Comunidade
Câmara aprova seis projetos de lei que denominam nomes de ruas
Ivo Fiorotti, líder do governo na Câmara, conseguiu aprovar projeto que dá nome a diversas ruas e até uma Praça no Olaria.
A dificuldade em achar as ruas será minimizada após a aprovação, na Câmara dos Vereadores de Canoas, dos projetos que dão nome as vias. De autoria do líder do governo na Câmara, vereador Ivo Fiorotti (PT), foram aprovados, na sessão desta terça-feira, 8, seis projetos de lei que tratam da denominação de ruas e até de uma praça no bairro Olaria, em Canoas. As proposições visam comunidades do Loteamento Igara III, Loteamento Pitangueiras, Loteamento União, Vila São Vicente e Vila Bom Sucesso.
Bom Sucesso
O Projeto de Lei (PL 40/2015), altera o Art. 9° da lei n° 3616/92, que dispõe sobre a Regularização de Arruamentos Irregulares, dando nomes aos mesmos. Serve para denominar as ruas da Vila Bom Sucesso, incluindo em sua nova redação o memorial descritivo de cada uma das ruas. As referidas ruas passam a ser denominadas: I – Rua Pe. Josimo Morais Tavares; II – Rua Dom Oscar Arnolfo Romero; III – Rua Julio Cezar de Mello Pinto; IV – Rua Martin Luther King; V – Rua Santos Dias da Silva; VI – Rua Carlos Dorneles Rodrigues.
Vila São Vicente, bairro Olaria
O PL 53/2015 dá nome as ruas localizadas na Vila São Vicente, no bairro Olaria. Denominando ruas localizadas na Vila São Vicente: I – Rua Da Conquista, conhecida como Rua A; II – Rua Vitor Mateus Teixeira, conhecida como Rua B; III – Trata-se de um prolongamento da Rua Ester Rigo.
Loteamento União, bairro Olaria
O PL 59/2015 denomina ruas do Loteamento União, no bairro Olaria. Fica assim estabelecido: I – Rua Cecilia Perez da Silva, o logradouro anteriormente conhecido como Vilson Otto; II – Rua José Pedro Paz Vieira, o logradouro que inicia na Rua Alberto Rodrigues de Oliveira, seguindo no sentido Nordeste com a extensão de 314,70m, finalizando no prolongamento da Rua Manoel Calbo. III – Rua Tereza Alexandre Souza, o logradouro anteriormente conhecido como Francisco Muller; IV – Rua Orcelino Peixoto de Farias, o logradouro anteriormente conhecido como Ivo Pinheiro; V – Rua Eduardo Matos Filho, o logradouro que inicia na Rua José Pedro Paz Vieira, seguindo no sentido Sudeste com a extensão de 116m, finalizando no limite do loteamento; VI – Rua Jeferson Cabral Duarte, o logradouro que inicia na Rua Tereza Alexandre Souza, seguindo no sentido sudeste, com a extensão de 59,80m, finalizando na divisa do lote, limite loteamento; VII – Rua José Luis Konzen, o logradouro que inicia na Rua Jeferson Cabral Duarte, seguindo no sentido Nordeste, com a extensão de 53m, finalizando na divisa do lote, limite loteamento.
Loteamento Igara
O PL 54/2015 Altera para Comboatás a Rua hoje conhecida como 2, localizada no Loteamento Igara III. Trata-se de um prolongamento da Rua Camboatás, que inicia na Av. Boqueirão seguindo no sentido Norte com a extensão de 802m, finalizando na Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho.
Loteamento Pitangueiras
O PL 56/2015 batiza ruas localizadas no Loteamento Pitangueiras: I – Rua Aristides Gonçalves – (antiga Rua 1); II – Rua Leonel de Moura Brizola – (antiga Rua 3); III – Rua Mauricio de Souza – (antiga Rua 4); IV – Rua Severo Brombatti – (antiga Rua 5); V – Rua Felipe de Oliveira – (antiga Rua 6); VI – Rua Elis Regina – (antiga Rua 7); VII – Rua João Paulo II – (antiga Rua 8); VIII – Rua Jéssica Rolão da Silva – (antiga Rua 9); IX – Rua Jardim América – (antiga Rua 10); X – Rua Nossa Senhora das Graças – (antiga Rua 11); XI – Rua Rio Gravataí – (antiga Rua 14); XII – Rua Rio Botui – (antiga Rua 15).
Praça São Vicente
O PL 69/2015 dá nome de Praça São Vicente III ao logradouro público localizado na Rua Walter Oliveira Ilha, no bairro Olaria.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual