Política
Eleições 2020: Saiba o que os candidatos postaram em suas redes

Grande parte das campanhas dos candidatos ao cargo de prefeito de Canoas na última semana foi realizada pela internet, como não poderia deixar de ser em tempos de pandemia. Os postulantes ao cargo também usaram as redes sociais para dar maior visibilidade às ações realizadas nas ruas, onde realizaram carreatas e passeatas pela cidade.
Busato (PTB) – Valorização da Educação Infantil
Nas postagens da semana, as redes de Busato apresentaram o acompanhamento da agenda do candidato à reeleição, que visitou diversas partes da cidade, se misturando ao povo em várias destas imagens. O candidato também postou um vídeo no qual reafirmou seu compromisso com a valorização da Educação Infantil e mostrou uma escola que foi totalmente reformada e revitalizada no seu governo.
Camilo Bórnia (Novo) – Apoio de Marcel Van Hatten
Nesta semana um dos destaques da campanha de Bórnia que tomaram suas redes sociais, foram as informações sobre a visita de Marcel Van Hatten à cidade, em apoio à candidatura de seu colega de partido. Além disso, o Novo fez ações em diversos bairros, nas quais o candidato, seus apoiadores e candidatos a vereador do seu partido conversaram com a população a respeito das demandas dos canoenses.
Capitão Nascimento (PSC) – Explicação do modelo de campanha
Durante esta semana o candidato Capitão Nascimento usou suas redes sociais como peça central de sua campanha, especialmente no que diz respeito a divulgar o que ele e seu partido defendem sobre financiamento de campanha. Nascimento publicou um vídeo, no qual explica que a diferença de sua candidatura é ser modesta em termos de investimento e afirma que este é o modelo que considera adequado.
César Augusto (Republicanos) – Nova vice na chapa
Nesta semana, César Augusto seguiu sua agenda de caminhadas junto à comunidade em vários pontos de Canoas. Além disso, teve fim a dúvida de quem seria sua candidata a vice-prefeita na sua chapa, depois da saída de Carolina Lompa. A escolhida foi a Professora Raquel, que antes seria candidata a vereadora pelo Republicanos, e que agora passa a integrar a chapa do partido na majoritária.
Ernani Daniel (Progressistas) – Luto e agradecimento pelo apoio
Na última semana, o candidato Ernani Daniel perdeu sua esposa, Nelma Daniel, que assim como ele lutava contra a covid-19. Enquanto Ernani conseguiu se curar, Nelma infelizmente veio a falecer, o que fez com que o candidato se afastasse da campanha por vários dias. No fim da semana, Ernani postou em suas redes uma mensagem de agradecimento a todos que o apoiaram neste momento tão difícil para ele.
Jairo Jorge (PSD) – Caminhadas com apoiadores
O candidato Jairo Jorge continua percorrendo a cidade em caminhadas acompanhado por seus colegas de partido e candidatos a vereador. Assim como nas semanas anteriores, as redes sociais do candidato foram abastecidas com imagens destes momentos. Além disso, Jairo Jorge voltou a postar um vídeo no qual indicou um seriado para que seus apoiadores assistissem durante o último final de semana.
Nelsinho Metalúrgico (PT) – Ampliação do número de creches
Em suas manifestações nas redes sociais nesta semana, Nelsinho continuou sua estratégia de postar imagens de suas caminhadas e visitas ao povo canoense. Em uma publicação, o candidato reforçou seu compromisso de lutar pelo aumento do número de creches na cidade, uma bandeira que ele defende há muitos anos, e que, de acordo com ele, ainda precisa de mais ampliações para atender o povo.
Pablo Henrique (Psol) – Oposição à volta às aulas estaduais
Durante a semana, o candidato Pablo Henrique alternou em suas redes sociais postagens sobre a sua campanha, nas quais publicou fotos ao lado de quem concorre a vereador pelo seu partido, e outras sobre a volta às aulas na rede estadual. Pablo tem se posicionado contra o retorno nas instituições de ensino geridas pelo Estado, por acreditar que elas não estão adequadas na pandemia.
Simone Sabin (PRTB) – Valorização de apoiadores
Em suas manifestações nas redes sociais, a candidata Simone Sabin voltou a reforçar a sua ligação com políticos do cenário estadual e nacional. Sempre citando sua relação estreita com o bolsonarismo e seus simpatizantes, Simone recebeu deputados em um de seus vídeos e voltou a se posicionar contrária ao tipo de governo protagonizados pelos partidos que se identificam como de esquerda.
Política
Soraia Hanna lança livro que partilha técnicas, bastidores e reviravoltas em gestões de crises e de reputação

Sessão de autógrafos da sócia da Critério reuniu centenas de pessoas na Feira do Livro de Porto Alegre. (mais…)
Política
Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.
A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.
O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.
Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.
Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.
A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.
“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.
Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.
O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.
Política
TSE aprova registro do Partido Missão, do MBL, que poderá disputar as eleições de 2026

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte5 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Esporte7 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Animais7 dias atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Geral5 dias atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Fazenda6 dias atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas
























































