Comunidade
Canoas Tênis Clube dribla incertezas e se renova aos 55 anos
Marcelo Griza
O Canoas Tênis Clube completou, nesta semana, 55 anos de vida. A entidade foi criada em 20 de maio de 1960, por Wilson Dantur. Ele, além de contribuir com a criação do clube, entre outros feitos para a cidade, também criou, cinco anos mais tarde, o hino canoense. Em sua primeira reunião, foi escolhido o hoje falecido ex-prefeito Hugo Simões Lagranha, entre os 56 participantes.
Até o final dos anos 1990, o movimento cresceu. Foram construídas as piscinas olímpicas, na década de 1970, e o ginásio, por volta de 1980. Paralelamente a isso, somaram-se outros salões – um deles recentemente transformado em academia – e duas quadras de tênis.
As mudanças dos últimos anos, tais como a terceirização de diversos dos serviços do clube, acompanham a realidade do setor. O número de estabelecimentos do tipo vem diminuindo no país, e segundo o ex-presidente José Chagas Veloso, a nova presidência, comandada por Gercino Ferreira dos Santos, acerta ao continuar nesse processo. “E a gente vem procurando manter a estrutura para que outros negócios prosperem: a academia mal começou, mas já tem um bom movimento.”
Segundo o dirigente, há hoje um forte descrédito dos clubes ante a sociedade. “Antigamente, a questão é que era mais barato usufruir de facilidades nos clubes do que comprar equipamentos como ar condicionado, piscina… Até o ventilador, no começo, lá na década de 60. Hoje em dia não tem mais atrativos para isso, todo mundo usa carro, etc. A saída é diversificar, oferecer o espaço”, explica.
Veloso é um dos dirigentes mais importantes da história da instituição, tendo sido presidente por dez mandatos (de 1988 a 1994, e de 1998 a 2013), totalizando 20 anos no comando do Clube.
Além da academia Planet Club, outros setores envolvem a cadência de áreas para empresas ou indivíduos. Além disso, há o usual aluguel do salão nobre, com capacidade para 350, ou do panorâmico, para 120 pessoas, e da quadra poliesportiva, que pode ser adquirida em diárias ou planos mensais (ver box).
As quadras de tênis oferecem aulas e torneios organizados pela Triska Santos Tennis (TS Tennis). Os proprietários, os ex-tenistas Matheus Triska e Roger Santos, sentiam falta de um local em Canoas no qual atletas pudessem ser formados, treinar e competir de forma regular. Ambos, enquanto competiam ativamente, sempre treinaram em clubes de Porto Alegre. “E nós dois sempre moramos em Canoas”, aponta Santos. “A necessidade a gente vê com o êxito que temos com pouco mais de um ano de atividade”, comenta, ao lembrar das conquistas até aqui.
As atividades da TS no Canoas Tênis Clube começaram em abril de 2014. Hoje, além dos 115 alunos de diferentes categorias, há três torneios anuais (dois de simples, em maio e novembro, e outro de duplas, em agosto). Os amistosos aos finais de semana entre eles são também incentivados, através de um ranking interno. Todo o apoio da equipe levou dois atletas a colocações entre os dez melhores do ranking estadual na categoria simples masculino 16 anos (Lucca Baptista e João Ceolin, que inclusive finalizaram a temporada 2014 em 1º e 2º lugares, respectivamente). Ainda há um projeto social, em parceria com uma ONG, também incentivada por Matheus e Roger, com o apoio da Prefeitura e do colégio Santos Dumont, onde 64 crianças aprendem o esporte. “E ainda temos fila de espera no colégio e aqui no clube”, frisa Santos.
Há também bailes costumeiros no salão nobre. Nas terças, há o chamado Baile dos Quarentões, com músicas de décadas passadas, das 20 a 1 hora da manhã. Nas quartas-feiras, é a vez do Baile da Maturidade, que ocorre das 15 às 19 horas. O público, assim como os organizadores, o casal Nadir e Almin Antônio de Souza, é composto de idosos que vem dançar e se divertir. “Eu tenho 73, e meu marido, 75”, mostra Nadir. “Estamos há 11 anos organizando esse encontro semanal. A pessoa paga só dez reais e se diverte. É bom para nos reunirmos, dançar e espairecer”. O mesmo salão nobre também é usado por algumas empresas para a realização de reuniões e confraternizações entre diretores e/ou funcionários com regularidade.
No passado, ficaram as festas mais jovens, como a boate Catapimba, muito lembrada por Chagas Veloso. “Aquela era uma boate da gurizada, uma galera unida, que reunia até poucos anos atrás por aqui, uma vez por ano”, lembrou. Segundo ele, a atração era uma das mais populares do clube, até a chegada dos primeiros traficantes de drogas à cidade. “Aí a coisa descambou. Hoje você vê, nem adianta ter essas coisas porque o nosso Centro é deserto à noite. Fica perigoso”, ressaltou.
Essa diversificação dos serviços e parcerias com empresas e entidades permitem ao Canoas Tênis Clube continuar se renovando, principalmente em termos de estrutura. Além da reforma geral das quadras de tênis do local, ainda há a revisão do sistema elétrico de dos itens de segurança, com a renovação do alvará junto ao corpo de Bombeiros – uma verificação minuciosa e, por isso mesmo, demorada, devido às alterações na legislação que sucederam o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, em janeiro de 2013.
Algumas entidades mantêm convênios com o Canoas Tênis Clube, o que permite vantagens aos seus associados na utilização das piscinas no verão, bem como os salões. Entre elas, o Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan) e o Clube de Advogados de Canoas (CAC).
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde6 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião6 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana
- Trânsito6 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13