Conecte-se conosco

header-top







 

04/06/2026
 

Saúde

Canoas em bandeira preta: veja o que muda a partir deste sábado, 27

Redação

Publicado

em

A partir deste sábado, 27, Canoas deverá seguir os protocolos de bandeira preta pelo menos até 7 de março.

As medidas foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira, 25, diante do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares, o que já levou ao esgotamento de UTIs em algumas regiões.
A intenção da bandeira preta do Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países, mas impõe medidas mais rígidas para conter a circulação do vírus.
A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na segunda-feira, 22, também será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março. O governo do Estado ainda estuda a prorrogação da medida.

O que muda nas regiões em bandeira preta

A bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de Ensino Infantil e em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota.

A exceção é o atendimento individualizado e sob agendamento para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).

O decreto de segunda-feira também incluiu a autorização expressa de atividade presencial de equipe mínima de funcionários nos diferentes níveis de ensino exclusiva para a manutenção do acesso à educação (por ex.: entrega de material).

No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições – respeito a um distanciamento maior entre as pessoas.

O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados.

Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

As áreas comuns em condomínios prediais, residenciais e comerciais ficam fechadas. No caso de academias situadas em condomínios, o atendimento pode ser feito de forma individualizada ou entre coabitantes. Os serviços de manutenção predial, por exemplo, podem permanecer funcionando.

Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.

Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após presença de bactéria

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de água mineral natural sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 3.

A medida também inclui a suspensão da comercialização e da distribuição do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, produzido pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia, no estado de Goiás.

Segundo a Anvisa, o lote é composto por cerca de 374,4 mil garrafas de 500 ml, fabricadas em 20 de janeiro de 2026, com validade até 20 de janeiro de 2027.

A distribuição ocorreu principalmente no Distrito Federal, que recebeu mais de 230,4 mil unidades. Também foram enviadas 66,7 mil garrafas para cidades de Goiás, 75,7 mil para o interior de São Paulo e 1,4 mil para o Tocantins.

A empresa informou que não há registros de reclamações de consumidores relacionados ao lote. Também afirmou que iniciou o recolhimento imediato junto às distribuidoras e que cerca de 99,2% das unidades já não estão disponíveis para venda.

O problema foi identificado durante uma coleta de rotina feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Após a confirmação da presença da bactéria, a vigilância local interditou o lote e comunicou a Anvisa.

A orientação é para que consumidores que tenham produtos do lote afetado não consumam a água e aguardem as instruções da fabricante sobre devolução ou substituição.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lotes de Enalapril após erro de rotulagem nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de nove lotes do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, utilizado no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. A medida foi publicada nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União.

Os lotes afetados foram fabricados pela empresa Hipolabor Farmacêutica, que iniciou o recolhimento voluntário após identificar um erro nas informações impressas na embalagem do produto.

Segundo a Anvisa, os comprimidos contêm a dosagem correta de 20 mg, porém a embalagem secundária apresenta uma descrição equivocada da composição, indicando a concentração de 10 mg. O problema foi classificado como desvio de qualidade relacionado à rotulagem e não à formulação do medicamento.

Os lotes atingidos pela medida são:

0062/26M, 0063/26M , 0064/26M, 0088/26M , 0089/26M , 0358/26M , 0415/26M , 0506/26M, 0507/26M.

De acordo com a agência reguladora, a inconsistência nas informações pode gerar riscos de interpretação incorreta da dosagem, especialmente em ambientes hospitalares, onde a embalagem é utilizada como referência para dispensação e administração dos medicamentos.

O enalapril pertence à classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e é amplamente utilizado para o tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca e na prevenção de complicações cardiovasculares em determinados pacientes.

A orientação da Anvisa é para que hospitais e demais serviços de saúde suspendam o uso dos lotes envolvidos e sigam as instruções do fabricante para devolução e substituição dos produtos.

Continuar a ler

Saúde

Canoas inicia Operação Inverno nesta segunda-feira para reforçar atendimento de casos gripais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas inicia nesta segunda-feira, 1º, a Operação Inverno, ação que prevê horários estendidos em unidades de saúde e atendimento voltado a pacientes com sintomas gripais e respiratórios até 30 de setembro. A medida tem como objetivo reduzir a procura por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do município durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

Durante a operação, moradores com sintomas como tosse, coriza, febre, dor no corpo e outros sinais de síndrome gripal poderão procurar atendimento nas unidades de referência definidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As Unidades de Saúde Mathias Velho e Mato Grande terão atendimento ampliado até as 22h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Niterói seguirá com atendimento clínico e pediátrico 24 horas por dia.

Também haverá aplicação de vacinas de segunda a sexta-feira, em horário ampliado, nas unidades participantes.

Segundo a SMS, uma ambulância ficará disponível para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde e a UPA Niterói durante o período da operação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques