Comunidade
Casa Espírita Pai José de Aruanda completa 60 anos
Terreira foi fundada em 1955 e desde 1963 conta com Nelson Gomes Fernandes como seu diretor
A Casa Espírita Pai José de Aruanda completa nesta quinta-feira, 24, 60 anos de atividades em Canoas. Em alusão à data, o jornal O Timoneiro preparou uma reportagem sobre a história da terreira de umbanda e sobre o seu funcionamento.
Abertura
A terreira foi fundada por José Lima, no dia 24 de dezembro de 1955. Lima foi o primeiro diretor da Casa, sendo sucedido por Vicente Antarão Martins. Em 1963 foi a vez de Nelson Gomes Fernandes, o Seu Nelson (como é mais conhecido), assumir a direção. Ele permanece até hoje no cargo, sendo uma referência para a comunidade umbandística canoense. O nome da terreira, Pai José de Aruanda, é o nome do preto velho (entidade espiritual) que dirige a Casa no plano espiritual.
A sede
Vale destacar que em 1955, quando a terreira foi fundada, não havia sede, apenas as imagens e alguns bancos móveis, que transitavam de casa. Foi só em 1963 que Nelson, ao assumir a direção, disponibilizou os fundos da sua casa, na rua Nicolau Seibel, para sediar a terreira. A mudança para a sede atual, localizada na rua Ana Néri nº 928, no bairro Rio Branco, ocorreu em 1972.
Para adquirir esta sede, foram feitas campanhas de diversos tipos. Por exemplo, nessa época Nelson trabalhava no frigorífico Frigosul e os colegas de trabalho o ajudavam coletando os vidros das janelas quebradas e ferro velho, coisas que eram colocadas em uma caixa e depois vendidas para angariar fundos destinados à compra do terreno.
Regularização
Nelson, sempre preocupado com a oficialização da terreira, foi em busca de sua regularização através de seu estatuto, que foi encaminhado para registro no Cartório e publicado no Diário Oficial após muito trabalho e resistência da comunidade canoense. Segundo Nelson, o Centro Espirita Pai José de Aruanda foi a primeira Casa Espírita de Umbanda a receber permissão legal para realizar publicamente seu culto em Canoas.
Associação
Por perceber as diferentes realidades entre o funcionamento das terreiros, tanto nas questões legais quanto de prática da Umbanda, Nelson, representando a Casa Espírita Pai José de Aruanda, foi também um dos fundadores da Associação Umbandista de Canoas. Nesta mesma época, Nelson conseguiu também algo histórico para a Umbanda em Canoas. Por ter trabalhado como assessor de vereador no município, conseguiu, dentro da Câmara, o respeito à Umbanda como religião. Com isso, foi aprovada uma homenagem à Umbanda na Câmara de Vereadores, no dia 15 de novembro de 1984 que é o dia nacional da Umbanda.
O Congá
É impossível falar da história de uma terreira sem falar do seu Congá, que é o local do templo onde estão colocadas as imagens dos santos dos caboclos e dos pretos velhos que regem os trabalhos da Casa e que são reverenciadas durante as cerimônias religiosas. Na Casa Pai José de Aruanda o Altar do congá está dividido em três partes onde se localizam as imagens.
A primeira parte é a Linha de Santos, onde está, ao centro, a imagem de Jesus Cristo que na Umbanda é Oxalá, acima de sua cabeça está uma estrela do mar que representa Iemanjá, entidade feminina associa ao culto de Maria, mãe de Jesus, e no alto está a Pomba do Espírito Santo. Nos altares laterais esquerdo e direito do Congá estão colocadas imagens de vários santos católicos.
Já a segunda parte é a Linha de Caboclos, onde se localizam, no seu altar esquerdo, o Flecheiro da Mata, na parede a figura de um índio, e da direita para esquerda o Caboclo Três Penas, a Cabocla Estrela Guia e a Cabocla Jandira. No altar direito estão, da direita para a esquerda: a cabocla Jupira, o Caboclo da Mata, Pena Branca, Pena Verde, Ubirajara. À frente está São Jerônimo, que na Umbanda é Xangô, e São Jorge, que na Umbanda é Ogum.
Na terceira parte, a Linha de Pretos Velhos, estão, no altar direito, o Rei Congo no meio, à frente Pai Jerônimo, e, ao fundo, Pai João da Bahia e Pai Benedito. No altar esquerdo, da direita para a esquerda estão: Maria do Balaio, Pai Beneditoe Pai José de Aruanda.
Abaixo do altar fechado por uma cortina estão a imagem de uma estrela de cinco pontas azul, na parede, e, em frente, uma caixa de vidro representando um lago com a imagem de Iemanjá e uma estrela do Mar, rodeada de flores amarelas.
Cotidiano
A Casa tem duas sessões por semana, terças e quintas-feiras, sendo que esta última é apenas para a corrente mediúnica. Na chegada todos assinam o livro de presença. São realizadas sessões de caboclos e de pretos velhos.
Os médiuns que vão para o trabalho de atendimento espiritual, ou trabalho de corrente como é conhecido, só entram na sala de incorporação se estiverem vestidos de branco. Outras pessoas visitantes podem também incorporar e são atendidas, mas não fazem parte da corrente mediúnica.
A disciplina é rigorosa e os trabalhadores médiuns só entram para a sessão mediúnica após longo preparo nos cursos de formação da Casa, desenvolvidos por seu diretor espiritual. As pessoas só podem desenvolver tarefas mediúnicas se preparadas e com conhecimento adquirido através de estudo da doutrina e do fenômeno mediúnico.
Além disso, é exigido dos médiuns assiduidade e pontualidade nos trabalhos, porque o trabalho espiritual é um compromisso com o mundo espiritual da Casa ,que estará presente e interagindo com o corpo mediúnico no período de tempo para isso estabelecido.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde7 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte7 dias atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Cultura7 dias atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira