considerada a segunda cidade da região metropolitana com maior número de casos de infestação da dengue. De janeiro a setembro do ano passado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seis casos foram confirmados e mais 43 notificados. O que chamou a atenção foi a discrepância do número no município e do estado. O governo do Rio Grande do Sul informou que quatro pessoas foram registradas e 26 notificadas.
Aedes: O mosquito!
O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos com água limpa, principalmente provenientes da chuva. Os principais depósitos são garrafas, pneus velhos, piscinas sem tratamento, caixas d’água sem tampa, latas e, inclusive, tampinhas de garrafa e cascas de ovo. “Todos esses locais podem acumular água, que servirão para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água, em condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias transformam-se em novos mosquitos adultos”, destaca a Prefeitura. A dengue só é transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti , que deve estar infectada com o vírus da dengue. Não se transmite a doença de pessoa para pessoa.
Sintomas da doença
– Febre alta com início súbito;
– Dor de cabeça;
– Dor atrás dos olhos;
– Dor muscular;
– Náuseas e vômitos;
– Manchas na pele;
Caso algum desses sintomas ocorra, deve-se ser procurada assistência médica imediatamente.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana