Comunidade
Casa Espírita Pai José de Aruanda completa 60 anos
Terreira foi fundada em 1955 e desde 1963 conta com Nelson Gomes Fernandes como seu diretor
A Casa Espírita Pai José de Aruanda completa nesta quinta-feira, 24, 60 anos de atividades em Canoas. Em alusão à data, o jornal O Timoneiro preparou uma reportagem sobre a história da terreira de umbanda e sobre o seu funcionamento.
Abertura
A terreira foi fundada por José Lima, no dia 24 de dezembro de 1955. Lima foi o primeiro diretor da Casa, sendo sucedido por Vicente Antarão Martins. Em 1963 foi a vez de Nelson Gomes Fernandes, o Seu Nelson (como é mais conhecido), assumir a direção. Ele permanece até hoje no cargo, sendo uma referência para a comunidade umbandística canoense. O nome da terreira, Pai José de Aruanda, é o nome do preto velho (entidade espiritual) que dirige a Casa no plano espiritual.
A sede
Vale destacar que em 1955, quando a terreira foi fundada, não havia sede, apenas as imagens e alguns bancos móveis, que transitavam de casa. Foi só em 1963 que Nelson, ao assumir a direção, disponibilizou os fundos da sua casa, na rua Nicolau Seibel, para sediar a terreira. A mudança para a sede atual, localizada na rua Ana Néri nº 928, no bairro Rio Branco, ocorreu em 1972.
Para adquirir esta sede, foram feitas campanhas de diversos tipos. Por exemplo, nessa época Nelson trabalhava no frigorífico Frigosul e os colegas de trabalho o ajudavam coletando os vidros das janelas quebradas e ferro velho, coisas que eram colocadas em uma caixa e depois vendidas para angariar fundos destinados à compra do terreno.
Regularização
Nelson, sempre preocupado com a oficialização da terreira, foi em busca de sua regularização através de seu estatuto, que foi encaminhado para registro no Cartório e publicado no Diário Oficial após muito trabalho e resistência da comunidade canoense. Segundo Nelson, o Centro Espirita Pai José de Aruanda foi a primeira Casa Espírita de Umbanda a receber permissão legal para realizar publicamente seu culto em Canoas.
Associação
Por perceber as diferentes realidades entre o funcionamento das terreiros, tanto nas questões legais quanto de prática da Umbanda, Nelson, representando a Casa Espírita Pai José de Aruanda, foi também um dos fundadores da Associação Umbandista de Canoas. Nesta mesma época, Nelson conseguiu também algo histórico para a Umbanda em Canoas. Por ter trabalhado como assessor de vereador no município, conseguiu, dentro da Câmara, o respeito à Umbanda como religião. Com isso, foi aprovada uma homenagem à Umbanda na Câmara de Vereadores, no dia 15 de novembro de 1984 que é o dia nacional da Umbanda.
O Congá
É impossível falar da história de uma terreira sem falar do seu Congá, que é o local do templo onde estão colocadas as imagens dos santos dos caboclos e dos pretos velhos que regem os trabalhos da Casa e que são reverenciadas durante as cerimônias religiosas. Na Casa Pai José de Aruanda o Altar do congá está dividido em três partes onde se localizam as imagens.
A primeira parte é a Linha de Santos, onde está, ao centro, a imagem de Jesus Cristo que na Umbanda é Oxalá, acima de sua cabeça está uma estrela do mar que representa Iemanjá, entidade feminina associa ao culto de Maria, mãe de Jesus, e no alto está a Pomba do Espírito Santo. Nos altares laterais esquerdo e direito do Congá estão colocadas imagens de vários santos católicos.
Já a segunda parte é a Linha de Caboclos, onde se localizam, no seu altar esquerdo, o Flecheiro da Mata, na parede a figura de um índio, e da direita para esquerda o Caboclo Três Penas, a Cabocla Estrela Guia e a Cabocla Jandira. No altar direito estão, da direita para a esquerda: a cabocla Jupira, o Caboclo da Mata, Pena Branca, Pena Verde, Ubirajara. À frente está São Jerônimo, que na Umbanda é Xangô, e São Jorge, que na Umbanda é Ogum.
Na terceira parte, a Linha de Pretos Velhos, estão, no altar direito, o Rei Congo no meio, à frente Pai Jerônimo, e, ao fundo, Pai João da Bahia e Pai Benedito. No altar esquerdo, da direita para a esquerda estão: Maria do Balaio, Pai Beneditoe Pai José de Aruanda.
Abaixo do altar fechado por uma cortina estão a imagem de uma estrela de cinco pontas azul, na parede, e, em frente, uma caixa de vidro representando um lago com a imagem de Iemanjá e uma estrela do Mar, rodeada de flores amarelas.
Cotidiano
A Casa tem duas sessões por semana, terças e quintas-feiras, sendo que esta última é apenas para a corrente mediúnica. Na chegada todos assinam o livro de presença. São realizadas sessões de caboclos e de pretos velhos.
Os médiuns que vão para o trabalho de atendimento espiritual, ou trabalho de corrente como é conhecido, só entram na sala de incorporação se estiverem vestidos de branco. Outras pessoas visitantes podem também incorporar e são atendidas, mas não fazem parte da corrente mediúnica.
A disciplina é rigorosa e os trabalhadores médiuns só entram para a sessão mediúnica após longo preparo nos cursos de formação da Casa, desenvolvidos por seu diretor espiritual. As pessoas só podem desenvolver tarefas mediúnicas se preparadas e com conhecimento adquirido através de estudo da doutrina e do fenômeno mediúnico.
Além disso, é exigido dos médiuns assiduidade e pontualidade nos trabalhos, porque o trabalho espiritual é um compromisso com o mundo espiritual da Casa ,que estará presente e interagindo com o corpo mediúnico no período de tempo para isso estabelecido.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Religião1 semana atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Educação4 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços1 semana atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Meio Ambiente1 semana atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Saúde1 dia atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial1 semana atrásMulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Cultura3 dias atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS





















































